19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

“Todos Pela Vida” é o tema central do Setembro Amarelo no programa Janela Aberta

Atividades lúdicas, criativas e artísticas são aplicadas para crianças e adolescentes

No mês dedicado à campanha Setembro Amarelo, a Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos promove ações de valorização da vida, especialmente direcionadas aos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Janela Aberta. Durante este período, crianças e adolescentes terão a oportunidade de participar de oficinas lúdicas com o tema “Todos Pela Vida”.

A instituição, que atende aproximadamente 250 crianças, adolescentes e suas famílias, desenvolveu uma série de atividades adaptadas para diferentes faixas etárias, com o objetivo de estimular reflexões sobre a importância da vida. Lidiane Recco, coordenadora do programa Janela Aberta, destaca que a meta desta abordagem é despertar o interesse e o respeito pela vida em um contexto mais amplo, para que isso faça parte do crescimento dos participantes.

“Evidenciamos a campanha do Setembro Amarelo como um meio de intensificar as reflexões sobre a vida, a autoestima e a expressão dos diversos sentimentos relacionados à valorização da existência de cada indivíduo. Abordamos essas questões de maneira delicada e adaptada, para que os participantes se sintam à vontade para compartilhar suas emoções. Trabalhamos com o tema ‘Todos Pela Vida’, propondo atividades que não apenas buscam compreender as sensações, mas também capacitam os participantes a perceberem que sempre existem maneiras de enfrentar os desafios da vida. Além de buscar apoio, também podemos oferecer empatia e ser um suporte para ajudar outras pessoas”, esclarece a coordenadora do Janela Aberta.

No âmbito da campanha Setembro Amarelo, a Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos oferece uma variedade de atividades relacionadas ao tema “Todos Pela Vida”, incluindo a contação de histórias, rodas de conversa e atividades artísticas, como a criação do “barco dos sentimentos” e a decoração de uma “árvore da vida” com elementos que representam emoções, gestos e palavras.

As atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Janela Aberta são realizadas em parceria com a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Valinhos. Para apoiar os projetos da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, entre em contato pelo número 19 3871-0546 ou visite o site casadacriancadevalinhos.org.br.”