19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

Férias com atividades e conexão com a comunidade

O período de férias na Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos deste ano é marcado por iniciativas inovadoras e ações solidárias, promovendo entretenimento, aprendizado e conexão com a comunidade. Toda sexta-feira, os acolhidos e educadores promovem uma espécie de assembleia, momento proporcionado para que todos possam expressar suas expectativas e sugerir atividades. Essa participação ativa permite uma programação de atividades para cada dia de férias, garantindo uma experiência democrática.

Passeios e atividades

As atividades deste ano foram organizadas em grupos, de acordo com faixa etária, proporcionando uma abordagem personalizada para cada criança e adolescente. A programação inclui passeios em diversas praças e quadras da região, com direito a momentos reservados para andar de bicicleta no CLT, promovendo o desenvolvimento físico e social. Além disso, passeios ao Sesc fazem parte dos desejos atendidos nestas férias de verão, enriquecendo ainda mais a experiência dos acolhidos.

Os educadores desempenham um papel fundamental na facilitação das atividades, que incluem brincadeiras no Parque Taquaral, equitação na Estância 3 Irmãos, circuitos de gincanas, noites de filmes e jogos de tabuleiro. O projeto de férias do acolhimento buscou não apenas diversão, mas também promover a empatia e o cuidado entre os participantes. As férias começaram com um gesto solidário, onde cada acolhido teve a oportunidade de doar roupas e sapatos que não lhes serviam mais, participando de uma ação de doações em uma comunidade local, o Acampamento Marielle Vive, onde moram mais de 450 famílias.

A interação com as crianças da comunidade proporcionou uma troca valiosa de experiências, ampliando a compreensão das diferentes realidades. A pedagoga do acolhimento, Renata Damas, ressaltou a importância dessa interação, enfatizando que a colaboração e a solidariedade podem ocorrer em qualquer lugar.  “Há sempre algo que podemos contribuir na sociedade. A troca de experiência incluiu a apresentação da organização da comunidade como plantar em uma Horta agroecológica em formato de mandala, a dinâmica de uma cozinha coletiva colaborativa, também puderam conhecer os espaços de recreação e estudos da comunidade. A reflexão promovida foi muito positiva”, destaca Damas.

Entre as atividades internas promovidas, o sucesso ficou por conta dos campeonatos de videogame, jogos de tabuleiro, como mais votado o Uno, oferecendo até prêmios especiais aos ganhadores, como a oportunidade de desfrutar de um sorvete especial durante a semana. O “Dia da Beleza”, dedicado às meninas e o momento de leitura na hora de dormir, também foram incorporados ao cronograma. Para enfrentar o calor, atividades refrescantes com bexigas d’água e outros jogos aquáticos proporcionam alívio e diversão.

Os serviços oferecidos, como o Serviço de Acolhimento Institucional, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Serviço de Acolhimento Familiar, são realizados em parceria com a Prefeitura Municipal de Valinhos, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Para apoiar ou obter mais informações sobre a Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, entre em contato pelos telefones 19 3871-0546 / 3869-5654, pelo WhatsApp 19 99576-6257.