19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

Carnaval na Casa da Criança é celebrado com Criatividade e Alegria

A Casa da Criança de Valinhos está se preparando para um Carnaval inesquecível, trazendo diversão e criatividade para os assistidos. Em um esforço para resgatar o brincar inocente, a instituição organizou uma série de atividades festivas, destacando marchinhas tradicionais, músicas pedagógicas e uma matinê exclusiva para as crianças e adolescentes.

A festa está marcada para o dia 08/02/2024, nos dois períodos no Projeto Janela Aberta, oferecendo a todas as crianças assistidas um momento comemorativo e saudável, prometendo ser repleta de momentos memoráveis. Além desta celebração, a Casa da Criança programou uma variedade de atividades para os outros dias que marcam o calendário cultural brasileiro.

Marchinhas Tradicionais e Músicas Pedagógicas: Conceitos históricos e culturais são apresentados aos acolhidos por meio de antigas marchinhas de Carnaval, como as de Chiquinha Gonzaga e Ari Barroso, além de músicas lúdicas de grupos tradicionais infantis como Palavra Cantada, Pequeno Cidadão e Grupo Parampampam.

Customização de Fantasias: As crianças participam ativamente, expressando sua criatividade na customização de fantasias, promovendo um ambiente de diversão e aprendizado.

Reflexão Cultural: Adriana Simões, coordenadora da Casa da Criança, destaca a importância de provocar reflexões sobre a origem das festividades e motivar a pesquisa para a valorização das raízes culturais. A instituição busca ampliar o repertório cultural das crianças e adolescentes, preparando-os para uma visão mais ampla e crítica do mundo ao seu redor.

As crianças acolhidas institucionalmente participarão de momentos na comunidade, como ida às tradicionais matinês em clubes. Já as crianças em acolhimento familiar irão com as famílias acolhedoras em programações eleitas pelas próprias famílias. A ideia é que todas as crianças recordem positivamente da festa popular brasileira.

Os serviços oferecidos, como o Serviço de Acolhimento Institucional, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Serviço de Acolhimento Familiar, são realizados em parceria com a Prefeitura Municipal de Valinhos, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Para apoiar ou obter mais informações sobre a Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, entre em contato pelos telefones 19 3871-0546 / 3869-5654, pelo WhatsApp 19 99576-6257 ou acesse o site casadacriancadevalinhos.org.br.