19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Sem categoria

Feijoada Solidária da Casa com talento e amor

A tão aguardada Feijoada da Casa, um evento solidário que une sabor e talento de voluntários dedicados, está com vendas abertas a partir desta semana. Este ano, a Feijoada da Casa oferece um prato generoso para duas pessoas por R$ 80. As encomendas podem ser realizadas agora mesmo, com retirada em formato drive-thru no dia 7 de julho, entre 12h e 14h, na Rua Campos Salles, 2188, bairro Jardim América II, em Valinhos.

A Casa da Criança anuncia que sua equipe de voluntários está pronta para surpreender até os paladares mais exigentes. O time é composto por nutricionistas, cozinheiras e auxiliares de cozinha altamente qualificados e experientes, todos comprometidos em garantir que cada detalhe seja minuciosamente planejado e executado.

Para a produção das 450 unidades da feijoada, o evento conta com o apoio fundamental da Tonutri, uma empresa especializada em alimentação empresarial na Região Metropolitana de Campinas. Além disso, os Cozinheiros do Bem, um grupo de voluntários e colaboradores, se mobilizam anualmente para assegurar o preparo e a entrega desse tradicional prato brasileiro, em um evento que simboliza solidariedade.

“Na Casa da Criança, temos a grata satisfação de contar com voluntários altamente especializados. Além do amor, carinho e cuidado em cada detalhe, eles são reconhecidos pelo seu talento. Planejamos esta campanha da Feijoada da Casa com muita antecedência, selecionando os melhores ingredientes para garantir a qualidade já reconhecida do nosso prato. Isso é uma forma de retribuir a confiança e o apoio de todos que garantem um almoço delicioso e solidário, apoiando os projetos da nossa instituição”, destaca Adriana Simões, coordenadora da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos.

A Casa da Criança, em parceria com a Prefeitura Municipal de Valinhos e a Secretaria Municipal de Assistência Social, desenvolve três frentes de trabalho social e cultural na comunidade. Para garantir a sua encomenda, entre em contato pelos telefones (19) 3871-0546 ou (19) 3869-5654 ou diretamente pelo site – Acesse nosso link seguro: https://loja.casadacriancadevalinhos.org.br/

 

Leia mais

Acolhidos da Casa da Criança passeiam aos finais de semana com voluntários

A Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos oferece às crianças e adolescentes acolhidos a oportunidade de participarem de passeios aos finais de semana, acompanhados por voluntários treinados e cadastrados pela instituição. Esses passeios incluem atividades diversas em locais como cinemas, teatros, parques, restaurantes, clubes e eventos esportivos. No entanto, a instituição ainda busca mais voluntários para aumentar a frequência dos passeios, realizados aos sábados e domingos.

Voluntariado em ação

Sônia Juliatto, voluntária dedicada há mais de cinco anos, reserva um domingo por mês para levar os acolhidos da instituição em passeios. “Já visitamos diversos lugares, como cinema, festas típicas, sítios, parques, jogos de futebol e planetário. Organizamos os passeios em conjunto com os educadores e a pedagoga da instituição, sempre pensando em locais e filmes apropriados para cada faixa etária. Gosto de incluir pipoca, guloseimas e sucos, para tornar o momento ainda mais especial. É um prazer genuíno passear com eles, as crianças adoram sair com a gente. Esse é um momento em que podem se divertir, conversar e pensar em outras coisas, como é o direito de toda criança e adolescente. Evitamos questionar, é um momento de lazer, a conversa ocorre de forma espontânea, e cabe a nós voluntários ampliar a escuta ativa, respeitar e acolher”, explica Sônia.

A instituição garante o suporte necessário aos voluntários e trabalha com acordos educativos para que as crianças valorizem os passeios. A programação é feita de forma colaborativa, e apenas aqueles que cumprem os acordos e demonstram interesse participam das atividades propostas.

Além dos passeios, os voluntários da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos também, sempre que possível, se envolvem em outras ações, como eventos, artesanato e na loja do Shopping Valinhos com o Grupo Margaridas, além de oficinas variadas. Aqueles que desejam se tornar voluntários devem procurar a instituição para realizar o cadastro e seguir os procedimentos necessários.

Faça parte!

