19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

Terapia comunitária na Casa da Criança segue com vagas abertas

Atividade gratuita, voltada aos adultos, crianças e adolescentes da comunidade

Encontros quinzenais

A Terapia Comunitária Integrativa Sistêmica reúne um saber popular e também acadêmico. Desenvolvida pelo médico psiquiatra, teólogo e antropólogo cearense, Adalberto Barreto, a terapia já alcançou mais de 40 países. Com a iniciativa voluntária da médica Valdete Côrtes Ferreira, a comunidade valinhense terá a oportunidade de participar quinzenalmente dessa terapia voltada para adultos, crianças e adolescentes. A atividade será realizada na Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, no novo espaço da instituição José Vicente de Camargo (JVC).  

Em 2017, a terapia comunitária foi incluída no rol das Práticas Integrativas Complementares do SUS. Segundo a Associação Brasileira de Terapia Comunitária (Abratecom), cerca de 30.500 terapeutas comunitários já foram capacitados pelos Polos Formadores.

Empatia e confiança mútua

Formada em Terapia Comunitária há mais de 20 anos, Dra. Valdete supervisionou diversos grupos no SUS em São Paulo e explica que os benefícios constatados são inúmeros. Também salienta que o grupo realiza acordos de cooperação, sem julgamentos, com empatia e acolhimento, mesmo sabendo que ali não há um tratado de segredos, mas há espaço de confiança mútua para que não haja exposição dos relatos fora da roda de terapia. Não se trata de uma terapia de grupo, nem de um substituto para a terapia e tratamentos médicos tradicionais. Em casos pontuais, de forma particular, realizam possíveis encaminhamentos para a rede de serviços da cidade.

“Cada roda de Terapia Comunitária é única e, com ela, toca o íntimo de todos os integrantes de forma transformadora. Quando a boca cala, o corpo fala; quando a boca fala, o corpo sara. À medida que a pessoa resolve suas questões emocionais, a saúde do corpo também melhora. Os integrantes desenvolvem vínculos comunitários e atuam eventualmente como uma rede de apoio solidário. As pessoas aprendem a cuidar de si, da sua saúde integral, valorizam o respeito, a empatia e o apoio ao próximo. A Terapia Comunitária Sistêmica Interativa é fenomenológica, depende de quem está atuando, dos repertórios individuais e do momento da explanação. Para conhecer essa dinâmica e entender a dimensão dos benefícios, é necessário participar de uma roda desta terapia, como as que estamos desenvolvendo na Casa da Criança”, convida Valdete Côrtes Ferreira, escritora e médica formada pela UNIFESP.

Acolhimento e cuidados gratuitos

Para o assistente social do Janela Aberta, Vitor Eusébio, todos deveriam ter a chance de receber acolhimento e cuidados gratuitos, mesmo antes de qualquer diagnóstico de adoecimento mental. “Muitas pessoas não conseguem identificar suas próprias demandas de cuidado de saúde mental. Nossa sociedade saiu do momento mais crítico da pandemia muito fragilizada, com laços sociais rompidos, com a insegurança de um toque, um abraço, e com uma série de sequelas que o isolamento promoveu. Este espaço vem como uma oferta de cuidado para a nossa comunidade”.

Conforme previsto na idealização da Terapia Comunitária Integrativa Sistêmica, a atividade é gratuita e não requer inscrição prévia. Os encontros são realizados quinzenalmente, das 8h30 às 10h, na Casa da Criança, nova unidade José Vicente de Camargo (JVC), localizada na Rua Wilson Roberto Solinski, 131, Jardim Jurema, Valinhos-SP. As próximas rodas de Terapia Comunitária serão realizadas nos dias 13 e 27 de julho. A Terapia voltada para adultos, crianças e adolescentes acompanhados dos responsáveis.

As atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Janela Aberta – são realizadas em parceria com a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Valinhos. Para apoiar os projetos da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos e obter mais informações, ligue para o número 19 3869-5654 ou acesse o site casadacriancadevalinhos.org.br

    

SERVIÇO:

Terapia Comunitária Integrativa Sistêmica

Quinzenal – Próximas datas: 13 e 27/07

Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos – nova unidade José Vicente de Camargo (JVC)

Local: Rua Wilson Roberto Solinski, 131, Jardim Jurema – Valinhos – SP

Gratuito

 

 

Sobre Dra. Valdete Côrtes Ferreira – médica, pediatra, homeopata, acupunturista e fitoterapeuta. Formada em 1978 pela Escola Paulista de Medicina – UNIFESP. Foi funcionária da prefeitura de São Paulo por 32 anos, onde teve importante atuação na implantação das Medicinas Tradicionais e Práticas Integrativas de Saúde nas unidades dos SUS. Atualmente, aposentada busca formas de continuar compartilhando e disseminando seus conhecimentos por meio da atuação voluntária e escrevendo livros infantis como o Livro TILIM – Conhecendo as plantas que ajudam o homem.