19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Sem categoria

Família Acolhedora – Uma missão de amor e de cidadania

Anélio Zanuchi destaca a importância da Família Acolhedora  

Com seis anos de atuação, o serviço Família Acolhedora de Valinhos ressalta a importância de ampliar o cadastro de novos integrantes para atuar na cidade. A Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, responsável pelo projeto, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, relata demandas constantes e conta com o apoio de famílias da cidade.

Valinhos, que há décadas já apresentava demandas deste tipo de atuação, contou com intensas pesquisas para formatar o projeto e a aplicação, conforme lei vigente no País. Apesar da Lei 12.010/2009, que dispõe sobre o aperfeiçoamento da sistemática prevista para garantia do direito à convivência familiar a todas as crianças e adolescentes, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Brasil registra cerca de 48 mil crianças e adolescentes acolhidos, por estarem afastados temporariamente de suas famílias, e menos de 5% estão em famílias acolhedoras. Em Valinhos, a proporção também não se distancia destes dados.

 Vai mudar a sua vida

Para Anélio Zanuchi, fundador da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, o acolhimento familiar sempre foi necessário. Após muito trabalho, luta e apoio voluntário de pessoas como o Dr. Eduardo Garcia de Lima conseguimos instituir o Família Acolhedora em Valinhos. A família do nosso diretor José Narciso Sturaro, foi a primeira a experimentar a gratificante tarefa de acolher uma criança no seu lar. Atuar neste programa é cumprir uma missão de amor e de cidadania. Precisamos somente deste propósito sincero de fazer a diferença positiva na vida de outra pessoa e a sua também será tocada de forma incrível”.

No projeto desde a idealização, Denise Foratto conta que conhecia e se emocionava com a demanda da cidade. Foi uma das primeiras pessoas a realizar a capacitação no Serviço Família Acolhedora e a receber crianças em casa. “As crianças chegaram em dezembro de 2015, como presentes de Natal. Eu, que até então morava sozinha, tinha tudo metodicamente organizado em casa, ganhei vidas, alegria e movimento no meu lar. Pude me descobrir como uma boa família acolhedora. Acordando à noite, cuidando da saúde, correndo para atendimentos médicos, terapias e assumindo todos os cuidados necessários.

“Nossas vidas ficaram imensamente mais felizes”

Denise conta que recebeu apoio de amigos e familiares, já acolheu três crianças, uma delas com dois anos, estava com diagnóstico de deficiência permanente, com cuidados, descobriram que se tratava de uma criança sem qualquer deficiência intelectual ou física. “Atualmente, a criança está com sua família estendida, a nossa relação foi intensa, e todos me consideram como uma espécie de madrinha. Com ou sem contato com os acolhidos, o meu sentimento é de amor incondicional, é direito deles seguirem a vida com suas famílias. Sei que pude contribuir com um capítulo essencial da história deles, e nossas vidas ficaram imensamente mais felizes. Esta certeza é o mais importante. Recomendo a todos essa inesquecível experiência”, relata Denise Foratto.

O Serviço Família Acolhedora atua para capacitar os interessados, realiza acompanhamento integral e apoio 24 horas, com uma equipe coordenada com profissionais especializados, com psicóloga, assistente social e toda estrutura necessária para o funcionamento na cidade.

Os interessados em se tornar Família Acolhedora podem obter mais informações, acessando o site www.casadacriancadevalinhos.com.br , podem registrar o interesse em se inscrever nas capacitações por meio do e-mail:  familiaccava@gmail.com ou através do telefone (19) 3829-3410 ou pelo WhatsApp (19)98367.0113.

Leia mais

Atividades inovadoras com vídeos interativos encantam crianças e até adultos

Janela Aberta amplia envolvimento com atividades digitais bem-humoradas

 

Novas atividades virtuais movimentam a relação dos educadores da Casa da Criança com os inscritos no programa Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Janela Aberta. Desde o início da pandemia, a instituição realizou adaptações para manter o contato com os assistidos, mesmo a distância. Neste ano, a equipe inovou a proposta de aplicação de conteúdo com interatividade constante.

A Casa da Criança avança nos conteúdos aplicados para garantir a aproximação das crianças e adolescentes durante o processo de transição das atividades à distância para uma programação presencial. Os inscritos recebem atividades desenvolvidas especialmente para envolvê-los nos projetos, antes pensados em aplicação somente dentro da instituição. O programa atua em parceria com a Secretaria de Assistência Social, de Esporte, Cultura e Turismo.

Vídeos animados

A novidade deste semestre fica por conta dos vídeos animados produzidos pelos educadores, conforme conta Wilson Zanata, arte educador, contratado durante a pandemia para atuar nas frentes interativas e criativas do projeto.

“Ingressar com atividades remotas e inovadoras no meio da pandemia foi um desafio enorme, mas não menos motivador. Essa geração é muito inteligente, rápida e exigente. Conquistamos a confiança das crianças e adolescentes, aplicamos conteúdos dinâmicos, lúdicos e divertidos também. Logo as respostas começaram a chegar por meio de mensagens escritas, depois áudios e agora já contamos com vídeos deles para o nosso novíssimo “Jornal do Janela”, feito para eles, e o melhor, com a participação direta das crianças. Percebemos que o benefício é para toda a família”, explica o arte educador.