Os serviços oferecidos pela Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, como o Serviço de Acolhimento Institucional, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Serviço de Acolhimento Familiar, são realizados em parceria com a Prefeitura Municipal de Valinhos, através da Secretaria Municipal de Assistência Social. Para apoiar ou obter mais informações, entre em contato pelos telefones (19) 3871-0546 / 3869-5654, pelo WhatsApp (19) 99576-6257.

Leia mais

“Grupo de Crianças” encontro do Serviço de Acolhimento Familiar reúne afeto, diversão e piquenique

Neste mês, o Serviço de Acolhimento Familiar, desenvolvido pela Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, deu início a uma nova série de atividades intitulada “Grupo de Crianças”. Proposta pela equipe de acolhimento familiar, essa iniciativa visa integrar as crianças acolhidas em famílias acolhedoras, promovendo trocas e registros das histórias que dão sentido ao serviço de uma política pública.

O evento proporcionou uma tarde repleta de diversão, afeto e comidas saborosas. Segundo Karen Battaglin, coordenadora do Serviço de Acolhimento Familiar, “essa atividade é essencial para criar um ambiente acolhedor, promover o desenvolvimento integral e garantir que as crianças tenham oportunidades de socialização, aprendizado e diversão.”

Atividades realizadas – Grupo de Crianças – Durante a atividade desta semana, a instituição reuniu oito crianças, sendo seis do acolhimento familiar e duas que já passaram por esse acolhimento e hoje estão no acolhimento institucional. As crianças idealizaram a atividade, que contou com brincadeiras como pega-pega, jogos de bola e carrinhos. Elas também puderam desenhar e se expressar através de dinâmicas na lousa e outros espaços preparados especialmente para a ocasião. A coordenação relata que um dos momentos marcantes foi quando as crianças deixaram suas mãozinhas registradas nas paredes do Serviço com as mãos pintadas de tinta, criando memórias coloridas do evento.

Karen Battaglin destaca a importância do evento “Estamos ansiosos para realizar mais eventos como esse e outras atividades em grupo que favoreçam a integração entre as crianças e a equipe de atendimento, contribuindo significativamente para o desenvolvimento social, emocional, cognitivo e físico, além de promover habilidades essenciais para a vida.”

Equipe do Serviço de Acolhimento Familiar

A equipe técnica envolvida no evento contou com a coordenação, assistente social e psicólogo. A coordenação do Serviço conclui apontando que o sucesso da programação também foi possível graças à colaboração da auxiliar administrativa e da auxiliar de serviços gerais, que organizaram as atividades e prepararam todo lanche. Neste momento de compartilhamento e alimentação foi oferecido um piquenique, com pipoca, pão de queijo caseiro, brigadeiros, beijinhos e sucos, foi realizado na grama com toalha xadrez, criando um ambiente lúdico e acolhedor.

Como Participar – Famílias interessadas em participar do programa de acolhimento familiar devem buscar informações nos órgãos responsáveis pela proteção da criança e do adolescente em suas cidades ou regiões. No Brasil, essas informações podem ser obtidas nos Conselhos Tutelares, Varas da Infância e Juventude, Secretarias de Assistência Social e organizações executoras. Em Valinhos, o serviço é executado pela Casa da Criança e Adolescente de Valinhos, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Para mais informações sobre o Serviço e a capacitação, agende uma visita ou entre em contato pelo e-mail familiaccava@gmail.com, telefone (19) 3829-3410, WhatsApp (19) 98367-0113.

Leia mais

Projeto Janela Aberta intensifica ações de sustentabilidade

Oficinas de moda sustentável com customização criativa para adolescentes

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos lança a primeira oficina gratuita de sustentabilidade e customização de roupas. A atividade será realizada durante todo o mês, no projeto Janela Aberta, nos períodos da manhã e tarde, e será voltada para adolescentes de 12 a 15 anos.

Oficinas de Customização e Sustentabilidade

Para marcar a importância da conscientização e preservação dos recursos naturais, a instituição incluiu em seu calendário oficinas de customização de roupas direcionadas à comunidade. Esta primeira edição servirá como um piloto para estimular o interesse dos adolescentes, visando a continuidade da atividade durante todo o ano. Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a importância do reaproveitamento de roupas e materiais da indústria têxtil, o projeto utilizará roupas doadas, com tecidos em bom estado. Com arte, criatividade e talento, os jovens recriarão peças de vestuário, incentivando um público mais amplo a adotar práticas sustentáveis.

