19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

Casa da Criança inicia as comemorações de 30 anos com arte, eventos e novidades

As celebrações iniciam com arte de Filiage no muro da instituição e calendário de festas

 

Era uma manhã de domingo, ainda nos anos 80, quando Anélio Zanuchi conversou com sua família sobre a importância de apoiar outras crianças de famílias carentes. Mesmo com recursos escassos, decidiram reduzir o orçamento e os possíveis presentes para compartilhar com quem mais precisava. Logo, essa notícia se espalhou pela cidade e região, levando pessoas em situação de vulnerabilidade a encontrar apoio junto à família Zanuchi, que por sua vez também passou a receber a colaboração de outras famílias. Essa história de ações de amor ao próximo e solidariedade começou há mais de 30 anos, até que em 1993, foi oficializada e fundada a Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos. Neste ano, a instituição comemora o aniversário, premiações e feitos históricos com diversos eventos e novos projetos.

 

Abertura com obra de arte

Para iniciar as festividades dos 30 anos de história, a Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos ganhou um lindo presente do artista Alexandre Filiage, que ilustrou o muro da instituição com motes comemorativos, remetendo à sustentabilidade, à natureza e às cores que representam a forma orgânica como os assistidos se desenvolvem e encontram apoio nos projetos realizados nestas três décadas.

 

“Tenho grande afinidade com a cidade e com a instituição. Em 2021, tive a oportunidade de ilustrar as latas de panetone da Casa da Criança. É uma grande satisfação poder participar destas comemorações de 30 anos da Casa, com a minha obra no muro de entrada do projeto Janela Aberta. Foram várias etapas envolvidas até a pintura final. Foi possível entender a demanda, criar o desenho no lápis, passar para o computador e depois aplicar com as minhas tintas, escolhidas especialmente para esta proposta. Sempre pensei na importância da valorização da vida, principalmente das crianças. Todos podem pensar em realizar algum trabalho voluntário nesta área ou mesmo em entender mais sobre os processos de cuidados, e também nas frentes de adoção, como já venho pensando há algum tempo”, explica Filiage.

 

Comemorações durante o ano

A Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos fará uma série de eventos comemorativos para festejar e lembrar os 30 anos da instituição. As festividades devem durar o ano inteiro. Para Anélio Zanuchi, a história da instituição foi construída por milhares de pessoas, que assim como ele se mobilizaram para apoiar um futuro melhor. Desta forma, quer que todos possam ter a oportunidade de celebrar as conquistas que fazem parte da história da cidade.

 

“Este será um ano inteiro de comemorações. Nestes 30 anos vivemos nossas vidas com esse objetivo maior de fazer com que crianças e adolescentes tivessem seus direitos de fato garantidos. E que pudéssemos, juntos com milhares de amigos, ir além oferecendo mais alegria, segurança e afeto genuíno para estes que mais precisam. Não se tratam de números, são vidas valiosas, são sonhos, são de fato o futuro e a história que podemos ajudar a escrever. A cidade precisa estar com a gente nestas festividades, somente unindo forças e vontade de construir um mundo mais digno e feliz iremos encontrar razões autênticas para viver em uma sociedade mais harmoniosa e justa. Temos ainda muito a fazer”, convida Anélio para os eventos dos 30 anos da instituição.

 

Fique atento aos eventos comemorativos já confirmados. A Casa da Criança informa que ainda neste semestre apresentarão novos projetos e novidades para ampliar a cobertura de serviços oferecidos à comunidade valinhense.    

 

Programação de aniversário –  30 Anos da Casa da Criança (até o momento)

 

01/03              – Lançamento da entrega do muro com a obra do artista Filiage

04/03              – Café com amigos – 30 Anos de Voluntariado (evento para os voluntários)

08/03               – Lançamento do Bolo de Páscoa 30Anos da Casa, com assinatura da artista Kláu Itami

Abril                – Inauguração do novo projeto e linha do tempo – 30 Anos da Casa

20/05               – Jantar do Bem Bom especial dos 30 Anos da Casa

Julho               – Feijoada especial dos 30 Anos da Casa

Outubro          – Almoço Árabe especial dos 30 Anos da Casa

Novembro      – Lançamento do Panetone especial dos 30 Anos da Casa

 

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Valinhos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, A Casa da Criança oferece três frentes de trabalhos sociais e culturais disponíveis à comunidade.  Para apoiar e obter mais informações realizar contato no 19 3871-0546 / 3869-5654, Whatsapp 19 99576-6257 ou aqui no site casadacriancadevalinhos.org.br.