19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

Família Acolhedora promove evento com nova temática

Mestre em intervenção psicossocial fala da importância do vínculo no acolhimento familiar

 O Serviço de Acolhimento Familiar, desenvolvido pela Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, promove encontro com foco no tema: “A Importância do Vínculo com Crianças e Adolescentes no Acolhimento Familiar”. Para tratar desta temática, a instituição convidou Lara Naddeo, psicóloga e coordenadora da área de pesquisa e difusão de conhecimento do Instituto Fazendo História, que fará a reflexão com os interessados em conhecer e fazer parte da dinâmica da Família Acolhedora. O evento será realizado no dia 22 de fevereiro, às 19h30, em plataforma on-line. O link de acesso está disponível no site e nas mídias sociais da entidade.

Este encontro tem como objetivo avançar em questões como: Há formas de se preparar para receber uma criança temporariamente em casa? Como entender os benefícios de uma criança criar vínculos afetivos com uma família acolhedora?

Fará a diferença na sua própria história e na sociedade

Para Lara Naddeo, mestre em intervenção psicossocial, com experiência de mais de nove anos no Instituto Fazendo História, atuar como Família Acolhedora é uma decisão de causa coletiva, pensar que fará a diferença na sua própria história e na sociedade, mas também terá de estar bem capacitada, amparada por uma equipe que possa planejar adequadamente todas as etapas desta vivência.

“A pessoa tem que estar disponível e aberta para se vincular afetivamente com a criança ou adolescente. É importante, além de estar ciente da situação transitória da convivência, ter a clareza da necessidade de uma boa capacitação, conhecer os inúmeros benefícios que irá promover ao acolhido e às famílias envolvidas. É fundamental que o vínculo vá além dos cuidados básicos como alimentação e saúde, é preciso dar amor, afeto, atenção e tempo para caminhar com este processo que envolve sentimentos. A saída deverá ser bem elaborada para que seja um momento mais próximo do natural e positivo para a história de crescimento da criança. É indicado que haja um tempo entre um acolhimento e outro para que os responsáveis possam se reorganizar em todas as áreas da vida, somente então voltar a atuar como Família Acolhedora”, explica Lara Naddeo.

Os interessados em obter mais informações, apoiar e fazer parte como Família Acolhedora  podem entrar em contato por e-mail: familiaccava@gmail.com, através do telefone (19) 3829-3410 ou WhatsApp (19) 98367-0113.

 

SERVIÇO:

Encontro – Família Acolhedora de Valinhos

Data: 22/02/2022 – terça-feira

Horário: das 19h30 às 20h30

Tema: “A Importância do Vínculo com Crianças e Adolescentes no Acolhimento Familiar”

Convidada: Lara Naddeo, psicóloga, mestre em intervenção psicossocial, coordenadora da área de pesquisa e difusão de conhecimento do Instituto Fazendo História

Evento on-line – link disponível no site e nas redes sociais  https://meet.google.com/soy-qgdv-wee