Protagonismo Juvenil na Moda Sustentável

Para Lidiane Recco, coordenadora do Projeto Janela Aberta, esta é uma oportunidade para que os adolescentes possam ditar a própria moda enquanto se conscientizam sobre a importância de apoiar o meio ambiente.

“Este é um projeto piloto, e esperamos despertar o interesse dos adolescentes para que, primeiramente, se conscientizem sobre a preservação do planeta. Queremos garantir um futuro mais sustentável de forma prática e econômica. Paralelamente, vamos trabalhar para que os inscritos na oficina de customização abracem a ideia de serem protagonistas da moda, criando roupas autênticas e criativas que reflitam suas personalidades.”

Sensibilização e Ação

As oficinas de customização visam promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem suas atitudes em relação ao uso dos recursos e às questões ambientais. Além das atividades práticas com tecidos, as oficinas incluirão rodas de conversa para sensibilização e a elaboração de ações voltadas para a preservação ambiental.

Os serviços oferecidos pela Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, como o Serviço de Acolhimento Institucional, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e o Serviço de Acolhimento Familiar, são realizados em parceria com a Prefeitura Municipal de Valinhos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Para participar, apoiar ou obter mais informações sobre esta oficina, entre em contato pelos telefones 19 3871-0546/3869-5654, pelo WhatsApp 19 99576-6257.

Leia mais

Dia Mundial do Acolhimento Familiar

A Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos celebra os feitos do Serviço de Acolhimento Familiar

O Dia Mundial do Acolhimento Familiar é celebrado anualmente no dia 31 de maio. Esta data visa aumentar a conscientização sobre a importância do acolhimento familiar como uma forma de garantir que crianças e adolescentes que não podem viver com suas famílias biológicas, por diversos motivos, tenham a oportunidade de crescer em um ambiente familiar seguro, estável e acolhedor.”

Fabiana Cristina Silva e seu marido Tiago têm atuado como Família Acolhedora há dois anos e cinco meses. Durante esse período, cuidaram de uma criança, acompanhando seu desenvolvimento e crescimento.

“Esse tempo foi muito importante para nossa família. Acompanhamos o crescimento de um bebê amoroso enquanto aguardávamos a chegada do nosso filho. Foi uma experiência única e significativa para todos nós. Hoje, com três anos e meio, ele é uma criança bilíngue, aprendendo tudo em português e inglês com a gente e na escola. Mais do que isso, todos aprendemos o verdadeiro valor do amparo e do amor familiar”, relata Fabiana.

Atualmente, a família de Fabiana se prepara para a transição da criança acolhida para sua família substituta por um processo gradativo e bem-acompanhado pela equipe técnica do Serviço de Acolhimento Familiar. Fabiana descreve a importância dessa preparação:

“A preparação de todos os envolvidos é fundamental para a segurança e certeza de nossos papéis em cada fase do acolhimento. Cada etapa é marcada por amor e cuidado. Criamos um livro de memórias para ele, registrando cada detalhe da sua jornada conosco. Ele sempre estará em nossas vidas e nós da dele.”

Além do livro, Fabiana e sua família preparam álbuns de fotos, registrando a história da criança.

“Foi emocionante vê-lo homenagear sua nova família na escola, especialmente no Dia das Mães. Estamos todos preparados para essa transição, e o mais importante, ele já está muito feliz com sua nova família. Entendemos que nossa missão como Família Acolhedora vai além da caridade; é sobre unir forças e potencializar o amor. Guardaremos essa experiência com gratidão em nossos corações.”

Inspirados pela experiência, Fabiana e Tiago, proprietários de uma escola na cidade, lançaram um novo projeto: “Casinha Amarela”. O espaço receberá crianças de 3 a 12 anos para atividades criativas, focadas na inclusão e desenvolvidas por uma equipe especializada. “Queremos perpetuar nossa missão de cuidado e amor, não apenas para nossa família, mas também para a sociedade”, conclui Fabiana Cristina Silva.

Como Participar:

Para participar do programa de acolhimento familiar, as famílias interessadas devem buscar informações junto aos órgãos responsáveis pela proteção da criança e do adolescente em suas respectivas cidades ou regiões. No Brasil, essas informações podem ser obtidas nos Conselhos Tutelares, Vara da Infância e Juventude, nas Secretarias de Assistência Social e OSC executora. Em Valinhos este serviço é executado pela Casa da Criança e Adolescente de Valinhos, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Os interessados em obter mais informações sobre o Serviço e a capacitação poderão agendar uma viisita Mais informações entrar em contato por e-mail: familiaccava@gmail.com, telefone (19) 3829-3410, WhatsApp (19) 98367-0113.

