Como tudo começou

O projeto de trabalho desta instituição começou na década de 80, a partir do trabalho voluntário do atual presidente, Anélio Zanuchi que atendia a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, em sua própria residência, evitando assim, a situação de rua.

A partir do reconhecimento da comunidade e do advento do Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990, o número de crianças foi crescendo e em 1993, ocorreu a doação de um imóvel e foi fundada a Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos. No inicio o acolhimento era oferecido a meninos que estavam em situação de vulnerabilidade social e precisavam de um espaço de proteção.

Sempre pensando em atender a comunidade e com o surgimento de novas demandas a Casa da Criança foi ampliando seu atendimento e em pouco tempo passou a atender também as meninas, chegando então no atendimento a crianças e adolescentes de 0 a 17 anos de ambos os sexos.

Em 2006, a Casa da Criança pensando em trabalhar a prevenção ao acolhimento institucional e o afastamento das crianças de seus lares, instituiu o Projeto Janela Aberta que hoje atende cerca de 200 crianças e adolescentes, através do Serviço de Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários, proporcionado através  de um espaço de convivência, formação para a participação, desenvolvimento da cidadania,  do protagonismo e da autonomia com prioridade ao publico infanto juvenil . O Projeto Janela Aberta é também um ponto de cultura.

Em dezembro de 2014, lançou o Programa Família Acolhedora, serviço que organiza o acolhimento de crianças e adolescentes, afastados da família por medida de proteção, em residência de famílias acolhedoras cadastradas. O atendimento é  previsto até que seja possível o retorno à família de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para adoção.

A Casa da Criança conta hoje também, com um terreno onde implantará o Projeto de República Assistidas para os jovens egressos do Programa de Acolhimento e que ainda estejam sem capacidade para uma vida autônoma.

Nossa missão é oferecer um espaço de proteção e educação a crianças, adolescentes e familiares auxiliando-os na formação da cidadania.

Visão

Que todas as crianças e adolescentes tenham relações saudáveis, possibilitando que seus laços afetivos e familiares seja restaurados e fortalecidos, tornando-os empreendedores do bem.

Valores

Amor / Respeito / Responsabilidade / Limite / Educação / Afeto / Solidariedade.

Nosso sonho é que nossas crianças e adolescentes realizem seus sonhos, agora e no futuro.

Diretoria Casa da Criança

Todos nossos diretores são voluntários e pessoas que doam seu tempo por acreditarem que ajudam na construção de um mundo melhor.

Presidente: GUSTAVO LUIZ PAFARO TONIATTI
Primeira Secretária: ÁUREA MARIA GUIMARÃES
Segunda Secretária: LILIAN MARIA DOS SANTOS SCAVARIELLO
Primeiro Tesoureiro: GILMAR DA SILVA
Segunda Tesoureira: LUCIANA MARIA BORTOLASSI FERRARA
Diretora de Assistência Social: WANDA DO CARMO BRAZ DINI
Diretor Cultural: HELIO ITALICO SCHIAVINATO

CLEUSA MARIA DE GÓES BRUSCHI
JOSÉ CARLOS MANZINI
OTAVIANO ALBIERI FILHO

ANTÔNIO GONÇALVES DO CURRAL

HÉLIO JOSÉ SCHIAVINATO
EDUARDO GARCIA DE LIMA
ROBSON SANTOS CHICCA
ANDRÉ LUIS MASILI
ANDRÉ LUIZ MOREIRA ZANUCHI
ANTÔNIO APARECIDO TADEU DE LIMA
JOSÉ FRANCISCO PARODI
RENATA LOIOLA MARTINS
LEANDRO GARCIA DE LIMA
BRUNO AGNELLO CERONI
RONALDO BUZATO
CEZAR AUGUSTO VIOLA
ADAUTO BISSOTO PEREIRA DA SILVA
ANGELA MARIA MORETTO FAGNANI
ANDRÉIA LOPES RODRIGUES

  • João Miguel Pescarini
  • Renata Loiola Martins
  • Leandro Garcia de Lima
  • Bruno Agnello Ceroni
  • Gustavo Luis Páfaro Toniatti
  • Helio Italico Schiavinato
  • César Augusto Viola
  • Adauto Bissoto Pereira da Silva