19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

Planejamento da família acolhedora para viagens e retomada das aulas

O retorno às aulas, após o período de férias e feriados, requer planejamento para muitas famílias, especialmente aquelas envolvidas no Serviço de Acolhimento Familiar, desenvolvido pela Casa da Criança e Adolescente de Valinhos. A organização é exemplificada com a preparação cuidadosa da família de Silvia Vieira, integrante dedicada ao programa há nove anos.

Organização das Famílias

Silvia, valinhense engajada, compartilha sua experiência ao lidar com a singularidade de cada criança e adolescente acolhido. Atualmente, está acolhendo três irmãos, crianças com idades entre cinco e dez anos, ao lado de seu marido, estabeleceu um método eficaz para garantir a diversão durante as férias e uma retomada tranquila ao período regular de aulas.

“Viajamos para o Sul de Minas neste Carnaval, imersos na natureza. As crianças adoram, brincam bastante e recarregam as energias para voltar às aulas, mais tranquilas e felizes. Para garantir que tudo saia bem, só conto quase na hora de viajar, porque senão ficam muito ansiosas. Sair com elas para nós é uma honra e um prazer”, compartilha Silvia Vieira.

A equipe multidisciplinar da Família Acolhedora desempenha um papel crucial, capacitando as famílias antes da chegada das crianças e proporcionando suporte contínuo, incluindo assistência para autorizações necessárias e orientação em qualquer eventualidade.

A retomada às aulas também é um momento aguardado. A história desta família ilustra como a organização e a dedicação tornam possível proporcionar momentos de diversão durante as férias e garantir uma reintegração tranquila ao ambiente escolar. Este compromisso reflete o espírito do Acolhimento Familiar, onde o amor, a atenção e o respeito transformam temporários em permanentes.

Silvia destaca a importância do planejamento para a retomada das aulas, ressaltando que a agitação inicial se assemelha à experiência de qualquer família. “Quanto ao início das aulas, é bem agitado. Arrumamos todo o material antes, colocamos nome, elas querem ajudar e participam de tudo. No primeiro dia ficaram bem agitadas, mas logo se tranquilizam. Enfim, o Acolhimento Familiar é ter filhos temporários que nascem do coração. Essa troca de amor, atenção e respeito é especial e permanente em nossas vidas”, enfatiza.

Os interessados em apoiar ou participar do Serviço de Acolhimento Familiar podem agendar uma visita prévia para um atendimento especializado com a equipe. Para mais informações, entre em contato por e-mail: familiaccava@gmail.com, telefone (19) 3829-3410, WhatsApp (19) 98367-0113, ou acesse o site casadacriancaedoadolescente.org.br.