Leia mais

Projeto Janela Aberta intensifica a campanha “Maio Laranja”

Ações sobre prevenção ao abuso e exploração infantil

A Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos está empenhada em promover a conscientização e prevenção do abuso e exploração infantil, especialmente neste mês de maio, marcado pela campanha “Maio Laranja” em apoio ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio).

Com o intuito de fortalecer a proteção das crianças e adolescentes, a instituição por meio do Projeto Janela Aberta, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, realiza uma série de atividades temáticas e lúdicas destinadas a ampliar as garantias de segurança para os jovens. Neste sábado (18), será realizado um evento especial para os participantes inscritos e suas famílias, não apenas para comemorar o Dia Internacional da Família (15/05), mas também para fortalecer os laços familiares e promover a convivência.

Os colaboradores da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos receberam um treinamento especializado neste mês, ministrado por Jefferson Bertholini, psicólogo e professor universitário, como parte da formação intitulada “Maio Laranja”. O foco dessa capacitação foi o manejo e identificação de situações de violência sexual envolvendo crianças e adolescentes, visando aprimorar as estratégias de proteção.

Além disso, neste mês de maio, os educadores da instituição estão desenvolvendo atividades práticas para chamar a atenção de crianças e adolescentes para a sua proteção, como a criação de desenhos e ilustrações que representam locais e situações onde se sintam seguros, enfatizando seus direitos à proteção. Rodas de conversa, jogos, leitura de livros direcionados e contação de histórias também serão realizados para reforçar a compreensão dos sinais de alerta e a busca por ajuda.

Para Lidiane Recco, coordenadora do projeto, a temática da prevenção ao abuso e exploração infantil é de extrema importância e deve ser abordada de forma contínua ao longo do ano. “Nunca podemos subestimar a importância de proteger nossas crianças e adolescentes. Juntos, podemos criar um ambiente seguro e acolhedor para que cresçam e se desenvolvam plenamente. Esse é um dos nossos principais objetivos de atuação durante todo o ano”.

 

Sobre o Maio Laranja

Maio é nacionalmente reconhecido como o mês laranja, dedicado ao enfrentamento e prevenção do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O Dia 18 de maio é estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes pela Lei Federal nº 9.970/2000, com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira na proteção dos direitos das crianças e adolescentes. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, dados alarmantes mostram que milhões de crianças ao redor do mundo são vítimas de abuso sexual, físico e emocional. No Brasil, a cada dia, centenas de crianças são exploradas sexualmente, porém, muitos casos permanecem subnotificados devido ao tabu em torno do tema.

 

Como agir diante de suspeitas de violência sexual

Se você suspeitar ou tiver conhecimento de qualquer caso de violência sexual contra crianças, é fundamental denunciar. Os canais de denúncia disponíveis incluem o Conselho Tutelar, o Disque 100 e outros recursos disponíveis no site da Childhood Brasil:www.childhood.org.br/saiba-como-agir/denuncie/](https://www.childhood.org.br/saiba-como-agir/denuncie/

Os serviços oferecidos pela Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, como o Serviço de Acolhimento Institucional, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e o Serviço de Acolhimento Familiar, são realizados em parceria com a Prefeitura Municipal de Valinhos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Para apoiar ou obter mais informações sobre a iniciativa, entre em contato pelos telefones 19 3871-0546/3869-5654, pelo WhatsApp 19 99576-6257, ou acesse o site casadacriancadevalinhos.org.br.

Leia mais

Casa da Criança lança campanha do Bolo de Páscoa com arte exclusiva de Laís Thomazini

A Páscoa já se aproxima, e a Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos dá início à campanha do Bolo de Páscoa, com um toque artístico exclusivo. Este ano, a artista da cidade Laís Thomazini empresta seus traços únicos para a embalagem do bolo comemorativo, apresentando ilustrações inéditas que capturam a essência da celebração. Os Bolos de Páscoa já podem ser encomendados, garantindo o fundamental apoio para a manutenção dos serviços da instituição.

