19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

Dia Internacional das Mulheres na Casa da Criança estimula o conhecimento

Instituição celebra o Dia Internacional das Mulheres motivando a reflexão

A Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos dá início ao mês de março com atividades lúdicas, artísticas e interativas em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres (08 de março). Educadores conduzirão essas atividades levando reflexão e conhecimento às oficinas do Janela Aberta e na rotina de acolhimento da instituição.

História de luta e conquistas

Destacando a importância das conquistas das mulheres ao longo da história, a instituição ressalta que as mulheres ingressaram no mercado de trabalho no século 19, enfrentando jornadas insalubres e condições desafiadoras. O reconhecimento oficial do Dia Internacional da Mulher pela ONU ocorreu em 1977, após décadas de lutas pelos direitos femininos.

A Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos reconhece a significativa contribuição das mulheres para a sociedade e destaca conquistas marcantes na vida das brasileiras, desde a primeira atleta nas Olimpíadas em 1932, passando pela promulgação da Lei Maria da Penha em 2006, que criminaliza qualquer forma de violência contra a mulher (física, moral ou psicológica), até a eleição da primeira mulher presidente do Brasil em 2014.

No que tange à violência, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o Brasil registrou 722 feminicídios entre janeiro e junho de 2023. Olhando para o futuro, a instituição expressa o desejo de alcançar igualdade salarial, redução da violência, aumento na participação política e outros objetivos em constante construção.

“O Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade de celebrar conquistas e refletir sobre desafios. Ainda que haja um longo caminho a percorrer em direção à igualdade de gênero, a Casa da Criança e do Adolescente destaca o crescimento do número de mulheres em cargos de liderança, celebrando conquistas inspiradoras. Aqui buscamos ampliar a reflexão sobre a condição das mulheres no mundo, seus direitos, espaços e oportunidades”, destaca Adriana Simões, coordenadora da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos.

Educação

Atualmente, as mulheres representam cerca de 50% dos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação. Dados da Capes revelam que 53% dos bolsistas de pós-graduação são mulheres, ressaltando a importância da educação feminina.

A instituição reconhece as complexidades enfrentadas pelas mulheres diariamente e enfatiza a importância da força, poder e união para superar obstáculos.

Os serviços oferecidos, como o Serviço de Acolhimento Institucional, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Serviço de Acolhimento Familiar, são realizados em parceria com a Prefeitura Municipal de Valinhos, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Para apoiar ou obter mais informações sobre a Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, entre em contato pelos telefones 19 3871-0546 / 3869-5654, pelo WhatsApp 19 99576-6257 ou acesse o site casadacriancadevalinhos.org.br.