A instituição busca apoiadores para ampliar momentos de lazer e cultura aos acolhidos
As férias chegaram e os acolhidos da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos têm uma programação animada para este mês. Neste período, as atividades propostas incluem cinema, circo, parque de diversões, restaurantes e passeios por outras cidades. A instituição convida possíveis apoiadores a oferecer aos acolhidos algumas oportunidades, como ingressos para espaços culturais e gastronômicos, proporcionando experiências enriquecedoras aos jovens.
Antes mesmo do término das aulas do primeiro semestre, os educadores buscaram entender os interesses dos acolhidos para este período. Juntos com os acolhidos pesquisaram as melhores alternativas de atividades, considerando a faixa etária e os recursos financeiros disponíveis, até personalizando para cada um a programação desejada.
Passeios e atividades culturais
Um dos passeios mais aguardados é a visita ao Hopi Hari. Graças à generosidade do Grupo Margaridas, um grupo de voluntárias engajadas na instituição, as crianças e adolescentes poderão desfrutar de um dia repleto de emoções neste famoso parque de diversão. Além disso, os acolhidos manifestaram o desejo de experimentar diferentes sabores e vivenciar novas culturas. Nesse sentido, a Hamburgueria Lendários patrocinou uma noite especial de lanches para os acolhidos, na qual os jovens poderão escolher seus hambúrgueres favoritos e compartilhar momentos agradáveis com os amigos. Outra atividade prevista é aproveitar a programação gratuita do Sesc Campinas, selecionando atividades de acordo com a idade e os interesses dos acolhidos.
Para conhecer mais sobre a cultura japonesa, chinesa, italiana e árabe, selecionadas pelos acolhidos, a instituição realizará noites temáticas, mesmo sem um patrocínio específico. Isso incluirá decoração, trajes adequados dos convidados (os acolhidos) e músicas para acompanhar os pratos que serão preparados pelas cozinheiras da Casa. Para garantir a animação e os cuidados necessários, os educadores atuarão como garçons, brincando com os acolhidos.
Oportunidades – Mais que garantia de direitos
“Nossa dinâmica busca proporcionar uma realidade mais próxima possível da vivência de crianças e adolescentes que moram com as famílias. Vamos além do que é previsto por lei. O Estatuto da Criança e do Adolescente garante a liberdade de criação e o acesso a fontes de cultura, bem como recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer. Temos o compromisso de garantir o desenvolvimento integral dos acolhidos em todas as áreas, promovendo a consciência de seus direitos e deveres, o cuidado com o próximo e a ética no mundo. Ampliar as oportunidades para eles é sempre importante, e esperamos contar com mais apoiadores que compartilhem desse propósito de lazer e cultura”, explica Adriana Simões, coordenadora da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos.
Apoiadores e voluntários
A instituição informa que há oportunidades de atuação voluntária para apoiar os educadores em passeios e atividades recreativas, principalmente nos finais de semana. Empresas, comércios e restaurantes também podem apoiar a programação da Casa da Criança, entrando em contato com os responsáveis.
O Serviço de Acolhimento Institucional da Casa da Criança é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Valinhos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Para apoiar e obter mais informações, entre em contato pelos telefones 19 3871-0546 / 3869-5654, pelo WhatsApp 19 99576-6257 ou acesse o site casadacriancadevalinhos.org.br.