Artista da cidade

Laís Thomazini, arquiteta de destaque em Valinhos, tem deixado sua marca artística em diversos eventos da cidade e na instituição. Além de ilustrar duas salas de atividades da Casa da Criança, ela conduziu inspiradoras oficinas de pintura artística para dezenas de assistidos.

Para a campanha deste ano, Laís incorporou cores vibrantes em elementos destacados, refletindo a alegria da Páscoa e o conceito de acolhimento da instituição. No cenário de fundo, aplicou imagens e cores mais neutras, simbolizando a paz e a tranquilidade.

“A minha arte busca transformar a perspectiva das pessoas, proporcionando uma experiência única. Este processo de criação foi uma imersão interessante, onde pude me doar bastante. Em todas as atividades, especialmente na Casa da Criança, a troca é gratificante, fico com o coração preenchido. Uma inspiração para a vida”, explica Laís Thomazini.

Os interessados em conferir as obras de Laís Thomazini e interagir com a artista podem segui-la no Instagram @estudiolaclio ou acessar o site laclioarte.wixsite.com/estudio.

Encomendas

O tradicional Bolo de Páscoa da Casa da Criança, recheado com gotas de chocolate, tem produção garantida pela Casa Suíça. As vendas já estão em andamento, com cada unidade disponível por R$ 33,00. O valor das vendas é revertido para a manutenção dos projetos desenvolvidos na instituição. Os interessados podem adquirir diretamente na entidade até o final de março ou enquanto durar o estoque.

Os serviços oferecidos pela Casa da Criança, como o Serviço de Acolhimento Institucional, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e o Serviço de Acolhimento Familiar, são realizados em parceria com a Prefeitura Municipal de Valinhos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Para apoiar ou obter mais informações sobre a Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, entre em contato pelos telefones 19 3871-0546 / 3869-5654, pelo WhatsApp 19 99576-6257 ou acesse o site casadacriancadevalinhos.org.br.

Leia mais

Carnaval na Casa da Criança é celebrado com Criatividade e Alegria

A Casa da Criança de Valinhos está se preparando para um Carnaval inesquecível, trazendo diversão e criatividade para os assistidos. Em um esforço para resgatar o brincar inocente, a instituição organizou uma série de atividades festivas, destacando marchinhas tradicionais, músicas pedagógicas e uma matinê exclusiva para as crianças e adolescentes.

A festa está marcada para o dia 08/02/2024, nos dois períodos no Projeto Janela Aberta, oferecendo a todas as crianças assistidas um momento comemorativo e saudável, prometendo ser repleta de momentos memoráveis. Além desta celebração, a Casa da Criança programou uma variedade de atividades para os outros dias que marcam o calendário cultural brasileiro.

Marchinhas Tradicionais e Músicas Pedagógicas: Conceitos históricos e culturais são apresentados aos acolhidos por meio de antigas marchinhas de Carnaval, como as de Chiquinha Gonzaga e Ari Barroso, além de músicas lúdicas de grupos tradicionais infantis como Palavra Cantada, Pequeno Cidadão e Grupo Parampampam.

Customização de Fantasias: As crianças participam ativamente, expressando sua criatividade na customização de fantasias, promovendo um ambiente de diversão e aprendizado.

Reflexão Cultural: Adriana Simões, coordenadora da Casa da Criança, destaca a importância de provocar reflexões sobre a origem das festividades e motivar a pesquisa para a valorização das raízes culturais. A instituição busca ampliar o repertório cultural das crianças e adolescentes, preparando-os para uma visão mais ampla e crítica do mundo ao seu redor.

As crianças acolhidas institucionalmente participarão de momentos na comunidade, como ida às tradicionais matinês em clubes. Já as crianças em acolhimento familiar irão com as famílias acolhedoras em programações eleitas pelas próprias famílias. A ideia é que todas as crianças recordem positivamente da festa popular brasileira.

Os serviços oferecidos, como o Serviço de Acolhimento Institucional, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Serviço de Acolhimento Familiar, são realizados em parceria com a Prefeitura Municipal de Valinhos, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Para apoiar ou obter mais informações sobre a Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, entre em contato pelos telefones 19 3871-0546 / 3869-5654, pelo WhatsApp 19 99576-6257 ou acesse o site casadacriancadevalinhos.org.br.