Formado em publicidade, artes cênicas e recreação, com experiência de mais de 10 anos como educador em instituições voltadas para criança e adolescentes, Wilson Zanata reconhece que a transição da rotina do preparo das atividades requer muito trabalho, zelo e criatividade. As atividades podem ser acompanhadas nas mídias sociais e no Youtube da instituição.       https://www.youtube.com/channel/UCXFcQrDtqkvG3DhmpdZ1dwQ

“Agora, já estamos nos preparando para a retomada presencial, adaptadas com todo protocolo de segurança para garantir a saúde de todos. Sabemos que toda mudança carrega a ansiedade e os receios individuais e coletivos, e com as crianças e adolescentes isso fica ainda mais latente. Mais que nunca adotamos ações de escuta, acolhimento e conscientização. Estamos aplicando todo cuidado para que eles possam assimilar esse novo cenário da forma mais positiva possível”, conclui Zanata.

Outro trabalho desenvolvido para os inscritos no Janela Aberta é o “Diário de Bordo” contendo atividades impressas como palavras cruzadas, desafios de identificação de imagens de integrantes do programa, jogos de conscientização para os cuidados com a saúde, boas maneiras, autorretrato, informação sobre direitos das crianças e dos adolescentes. Os inscritos recebem o material e devolvem preenchido para ganhar novos diários.

A instituição informa que ainda não há uma data prevista para o início das atividades presenciais, mas estão preparados com um protocolo de ações para proteger os assistidos e os colaboradores durante o período da pandemia, mesmo após a vacinação. Entre as ações destacam a instalação de dispensadores de álcool em gel, o uso constante de máscara, sinalização no chão para garantir o distanciamento e rodizio de turmas e horários programados. Para apoiar os projetos da Casa da Criança de Valinhos ligue 19 3871-0546 

Leia mais

Casa da Criança garante um Natal feliz

Comemorações diferentes com segurança e responsabilidade

Como medida de segurança e obedecendo o distanciamento social, imposto pela pandemia, as comemorações da Casa da Criança foram adaptadas.

As crianças acolhidas no abrigo receberão presentes e uma ceia na noite de Natal. Elas serão acompanhadas pelos educadores, com uma programação especial.

Os inscritos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos vão receber uma ceia de Natal para que possa ser feita em casa, incluindo também sugestões de receitas como: frango recheado com farofa, salada de maionese, arroz, massa (macarronada com atum), de sobremesa inclui gelatina com creme e leite, panetone recheado (incluso, pronto para servir) e uma caixa de bombom. Os itens da ceia foram arrecadados com apoiadores e parceiros da instituição.

Na segunda-feira (dia 21), um voluntário atuando como Papai Noel realizará as entregas programadas aos inscritos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Na terça-feira (dia 22) serão realizadas as entregas agendadas para os inscritos nas oficinas do Janela Aberta. Todas as crianças matriculadas nas oficinas ganharão um presente de Natal (não incluindo a ceia).

As crianças integradas ao serviço Família Acolhedora também receberão um presente e passarão a noite de Natal conforme a programação de cada família.

Todas as ações foram cuidadosamente programadas pelas equipes da instituição, dentro dos protocolos de segurança e serão monitoradas pelos responsáveis de cada programa da Casa da Criança de Valinhos.

Para apoiar os projetos da Casa da Criança de Valinhos ligue 19 3871-0546, acesse a campanha vaquinha solidária no site da ONG ou diretamente no link

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/quarentenasolidariadacasasegundaedicao

 

Leia mais

Inovação e superação chegam com os panetones da Casa da Criança

O renomado artista plástico Rogério Pedro assina a ilustração das cobiçadas latas  

Os panetones da Casa da Criança de Valinhos chegam com tradição, sabor e arte. Todos os anos a instituição, além de oferecer o famoso produto natalino, apresenta as latas exclusivas, especialmente ilustradas por um artista renomado. Neste ano, quem assina a arte da embalagem metálica é Rogério Pedro, artista plástico, reconhecido em todo Brasil e em diversos países.

Em ano atípico, decorrente da pandemia, a instituição apresenta a campanha de divulgação dos panetones com mensagens inspiradoras para motivar a coragem, a força e a esperança entre as famílias, amigos e organizações solidárias. Com opção de dois sabores (frutas cristalizadas e gotas de chocolate), cada unidade de 400 g, com as latas assinadas pelo artista Rogério Pedro, poderá ser adquirida por R$ 30,00. Os produtos seguem com a produção da Casa Suíça, presente entre as cinco maiores empresas do segmento brasileiro.     

Com cores vibrantes em todo o seu portfólio, Rogério Pedro marca presença entre admiradores, curadores, parceiros e clientes como Carlinhos Brown, Margareth Menezes e Sandra de Sá. O artista, que ilustra as latas dos panetones da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, já percorreu e realizou exposições com suas obras em Miami, Fort Lauderdale, Nova Iorque, Viena e Buenos Aires. Registra também trabalhos publicados em Nova Iorque, Paris e Madrid.

