Como tudo começou
O projeto de trabalho desta instituição começou na década de 80, a partir do trabalho voluntário do atual presidente, Anélio Zanuchi que atendia a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, em sua própria residência, evitando assim, a situação de rua.
A partir do reconhecimento da comunidade e do advento do Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990, o número de crianças foi crescendo e em 1993, ocorreu a doação de um imóvel e foi fundada a Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos. No inicio o acolhimento era oferecido a meninos que estavam em situação de vulnerabilidade social e precisavam de um espaço de proteção.
Sempre pensando em atender a comunidade e com o surgimento de novas demandas a Casa da Criança foi ampliando seu atendimento e em pouco tempo passou a atender também as meninas, chegando então no atendimento a crianças e adolescentes de 0 a 17 anos de ambos os sexos.
Em 2006, a Casa da Criança pensando em trabalhar a prevenção ao acolhimento institucional e o afastamento das crianças de seus lares, instituiu o Projeto Janela Aberta que hoje atende cerca de 200 crianças e adolescentes, através do Serviço de Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários, proporcionado através de um espaço de convivência, formação para a participação, desenvolvimento da cidadania, do protagonismo e da autonomia com prioridade ao publico infanto juvenil . O Projeto Janela Aberta é também um ponto de cultura.
Em dezembro de 2014, lançou o Programa Família Acolhedora, serviço que organiza o acolhimento de crianças e adolescentes, afastados da família por medida de proteção, em residência de famílias acolhedoras cadastradas. O atendimento é previsto até que seja possível o retorno à família de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para adoção.
A Casa da Criança conta hoje também, com um terreno onde implantará o Projeto de República Assistidas para os jovens egressos do Programa de Acolhimento e que ainda estejam sem capacidade para uma vida autônoma.
Nossa missão é oferecer um espaço de proteção e educação a crianças, adolescentes e familiares auxiliando-os na formação da cidadania.
Visão
Que todas as crianças e adolescentes tenham relações saudáveis, possibilitando que seus laços afetivos e familiares seja restaurados e fortalecidos, tornando-os empreendedores do bem.
Valores
Amor / Respeito / Responsabilidade / Limite / Educação / Afeto / Solidariedade.
Nosso sonho é que nossas crianças e adolescentes realizem seus sonhos, agora e no futuro.
Diretoria Casa da Criança
Todos nossos diretores são voluntários e pessoas que doam seu tempo por acreditarem que ajudam na construção de um mundo melhor.
- Presidente: Anélio Zanuchi
- Vice-presidente: Riikka Alisa Despontin
- 1ª Secretária: Dalete Lopes Chicca
- 2ª Secretária: Liliana Maria Scavariello Espanholeto
- 1º Tesoureiro: José Narciso Sturaro
- 2ª Tesoureira: Gilmar da Silva
- Diretora de Assistência Social: Wanda do Carlos Braz Dini
- Diretor Cultural: Ronaldo Buzato
- Paula Michelini Masili
- Cleusa Maria Góes Bruschi
- Mircio Antônio Signoretto
- José Carlos Manzini
- Eder José Trevisan
- Antônio Gonçalves do Curral
- Hélio José Schiavinato
- Eduardo Garcia de Lima
- Robson Santos Chicca
- André Luis Masili
- André Luiz Moreira Zanuchi
- Luciana Maria Bortolassi Ferrara
- Angela Maria Moretto Fagnani
- Antonio Aparecido Tadeu de Lima
- João Miguel Pescarini
- Renata Loiola Martins
- Leandro Garcia de Lima
- Bruno Agnello Ceroni
- Gustavo Luis Páfaro Toniatti
- Helio Italico Schiavinato
- César Augusto Viola
- Adauto Bissoto Pereira da Silva