19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

Acolhimento familiar realiza encontro virtual inédito com equipe especializada

Evento aponta frentes de trabalho para acompanhar, apoiar e incentivar a participação da sociedade

 O Serviço de Acolhimento Familiar de Valinhos convida a comunidade Valinhense para participar do encontro virtual “Dialogando com Equipe Técnica do Judiciário de Valinhos-SP – A atuação de Assistentes Sociais e Psicólogos nos casos de Acolhimento familiar”. O evento será realizado no próximo dia 22 de setembro, às 19h30, pela internet, com a participação da psicóloga Maria do Carmo Lima Batista e da assistente social Ângela Paes de Santana, da equipe técnica do Judiciário de Valinhos-SP, onde os participantes poderão tirar possíveis dúvidas.

Um dos programas da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos é o Serviço de Acolhimento Familiar, realizado em parceria com a Secretaria da Assistência Social, que organiza o acolhimento de crianças e adolescentes afastados da família de origem mediante medida protetiva, em residência de famílias acolhedoras habilitadas e cadastradas.

Este Serviço contempla a mobilização, cadastramento, seleção, capacitação, e supervisão das famílias acolhedoras realizados por uma equipe técnica de profissionais (Assistente Social e Psicólogo), que sistematicamente faz acompanhamento psicossocial das famílias de origem, famílias acolhedoras e das crianças e adolescentes acolhidos, com vistas à reintegração familiar.

É fundamental também a articulação com a rede serviços sócios assistenciais do município, com os atores do Sistema de Garantia de Direitos e com a Justiça da Infância e da Juventude que exercem um papel importante quando ocorre o acolhimento de uma criança/adolescente pela família cadastrada.

Compete à Justiça da Infância e da Juventude do município, fiscalizar, acompanhar, apoiar e incentivar os serviços de acolhimento familiar nas suas respectivas Comarcas. Em Valinhos, este trabalho é realizado em parceria entre as equipes técnicas do Serviço de Acolhimento Familiar e do Judiciário, este encontro objetiva destacar a atuação das técnicas forense da Justiça da Infância e da Juventude de Valinhos, nos casos de acolhimento familiar e informar como tem sido realizado este trabalho em parceria e sua importância no processo reintegração familiar para garantia e proteção da criança e adolescente. Este é o objetivo deste novo encontro promovido pela Casa da Criança e do adolescente de Valinhos.

Reforçamos sempre a importância de ter no município o cadastramento de novas famílias acolhedoras, porém neste novo encontro virtual do Serviço de Acolhimento Familiar de Valinhos,  vamos conversar com destacadas profissionais psicossociais do Judiciário que tem atuado com a equipe do Serviço de Acolhimento familiar na elaboração do plano de Atendimento Individual  e na construção de estratégias para a reintegração familiar que contemplam os encaminhamentos necessários para viabilizar o retorno seguro da criança ou do adolescente e o fortalecimento desta família para o exercício de seu papel de cuidado e proteção“, explica Silvana Mara Miranda, coordenadora do Serviço.

O encontro virtual será no próximo dia 22 de setembro às 19h30 pelo Google Meet. Os interessados podem entrar em contato pelo site www.casadacriançaedoadolescentedevalinhos , ligar no telefone 19 3829 3410 ou WhatsApp/celular 19 98367 0113. Solicite o link para participar das reuniões e agende a sua consulta informativa para saber mais sobre o Serviço de Acolhimento Familiar da Casa da Criança.

Participe! Você também pode fazer parte desta história.