“Eu pude conhecer os trabalhos desenvolvidos pela Casa da Criança de Valinhos e sei da importância da atuação deles para toda sociedade. Estou muito feliz em fazer parte desta história ilustrando as latas desta edição do tradicional panetone. Meu gosto pela arte se apresentou ainda na infância. Quero apoiá-los também enviando as minhas mensagens e, claro, algumas ilustrações para que possam pintar e se divertir. No ano que vem esperamos realizar atividades presenciais na instituição para seguir incentivando a arte”, conta Rogério Pedro.

Mais informações sobre o artista: no Instagram @rogeriopedroart e no site www.rogeriopedro.art.br/bio/

As empresas e pessoas interessadas em encomendar os panetones da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos devem registrar os pedidos por email casadacriancavalinhos@hiway.com.br  ou por telefone 19  3869-5654 ou 19 99186-8349.

Leia mais

Lista de Pontos de Vendas do Panetone da Campanha Natal AZUL da Casa da Criança

Relação de alguns Pontos de Vendas

  •  ACIV – Rua Vinte e um de Dezembro, 90 – Centro ou ligue: 19 38493319
  • Bar do Ari – Av. Independência, 1293 – Jd. Santo Antônio Valinhos ou ligue: 19 997907993
  • Bazar Lara e Mara –  Rua Piracicaba, Jardim Bela Vista, 317 ou ligue: 19 38715752
  • CatDog Company – Av. Dr. Jesuíno Marcondes Machado, 1972 – Campinas ou ligue: 19 33425619
  • Clinica Esperanto –  Av. Joaquim Alves Correia, 4864 – Parque Nova Suíça
  • Clube de Mães – Rua Antônio Carlos, s/n. – Centro ou ligue: 19 38495557
  • Colégio Conhecer – Rua Italia, 139 – Jardim Ribeiro, Valinhos ou ligue: 19 38294441
  • Foto Parodi – Rua treze de Maio, 147 – Centro Valinhos ou ligue: 19 38712566
  • Óticas Valinhense – Rua Antônio Carlos, 29 – Centro
  • Papelaria Colegial – Av. dos Imigrantes, 228 – Jardim Monte Verde  ou ligue: 19 38714787
  • Petit Croqui –  Rua Coronel Quirino 1592, Campinas ou ligue: 19 32517280
  • Restaurante da Nona – Av. dos Esportes, 624 – Villa Bissoto  ou ligue: 19 38710862
  • Salão Donna Studio – Av. Onze de Agosto, 1973 – Vila Embaré
  • Vianéia Turismo – Rua Samuel Fragoso Coimbra, 422 – Vila Nova Valinhos ou ligue: 19 38293636
  • Casa da Criança – Rua Campos Salles, 2188 Jd. América II ou ligue: 19 38710546 / 19 38695654
Leia mais

Profissionais do Programa Família Acolhedora ministram palestra no Instituto Fazendo História

A equipe do Acolhimento Familiar, Programa Família Acolhedora, foi convidada a realizar, no dia 29 de março, uma palestra na Oficina Acolhimento na Primeira Infância e as Famílias Acolhedoras promovida pelo Instuto Fazendo História em São Paulo. Foi possível comparlhar a experiência dos nossos serviços, em especial do acolhimento familiar na primeira infância.
“Acreditamos na importância do compartilhamento de conhecimento, na união dos serviços e na valorização do acolhimento familiar para o bem maior de nossas crianças e adolescentes”, conta a Roberta Cimino, coordenadora do Programa Família Acolhedora da Casa da Criança de Valinhos.

Leia mais

Feijoada da Casa 2017

A Casa da Criança de Valinhos convida você para a tradicional feijoada
No dia 20 de agosto será realizada a tradicional “Feijoada da Casa” com renda revertida para os projetos desenvolvidos pela Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos que mantém o Projeto Aconchego, Projeto Janela Aberta e Projeto Família Acolhedora. A feijoada será para retirar e o kit para duas pessoas acompanha Feijoada, Arroz, Couve, Vinagrete e Farofinha.
Os convites custam R$50,00 e já estão à venda com os voluntários da instituição, ou através do fone 3871-0546 ou 3869-5654
A feijoada da Casa é acondicionada numa bandeja de papelão, facilitando o transporte. No dia 20 de agosto a partir das 12 até as 14 horas a feijoada começa ser entregue. Não deixe para última hora adquira já o seu convite.
Serviço
Feijoada da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos
Dia 20 de agosto, entrega a partir das 12 horas até as 14 horas
R$50,00 serve duas pessoas
Rua Campos Salles 2188 Jardim América II
Legendas
1- Eder Trevisan voluntário da Casa da Criança atua na entrega dos Kits de feijoada
2- 2- Os voluntários comandam a Feijoada da Casa
3- Chico Parodi vice-Presidente da Casa da Criança e do Adolescente convida você para saborear a feijoada da Casa.

Leia mais

Olá, mundo!

Bem-vindo ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!

Leia mais