19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

Campanha de Conscientização sobre a Prevenção da Dengue no Projeto Janela Aberta

Em resposta ao aumento significativo de casos de dengue no Brasil e na região de Valinhos, a Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, por meio do Projeto Janela Aberta, inicia a campanha de conscientização que visa educar os inscritos sobre a importância da prevenção da dengue em suas casas e comunidades.

Nas próximas semanas, os participantes do projeto terão a oportunidade de se engajar em dinâmicas e rodas de conversa, em um ambiente lúdico e didático para a compreensão e prática de ações preventivas contra a dengue. Educadores assumirão a missão de mobilizar as crianças e adolescentes atendidos, orientando-os sobre os cuidados a serem adotados em casa e em locais públicos.

Lidiane Recco, coordenadora do Janela Aberta, destaca a importância do envolvimento das crianças na conscientização: “Sabemos que 75% dos focos dos mosquitos transmissores estão dentro das casas. As crianças e adolescentes têm um papel crucial nesse cenário, e nosso compromisso em protegê-los por meio da conscientização é ainda mais relevante neste momento. Podemos lembrá-los, por exemplo, de ajudar a lavar os potes de água dos animais de estimação, para que peçam aos pais para colocar areia ou tirar os pratinhos de água das plantas, eliminando acúmulo de água em qualquer local nos quintais.”

Atividades planejadas

As atividades planejadas incluem a criação de cartazes e folhetos informativos, contendo dados sobre a prevenção do mosquito da dengue, para serem divulgados em casas e comércios locais. Uma ação adicional consiste em uma breve caminhada pelo bairro, visando identificar e registrar possíveis focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Além disso, as crianças e adolescentes receberão informações sobre os sintomas da dengue e orientações sobre como as famílias devem proceder para buscar tratamento médico nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Valinhos.

Os serviços oferecidos pela Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, como o Serviço de Acolhimento Institucional, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e o Serviço de Acolhimento Familiar, são realizados em parceria com a Prefeitura Municipal de Valinhos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Para apoiar ou obter mais informações sobre a iniciativa, entre em contato pelos telefones 19 3871-0546 / 3869-5654, pelo WhatsApp 19 99576-6257, ou acesse o site casadacriancadevalinhos.org.br.