19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

Voluntariado da Casa da Criança mobiliza a cidade

No dia 28 de agosto comemora-se o Dia Nacional do Voluntariado

A Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, idealizada por voluntários há 28 anos, conta com o apoio de centenas de pessoas que doam tempo, atenção, talento e comprometimento em diversas atividades realizadas em prol da instituição. No dia 28 de agosto comemora-se o Dia Nacional do Voluntariado e para homenagear a atuação deles a Casa da Criança promoverá a exposição de um vídeo com agradecimentos e um chamamento para que mais interessados possam se engajar na causa da organização.

 O Grupo Margaridas é um coletivo de mulheres que se reúne para trabalhar como voluntárias nas causas da sustentabilidade e da infância. Desde 2018, atua também em prol da Casa da Criança de Valinhos. Sonia Juliatto, voluntária do Margaridas, conta que inicialmente apoiavam na decoração e objetos para os eventos da instituição. Atualmente, dedicam o tempo à produção de diversas peças artesanais sustentáveis para serem expostas na loja solidária, no Shopping Valinhos, sendo todo valor arrecadado utilizado nas obras da instituição.

 “Atuei mais de 30 anos como agrônoma e nos últimos 10 anos com grupos de artesanato rural, também realizei trabalhos de mediação de conflitos nesta área e sempre quis ter mais tempo para me dedicar à causa da infância. Há três anos, estou comprometida com este trabalho voluntário no Grupo Margaridas e na Casa da Criança. Esta experiência nos mostra que lavar uma louça, fazer um fuxico é tão importante quanto qualquer outra atividade. Pude reencontrar amigas de infância, fiz novos amigos, tenho o apoio da minha família e posso dizer que temos motivação de sobra, vemos de perto o resultado da nossa dedicação e também o reconhecimento do nosso trabalho. Acredito na causa, na seriedade da instituição e amo essa atuação. Sei que juntas contribuímos para o futuro de centenas de crianças e adolescentes”, conta a voluntária Sonia Juliatto.

 Para Wanda Dini, diretora social voluntária da Casa da Criança, todos podem doar um pouco do seu tempo, talento e amor. “Quando iniciei os trabalhos pensei em atuar diretamente com as crianças, mas logo entendi que o nosso trabalho de apoio e suporte à equipe profissional técnica é muito necessário e valioso para garantir a qualidade de todo o funcionamento da instituição. A minha filha e marido também logo se tornaram parte do voluntariado, toda a nossa equipe e as crianças formam uma grande e verdadeira família. Mesmo em tempos de pandemia não paramos, cada um faz as atividades de casa produzindo artesanato, digitando as notas fiscais, divulgando as ações, realizando a atuação agendada no bazar e na loja solidária do Shopping Valinhos. Recomendo muito experimentar essa incrível sensação de fazer o bem! Eu não consigo imaginar a minha vida sem o voluntariado”, destaca Wanda Dini.

 

VOLUNTARIADO NO BRASIL

  • 6,9 milhões de brasileiros se dedicam a uma causa
  • 46,4% realizam atividades voluntárias quatro ou mais vezes por mês
  • Mulheres estão mais presentes na atuação do voluntariado no País
  • 6,6 horas semanais são dedicadas ao voluntariado
  • 85% dos brasileiros aprovam e acreditam que as organizações sociais apresentam um impacto positivo no Brasil
  • 71% dos brasileiros confirmam a preferência em adquirir produto ou serviço de empresas que atuam em prol de causas sociais

Fontes: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2019 feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Brasil Giving 2020.

 Os interessados em apoiar ou fazer parte do voluntariado podem se candidatar ao trabalho, comprar os produtos na loja solidária do Shopping Valinhos, ou podem doar ao Grupo Margaridas produtos como: feltros e linhas coloridas de algodão mercerizado, fio indicado para trabalhos em crochê, que serão utilizados na produção de brinquedos sensoriais, enfeites de porta e lembrancinhas de maternidade, chaveiros criativos, objetos de decoração, jogos, enfeites temáticos, quadros, bonequinhas e bonecos em amigurumi.

Para fazer parte do voluntariado da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos basta registrar o interesse no WhatsApp 19 99206-7920. A atuação poderá ser remota ou com agendamento presencial para trabalhar no bazar ou na loja solidária, sempre obedecendo todos os protocolos de saúde.