19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

Capacitação da Família Acolhedora inicia agosto

Interessados podem realizar a inscrição no site ou agendar uma visita na instituição

A Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, convoca os moradores de Valinhos a participarem da Formação de Famílias Acolhedoras. No próximo mês de agosto iniciará as capacitações do segundo semestre. Os encontros serão presenciais, na unidade do Serviço de Acolhimento Familiar.

Composta por cinco encontros de duas horas cada, a capacitação realizada pela instituição promove a formação de novas famílias acolhedoras para o município de Valinhos. A equipe técnica do Serviço de Acolhimento Familiar ressalta a busca por pessoas comprometidas e genuinamente interessadas em apoiar o futuro de crianças e adolescentes. A coordenadora do serviço, Silvana Miranda, destaca que o amor e o empenho são requisitos essenciais para participar desse Serviço voluntário. “Essa é a oportunidade de se tornar um agente transformador de vidas e ao mesmo tempo em que se familiariza de perto com o trabalho que mobiliza a sociedade valinhense na defesa dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes.”

Ao participar dessa capacitação, cada participante terá a oportunidade de se conectar com histórias de vida, compartilhar afeto e desempenhar um papel essencial na construção de um futuro melhor para crianças e adolescentes. A coordenadora ressalta que o ato de acolher uma criança é um ato de amor incondicional que se trata de um benefício tanto para a criança, sua família e também para a comunidade. Estamos falando de ressignificação de violências e violação de direitos, na qual a criança e ou adolescente acolhido terá a oportunidade de vivenciar outros modelos de famílias que contribuam para sua formação biopsicosoal”

Em relação às questões técnicas da dinâmica de capacitação, a coordenadora reforça a importância de todos os membros da família estarem preparados. “A capacitação destina-se a todos os membros do grupo familiar, e a decisão de acolhimento ocorre somente no final, após a avaliação da equipe técnica, realizada em conjunto com a família interessada. Durante o processo, os voluntários capacitados poderão escolher a idade e o sexo da criança que desejam acolher. Além disso, para que o acolhimento seja bem-sucedido, é essencial que o perfil da criança seja compatível com o perfil e a dinâmica familiar. Portanto, quanto mais famílias capacitadas, maiores as chances de termos um número ideal de Famílias Acolhedoras para o município”, conclui Silvana Miranda.

O Acolhimento Familiar é realizado pela Casa da Criança e Adolescente de Valinhos, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Os interessados em participar podem se inscrever no site e também agendar uma visita prévia para um atendimento especializado com a equipe do Serviço. Para obter mais informações, entre em contato por e-mail: familiaccava@gmail.com, telefone (19) 3829-3410, WhatsApp (19) 98367-0113 ou acesse www.casadacriancaedoadolescente.org.br.