19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

Volta às aulas exige planejamento e acompanhamento

Acolhidos conciliam aulas, atividades internas e atuação como jovem aprendiz

 Assim como na maioria das famílias, os acolhidos precisam de apoio para organizar o início do ano escolar. A volta às aulas no acolhimento da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos tem equipe multidisciplinar para planejar a melhor adaptação dos assistidos.

 A nova pedagoga da instituição, Renata Mendonça, que possui especialização em neuropsicologia, conta como a equipe do Acolhimento organiza as ações de planejamento, integração e acompanhamento das crianças e adolescentes na volta às aulas.

 Atividades

“A volta às aulas é uma das etapas mais importantes do ano no Acolhimento e requer uma série de ações. Primeiro identificamos as nossas demandas internas, conversamos com as crianças e com os adolescentes, entendemos o universo de expectativas deles e a realidade de cada um. Em outra etapa pesquisamos com eles as escolas disponíveis no município, para depois juntos definirmos o local onde vão estudar. Assim, a adaptação pode ser mais positiva. Participamos das reuniões com professores e providenciamos também os materiais e uniformes necessários”, explica Renata Mendonça.

 Os acolhidos são matriculados em escolas estaduais, municipais e Sesi de Valinhos, preferencialmente nas unidades mais próximas da instituição. A pedagoga salienta a importância do acompanhamento dentro da Casa, com a equipe técnica responsável que conta também com profissionais como psicólogo, assistente social e educadores experientes. Esta equipe realiza, planeja e aplica um cronograma de atividades, incluindo a hora do estudo, roda de conversa, atividades multidisciplinares como futebol, arte, Equoterapia, entre outras.

 Jovem Aprendiz

A instituição informa que há adolescentes estudando, mas com tempo reservado para atuar como Jovem Aprendiz. Há casos de sucesso no Acolhimento, motivando outros que se preparam para ingressar neste programa. A Casa da Criança busca empresas interessadas em realizar parcerias para oferecer mais oportunidades aos assistidos.

 Ambiente Familiar

“Dentro da escola é importante que os acolhidos não sejam rotulados por estarem morando em abrigo. A sociedade também pode ajudar com isso. Aqui também é um ambiente familiar. Nosso objetivo é garantir os direitos dos acolhidos para que possam ter um desenvolvimento de vida integral. Temos muitos registros positivos das ações implementadas no Acolhimento da Casa da Criança de Valinhos. Sabemos que estamos no caminho certo, plantando um futuro mais feliz”, conclui a pedagoga.

 O Serviço de Acolhimento Institucional da Casa da Criança é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Valinhos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Para apoiar e obter mais informações – contato no 19 3871-0546 / 3869-5654, Whatsapp 19 99576-6257 ou aqui no site casadacriancadevalinhos.org.br.