19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

Atividades especiais em celebração ao Mês da Consciência Negra na Casa da Criança

A Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos está realizando uma série de atividades em comemoração ao Mês da Consciência Negra. Durante todo o mês de novembro, os educadores estão engajados em uma campanha de conscientização, buscando promover o respeito, a igualdade e a valorização da cultura afrodescendente.

Lei, Cultura e Conscientização 

Em 2003, um marco importante na luta antirracista foi alcançado com a implementação da Lei 10.639, tornando obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e privadas, do ensino fundamental ao médio. A instituição reforça a importância de ampliar a conscientização por meio de diversas ações.

Atividade Cultural

No dia 28 de novembro, os inscritos do programa Janela Aberta terão a oportunidade de participar de atividades especialmente elaboradas para proporcionar uma vivência cultural sobre a importância das reflexões associadas ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

Rafael Salustiano, educador social e professor de Educação Física com mais de 20 anos de experiência sociocultural, foi contratado para liderar uma atividade cultural focada na temática da Consciência Negra. Salustiano destaca a importância da educação antirracista, enfatizando que “nosso objetivo é levar os saberes da cultura negra, valorizar nossa ancestralidade e apresentar referências negras da região, como Aurora Bueno Sudário, de Vinhedo. Abordaremos temas como samba, axé, mitologia africana e promoveremos contação de histórias, percussão com cantigas e toques ancestrais, resgatando heróis e heroínas da história do Brasil e dos quilombos ao redor do mundo.”

Sociedade mais consciente

A instituição ressalta a importância de desenvolver, vivenciar e contextualizar comportamentos de respeito, valorização e visão antirracistas como ações essenciais. “Ir além do que é previsto por lei, atuar com empatia e igualdade prática são fundamentais para contribuir para uma sociedade mais consciente”, destaca a instituição.

Thalita de Jesus Monteiro educadora social, afirma que “trazer a conscientização do que é preconceito vai além do não falar, pois agir de forma preconceituosa é de fato um crime. Buscamos naturalizar, nas crianças e adolescentes, a real igualdade que precisamos conquistar na sociedade a cada dia. Assim, todos saem mais conhecedores de seus direitos, deveres e saberes críticos, fortalecendo a construção de uma sociedade mais consciente.”

As atividades da Casa da Criança são realizadas em parceria com a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Valinhos. Para apoiar os projetos da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, garantir os panetones e os presentes, entre em contato pelo número 19 3869-5654/3869-5654 ou visite o site casadacriancadevalinhos.org.br. Una-se a esta iniciativa e faça o Natal das crianças da Casa da Criança de Valinhos mais brilhante e cheio de esperança.