19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

Família Acolhedora faz palestras em escolas de Valinhos

Você também pode solicitar palestras educativas para sua escola

 O Serviço Família Acolhedora realiza palestras educativas em escolas na cidade de Valinhos. O objetivo deste trabalho é divulgar o programa família acolhedora, suas ações e esclarecer dúvidas entre profissionais da educação, pais, crianças e adolescentes. A equipe da Casa da Criança, responsável pelo Serviço Família Acolhedora de Valinhos, atendeu ao convite do Colégio Rinnovare e participou do evento “Protagonista da sua própria história de vida,” inaugurando a temporada de palestras deste semestre, com um conteúdo personalizado.

Para Karen Cristina Costa Battaglin, psicóloga do Serviço Família Acolhedora, levar a realidade de outras famílias às escolas é fundamental para promover uma sociedade mais consciente e atuante. Ela afirma: “Nós apresentamos às crianças desta escola uma visão geral do programa Família Acolhedora, explicando sua finalidade e como alguém pode se tornar parte dele. Os temas são essenciais, incluindo ações educacionais preventivas e estratégias para empoderar as crianças. Utilizamos uma abordagem lúdica e uma linguagem acessível, e as crianças interagiram e demonstraram compreender o conteúdo transmitido. Frases como: ‘Se minha mãe for uma família acolhedora, vou ter um amiguinho em casa para brincar,’ ou ‘A criança vai ficar por um tempo na minha casa e depois terá a sua própria’ até uma analogia do família acolhedora com a frase dita por Pelé quando fez o seu milésimo gol,  ‘Ele sendo um ícone dos esportes poderia ter lembrado nesta ocasião de seu filho, sua mãe, sua esposa mas se lembrou das crianças pobres, vulneráveis e disse para o povo brasileiro ajudar as crianças necessitadas, foram expressões resultantes desse diálogo.”

O evento realizado no Colégio Rinnovare proporcionou uma plataforma para a discussão de diversos temas relevantes à sociedade. A coordenadora pedagógica, Roselane Domingos, relatou que o evento atraiu alunos com idades entre 6 e 12 anos, acompanhados por seus professores. A apresentação abordou a realidade das Famílias Acolhedoras, seus membros e os profissionais envolvidos em todas as etapas do programa.

“Desenvolvemos o projeto ‘Protagonista da sua própria história de vida’ com o propósito de apresentar às crianças diversas profissões e a atuação na sociedade, estimulando uma reflexão sobre seus próprios valores e projetos de vida. As crianças absorveram completamente o conceito de Família Acolhedora. A equipe utilizou uma linguagem apropriada ao público, e nossos alunos aproveitaram a oportunidade para fazer perguntas pertinentes, integrando suas próprias famílias ao contexto de apoio e colaboração para um mundo melhor. Recomendo amplamente essa experiência a outras escolas e empresas, pois enriquece as relações e o trabalho pedagógico. Além disso, observamos um impacto positivo no desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos, e até mesmo nossos colaboradores foram impactados de forma positiva. Todos se engajaram mais na busca pelo autodesenvolvimento, aspirando a se tornarem melhores indivíduos, profissionais, professores e cidadãos. Este processo, sem dúvida, beneficia a todos.”

O Acolhimento Familiar é realizado pela Casa da Criança e Adolescente de Valinhos, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Os interessados em participar podem se inscrever no site e agendar uma visita prévia para um atendimento especializado com a equipe do Serviço. Para obter mais informações, é possível entrar em contato por e-mail: familiaccava@gmail.com, telefone (19) 3829-3410, WhatsApp (19) 98367-0113, ou acessar o site www.casadacriancaedoadolescente.org.br.