19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

Família Acolhedora e os desafios do Serviço Social Oportunidade de ressignificar vidas

24 horas de atuação e apoio integral

 Com plantão 24 horas por dia, todos os dias do ano, o Serviço de Acolhimento Familiar oferece apoio integral aos envolvidos. A já reconhecida equipe técnica do Serviço reúne profissionais que atuam na coordenação, na psicologia e neste ano apresenta um novo assistente social. José Alexandre de Toledo chega com uma extensa experiência na garantia de direitos de crianças e adolescentes.

Há 04 anos o serviço é coordenado por Silvana Mara Miranda. A área de psicologia segue sob responsabilidade de Laísla Gaspar de Souza e agora com o novo assistente social a equipe seguirá com a responsabilidade em atuar em um dos serviços essenciais desenvolvidos pela Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, em parceria com a Secretaria de Assistência Social.

José Alexandre tem vasto conhecimento, sendo mais de 20 anos de atuação, oito destes diretamente com a alta complexidade, nos serviços de acolhimento Abrigo e República. Morador de Campinas, o novo Assistente Social explica que o trabalho é intenso e gratificante na proteção direitos da criança e adolescente, como prevê o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

“A responsabilidade é grande e exige não apenas conhecimento técnico, mas comprometimento ético em relação as informações colhidas da família e sua história de vida. É motivador ver os resultados já apresentados pela equipe. Estamos focados em nossas metas, as quais juntos devemos alcançar ampliando assim o número de famílias acolhedoras, oportunizando quando necessário o acolhimento de crianças e adolescentes nestas famílias”.

A Instituição informa que o Acolhimento Familiar de Valinhos atua em todas as etapas previstas no serviço, desde a divulgação para que a informação correta chegue aos moradores do município e despertem o interesse em acolher e apoiar temporariamente crianças e adolescentes. O atendimento às famílias acolhedoras funciona 24 horas, para que elas possam exprimir suas expectativas, ter o suporte e apoio necessário para as demandas apresentadas pelas crianças e adolescentes durante o período de acolhimento.

Conforme esclarece a coordenação da Família Acolhedora, a psicóloga e o assistente social são os responsáveis pela realização de entrevistas e atendimentos com as famílias acolhedoras, famílias extensas (parentes) e famílias de origem (pais). Estes trabalhos, sob a coordenação de Silvana Miranda, podem ocorrer mesmo após o desacolhimento da criança e adolescente por até seis meses.

“Estar em uma família acolhedora pode ser um fator que contribuirá na formação do caráter e da personalidade da criança e adolescente de uma maneira positiva em seu desenvolvimento. Será a oportunidade da criança e do adolescente ressignificar sua vida”, conclui Toledo.

O Acolhimento Familiar é realizado pela Casa da Criança e Adolescente de Valinhos, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Os interessados em obter mais informações sobre o Serviço e a capacitação poderão agendar uma consulta informativa. Mais informações entrar em contato por e-mail: familiaccava@gmail.com, telefone (19) 3829-3410, WhatsApp (19) 98367-0113 ou aqui no site www.casadacriancaedoadolescente.org.br