Leia mais

Acolhimento Familiar reforça equipe e anuncia participação na Festa do Figo

O Serviço de Acolhimento Familiar, promovido pela Casa da Criança e Adolescente de Valinhos em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, inicia o ano com um importante reforço em sua equipe multidisciplinar. A psicóloga Camila Forster Marques, com mais de 10 anos de experiência, integra o time para ampliar o alcance das políticas públicas relacionadas à área. O Serviço de Família Acolhedora é uma Política Pública da Assistência Social, uma modalidade de acolhimento prevista por lei no ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, desde 2009.

Atendimento: O Serviço de Acolhimento Familiar tem como meta para este ano ampliar o número de famílias acolhedoras capacitadas, visando atender as demandas do município.

Presença na Festa do Figo: A equipe da Família Acolhedora estará presente na Festa do Figo, com uma ação de divulgação para despertar o interesse do público. Durante o evento, agendarão atendimentos para aprofundar discussões na instituição. O objetivo é disseminar informações sobre os serviços oferecidos, promover uma compreensão mais ampla e fortalecer o compromisso com a comunidade. A presença de todos é esperada para estreitar laços em prol do bem-estar social. A ação será realizada nos dias 18/01 às 18h30, 25/01 às 19h e 28/01 às 10h.

Nova Psicóloga: Com uma sólida formação em psicologia pela Unifesp e mais de uma década de experiência em atendimentos na média e alta complexidade, em abrigos e instituições de Campinas, Camila Forster Marques assume a área de psicologia do Serviço de Acolhimento Familiar. Seu objetivo é atender os acolhidos e todos os envolvidos, mas também desmistificar a dinâmica da Família Acolhedora, enfatizando que o processo envolve oportunidades valiosas com ganhos na vida das crianças e dos envolvidos.

“Nosso desafio é desmistificar a dinâmica da Família Acolhedora. Abordamos sistematicamente o processo, assegurando a todos os envolvidos que não se trata de abandono, mas sim de uma oportunidade de reescrever histórias de vidas das crianças e de todos os envolvidos. Este é um processo fluido, gratificante e feliz, que promove a saúde integral e envolve as famílias como parceiras.”

Atendimentos Personalizados e Planejados:

Os atendimentos psicológicos do Serviço de Acolhimento Familiar são realizados de forma planejada, semanalmente ou quinzenalmente, de maneira individual e coletiva, adaptando-se a cada situação específica. Durante todas as etapas do acolhimento, há um acompanhamento sistemático para garantir o suporte necessário. Intervenções pontuais são realizadas pela equipe multidisciplinar, oferecendo apoio 24 horas sempre que necessário.

Os interessados em apoiar ou participar do Serviço de Acolhimento Familiar podem agendar uma visita prévia para um atendimento especializado com a equipe. Para mais informações, entre em contato por e-mail: familiaccava@gmail.com, telefone (19) 3829-3410, WhatsApp (19) 98367-0113.

Leia mais

Casa da Criança divulga a nova diretoria de 2024 a janeiro de 2026

Diretoria da instituição é composta por 30 voluntários atuantes em reuniões, campanhas e eventos

 A Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos anuncia sua nova diretoria, que atuará de janeiro de 2024 a janeiro de 2026. Composta por voluntários da cidade e região, a diretoria é dedicada a apoiar as causas e projetos da instituição. Os 30 membros da diretoria possuem diferentes formações profissionais, como professores, empresários, economistas, dentistas, engenheiros, advogados, administradores, farmacêuticos, fotógrafos, autônomos, publicitários e corretores de imóveis.

Presidente Anélio Zanuch

Anélio Zanuch, fundador e presidente da Casa da Criança nos últimos 30 anos, permanece no posto e destaca o caráter voluntário do trabalho da diretoria e seu compromisso em melhorar continuamente os serviços prestados à comunidade. A diretoria participa ativamente de reuniões mensais, eventos, projetos, prestações de contas e ações sob coordenação técnica profissional.

“Nosso trabalho está enraizado em causas sociais há mais de três décadas, e confiante na importante equipe técnica que trabalha diariamente para proteger os direitos das crianças e adolescentes atendidos pelos três programas que desenvolvemos. O voluntariado em nossa organização existe desde a concepção da Casa da Criança. Estamos aqui porque acreditamos no trabalho que está sendo feito, nas pessoas envolvidas e, o mais importante, sabemos que ainda há muito a ser feito para garantir a segurança e o bem-estar daqueles que precisam de apoio e afeto”, diz Anélio Zanuch

Inspiração e muito trabalho

O objetivo da diretoria é seguir estrategicamente as diretrizes estabelecidas e desenvolvidas com a equipe técnica da instituição, orientada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos mantém transparência por meio de diversos documentos como estatuto social, atas de assembleias, balanços patrimoniais e sociais, relatórios e planejamento estratégico anual.

