19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos promove palestras em empresas

A Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, por meio de sua equipe do Serviço de Acolhimento Familiar, reforça sua missão social promovendo palestras em empresas da região para conscientizar sobre a importância do voluntariado e o impacto do acolhimento familiar. Em novembro, colaboradores da Chem-Trend terão a oportunidade de assistir a uma palestra sobre os processos formativos do voluntariado e o trabalho da Família Acolhedora na cidade.

Com equipe especializada e experiência consolidada no terceiro setor, o Serviço de Acolhimento Familiar está à disposição para levar essas palestras gratuitamente a outras empresas e instituições. A abordagem combina informações sobre a atuação da Família Acolhedora e reflexões sobre o voluntariado como força de transformação social. O que abre espaço para o diálogo e a sensibilização para o acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

O valor do voluntariado no Brasil

Voluntariado é mais que uma ação, é um compromisso com a sociedade. De acordo com a Lei nº 9.608/1998, que regulamenta o trabalho voluntário no Brasil, as organizações do terceiro setor têm um marco legal que oferece segurança e transparência nas atividades desenvolvidas. Segundo o IBGE, em 2019, cerca de 7,6 milhões de brasileiros realizaram algum tipo de trabalho voluntário, reforçando o papel fundamental dessas iniciativas para o desenvolvimento social.

Família Acolhedora: solidariedade e acolhimento

A participação de famílias acolhedoras é essencial para o Serviço de Acolhimento Familiar. Embora as famílias recebam um auxílio financeiro, o papel é essencialmente voluntário, pois exige um compromisso genuíno em oferecer amor, segurança e estabilidade a crianças e adolescentes temporariamente afastados de suas famílias de origem. “Esse trabalho é, antes de tudo, um ato de solidariedade e de amor, onde a motivação principal é transformar histórias e proporcionar um ambiente seguro para as crianças e adolescentes. A missão das famílias acolhedoras vai além de qualquer auxílio financeiro, sendo baseada no desejo de ajudar e ressignificar vidas”, explica Karen Battaglin, coordenadora do Serviço de Acolhimento Familiar.

O acolhimento familiar é um processo estruturado e reconhecido, em que a equipe técnica da instituição acompanha e apoia as famílias, visando o retorno das crianças às suas famílias de origem ou, em último caso, à adoção. Cada passo é monitorado para garantir que tanto as crianças quanto as famílias acolhedoras recebam o suporte necessário para uma experiência segura e positiva.

Agende uma palestra gratuita

Empresas e instituições interessadas em receber as palestras do Serviço de Acolhimento Familiar podem agendar gratuitamente estas ações. As palestras abordam desde o papel do voluntariado até a relevância do acolhimento familiar, tudo com a expertise de uma equipe dedicada e com vivência prática no terceiro setor.

Seja uma Família Acolhedora

O Serviço de Acolhimento Familiar, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, está em constante busca por famílias dispostas a fazer a diferença. Se você sente o chamado para transformar vidas, participe da próxima capacitação. Para mais informações ou para agendar uma consulta informativa, entre em contato pelo e-mail familiaccava@gmail.com, telefone (19) 3829-3410, WhatsApp (19) 98367-0113 ou visite o site www.casadacriancaedoadolescente.org.br.