19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

Acolhimento Familiar reforça equipe e anuncia participação na Festa do Figo

O Serviço de Acolhimento Familiar, promovido pela Casa da Criança e Adolescente de Valinhos em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, inicia o ano com um importante reforço em sua equipe multidisciplinar. A psicóloga Camila Forster Marques, com mais de 10 anos de experiência, integra o time para ampliar o alcance das políticas públicas relacionadas à área. O Serviço de Família Acolhedora é uma Política Pública da Assistência Social, uma modalidade de acolhimento prevista por lei no ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, desde 2009.

Atendimento: O Serviço de Acolhimento Familiar tem como meta para este ano ampliar o número de famílias acolhedoras capacitadas, visando atender as demandas do município.

Presença na Festa do Figo: A equipe da Família Acolhedora estará presente na Festa do Figo, com uma ação de divulgação para despertar o interesse do público. Durante o evento, agendarão atendimentos para aprofundar discussões na instituição. O objetivo é disseminar informações sobre os serviços oferecidos, promover uma compreensão mais ampla e fortalecer o compromisso com a comunidade. A presença de todos é esperada para estreitar laços em prol do bem-estar social. A ação será realizada nos dias 18/01 às 18h30, 25/01 às 19h e 28/01 às 10h.

Nova Psicóloga: Com uma sólida formação em psicologia pela Unifesp e mais de uma década de experiência em atendimentos na média e alta complexidade, em abrigos e instituições de Campinas, Camila Forster Marques assume a área de psicologia do Serviço de Acolhimento Familiar. Seu objetivo é atender os acolhidos e todos os envolvidos, mas também desmistificar a dinâmica da Família Acolhedora, enfatizando que o processo envolve oportunidades valiosas com ganhos na vida das crianças e dos envolvidos.

“Nosso desafio é desmistificar a dinâmica da Família Acolhedora. Abordamos sistematicamente o processo, assegurando a todos os envolvidos que não se trata de abandono, mas sim de uma oportunidade de reescrever histórias de vidas das crianças e de todos os envolvidos. Este é um processo fluido, gratificante e feliz, que promove a saúde integral e envolve as famílias como parceiras.”

Atendimentos Personalizados e Planejados:

Os atendimentos psicológicos do Serviço de Acolhimento Familiar são realizados de forma planejada, semanalmente ou quinzenalmente, de maneira individual e coletiva, adaptando-se a cada situação específica. Durante todas as etapas do acolhimento, há um acompanhamento sistemático para garantir o suporte necessário. Intervenções pontuais são realizadas pela equipe multidisciplinar, oferecendo apoio 24 horas sempre que necessário.

Os interessados em apoiar ou participar do Serviço de Acolhimento Familiar podem agendar uma visita prévia para um atendimento especializado com a equipe. Para mais informações, entre em contato por e-mail: familiaccava@gmail.com, telefone (19) 3829-3410, WhatsApp (19) 98367-0113.