Eder Trevisan, voluntário há mais de 30 anos e membro da diretoria, destaca a importância do voluntariado na história da Casa da Criança.

“Anélio Zanuchi está na linha de frente do nosso trabalho voluntário, desde antes do estabelecimento da organização, e sua dedicação é contínua e forte até hoje. Ele muito nos inspira, assim como Irmã Dulce o inspirou desde o início. A Casa da Criança funciona 365 dias por ano, 24 horas por dia, envolvendo-se em trabalho altamente complexo. É essencial que a sociedade tome consciência e entenda a magnitude da demanda e do trabalho que está sendo feito. As pessoas podem apoiar a instituição participando ativamente de campanhas e eventos, patrocinando ações, doando para o Clube do Anjo e muito mais. O trabalho realizado aqui é sério, valioso e vital para construir um futuro melhor para aqueles que precisam de ajuda. Temos histórias de pessoas que superaram desafios e consideram a instituição como referência de bons valores e de família. Para gerenciar todo o trabalho, contamos com uma equipe profissional altamente qualificada e especializada dedicada a atuar no abrigo, no Janela Aberta e na nova unidade José Vicente de Camargo (JVC). Estamos aqui para apoiar todas as frentes necessárias e motivar mais pessoas a fazer o mesmo”, diz Trevisan.

 Diretoria e Conselho – (Gestão de janeiro de 2024 a janeiro de 2026)

 Presidente: Anélio Zanuch

  1. Vice-presidente: Gustavo Luiz Pafaro Toniatti
  2. Primeira Secretária: Áurea Maria Guimarães
  3. Segunda Secretária: Lilian Maria Scavariello Espanholeto
  4. Primeiro Tesoureiro: Eder José Trevisan
  5. Segundo Tesoureiro: Paula Michelini Masili
  6. Diretora de Assistência Social: Wanda do Carmo Braz Dini
  7. Diretor de Cultura: Hélio Itálico Schiavinato

Conselheiros Fiscais

  1. Conselheiro Fiscal: Gilmar da Silva
  2. Conselheiro Fiscal: Cleusa Maria de Góes Bruschi
  3. Conselheiro Fiscal: Mircio Antonio Signoreto

Conselheiros Suplentes

  1. Conselheiro Suplente Fiscal: José Carlos Manzini
  2. Conselheiro Suplente Fiscal: Otaviano Albieri Filho
  3. Conselheiro Suplente Fiscal: Antônio Gonçalves do Curral

Conselheiros Técnico

  1. Conselheiro Técnico: Hélio José Schiavinato
  2. Conselheiro Técnico: Eduardo Garcia de Lima
  3. Conselheiro Técnico: Robson Santos Chicca
  4. Conselheiro Técnico: André Luis Masili
  5. Conselheiro Técnico: André Luiz Moreira Zanuchi
  6. Conselheiro Técnico: Luciana Maria Bortolassi Ferrara
  7. Conselheiro Técnico: Antônio Aparecido Tadeu de Lima
  8. Conselheiro Técnico: José Francisco Parodi
  9. Conselheiro Técnico: Renata Loiola Martins
  10. Conselheiro Técnico: Leandro Garcia de Lima
  11. Conselheiro Técnico: Bruno Agnello Ceroni
  12. Conselheiro Técnico: Ronaldo Buzato
  13. Conselheiro Técnico: Cezar Augusto Viola
  14. Conselheiro Técnico: Adauto Bissoto Pereira da Silva
  15. Conselheiro Técnico: Angela Maria Moretto Fagnani
  16. Conselheiro Técnico: Andréia Lopes Rodrigues

 O Serviço de Acolhimento Institucional, Convivência Social e Fortalecimento de Vínculos e o Serviço de Família Acolhedora da Casa da Criança é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Valinhos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Para apoiar a instituição e obter mais informações, entre em contato pelo telefone 19 3871-0546 / 3869-5654 ou pelo WhatsApp 19 99576-6257. Visite o site casadacriancadevalinhos.org.br para mais detalhes.

Leia mais