19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

Férias escolares com diversas atividades aos acolhidos

 Cinema, parque, teatro e museu estão entre os passeios programados

Férias escolares seguem como um desafio para todas as famílias que pensam em proporcionar momentos memoráveis e positivos para as crianças e adolescentes. Pensar em preencher esse tempo com atividades que possam favorecer a socialização dos acolhidos é tarefa da Casa da Criança de Valinhos.

Neste mês, a equipe técnica e coordenação do Acolhimento da instituição programaram passeios que fazem parte da lista de desejos das crianças e dos adolescentes. Além de idas ao cinema, parques e teatro, a programação deste ano incluiu passeios em São Paulo, com direito a visita ao Museu do Futebol e uma parada em uma das lanchonetes mais famosas da cidade, que tem elementos temáticos com referência aos filmes da saga Harry Potter. Outro pedido a ser atendido é um passeio a uma chácara, com piscina para aproveitarem o calor que ainda promete fazer neste verão.

Conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é direito da criança e do adolescente a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral. Assim como prevê a Constituição Federal – É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Para a coordenação da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, preencher os dias de férias e o tempo livre dos acolhidos vai além de garantir os direitos previstos no ECA e na Constituição.

“Garantir os direitos das crianças e adolescentes é a nossa obrigação, mas buscamos ir além disso. O encantamento e as relações comunitárias devem fazer parte da história de vida de todas as pessoas. Durante todo o ano planejamos esses momentos de lazer e cultura, com muito carinho. Eles são tão importantes ou mais que os outros dias previstos na rotina dos acolhidos. As expectativas da infância e da adolescência precisam ser valorizadas. Buscamos entender os sonhos de cada um e de forma bem planejada, viabilizamos as vivências que possam alcançar os direitos e também garantir a emoção e o conhecimento que farão parte da construção e da narrativa saudável de vida deles. Muitas destas atividades só são possíveis graças a ajuda de padrinhos e voluntários da instituição”, explica Adriana Simões, coordenadora da instituição.

O Serviço de Acolhimento Institucional da Casa da Criança é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Valinhos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Os interessados em apoiar a instituição nestas férias receberão todo o suporte necessário, em todas as etapas. Para mais informações, podem ligar no 19 3871-0546 / 3869-5654, WhatsApp 19 99576-6257.