19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

Carnaval com criatividade na Casa da Criança

Marchinhas tradicionais, fantasias, passeios e dinâmicas internas fazem parte da festa

 

Neste Carnaval, a Casa da Criança de Valinhos resgata com os acolhidos o brincar inocente, com marchinhas tradicionais, músicas pedagógicas, matinê exclusiva para eles, fantasias customizadas com a participação e motivação à criatividade das crianças e adolescentes. A festa será na próxima sexta-feira (dia 25), após o período de aulas. Além deste evento, a instituição programou uma série de atividades para todos os outros dias que marcam o calendário cultural no Brasil. Serão realizados passeios e dinâmicas internas.

As datas comemorativas, como o Carnaval, marcam a história da humanidade, ficam na memória coletiva da sociedade. Para a Casa da Criança, estes períodos servem como reforço de memórias positivas na construção da jornada de vida dos acolhidos, contam também com registros em fotos e vídeos que compõem o álbum da vivência, mais feliz possível, de cada um na instituição.

A importância do calendário cultural

Para a instituição, principalmente em período de pandemia obedecendo os protocolos para garantir a saúde de todos, é importante considerar estas datas de festa popular da cultura brasileira e mundial.

“As crianças e adolescentes, que ficaram muito reclusos nestes dois anos de pandemia, precisam de mais estímulo para interação, mesmo que entre eles mesmos e para ampliarem a noção de tempo e espaço. Temos um calendário anual que busca marcar com atividades as principais datas comemorativas do País”, explica Ana Lúcia Cruz, supervisora do acolhimento da Casa da Criança.

Conceitos históricos e culturais são apresentados aos acolhidos, com antigas marchinhas de Carnaval, como a de Chiquinha Gonzaga, Ari Barroso, músicas lúdicas como de grupos tradicionais infantis como Palavra Cantada, Pequeno Cidadão e Grupo Parampampam.

“Temos como objetivo também provocar reflexões sobre a origem das festividades, motivamos as pesquisas para a valorização das raízes culturais, para que as crianças e adolescentes tenham um olhar mais amplo e crítico sobre tudo que ocorre no mundo e não fiquem alheios às manifestações das datas comemorativas. É uma oportunidade para atuarmos dentro da instituição e fora também. Temos passeios em parques, praças, circo, cinema, teatro. Buscamos ampliar o repertório cultural deles para que possam dar passos cada vez mais seguros na trajetória de vida que estão construindo”, reforça a pedagoga, Renata Damas.

O Serviço de Acolhimento Institucional da Casa da Criança é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Valinhos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Para mais informações, podem ligar no 19 3871-0546 ou acessar o site casadacriancadevalinhos.org.br e rede sociais.