19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

Setembro Amarelo tem abordagem lúdica para crianças

Atividades culturais na Casa da Criança marcam o mês de prevenção ao suicídio

 

Conscientes do impacto da saúde mental no cotidiano, as atividades de valorização da vida acontecem na Casa da Criança durante todo o ano. A campanha Setembro Amarelo marca o mês de prevenção ao suicídio e para os educadores da instituição a abordagem intensificada pode ser lúdica e efetiva. Por meio de atividades culturais com teatro, literatura, cinema, música e multimídias, os inscritos no Janela Aberta e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo terão a oportunidade ampliar o repertório sobre a temática do mês.

Para Taynara Souza, psicóloga da Casa da Criança, no Janela Aberta, dados alarmantes indicam maior cuidado em tempos de pandemia. Pesquisas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) apontam que uma em cada quatro crianças e adolescentes ouvidos no estudo apresentou ansiedade e depressão durante a pandemia com níveis clínicos, com indicação de intervenção de especialistas. O Instituto de Psiquiatria da USP identificou em pesquisa sintomas de ansiedade ou depressão em 27% das crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos.

“Nossa temática no Setembro Amarelo envolve questões em torno do combate ao bullying, entendimento dos prejuízos do preconceito, a importância da inclusão social, respeito às diferenças e também sobre as novas referências de convivência durante a pandemia. Com estratégias lúdicas, nossos educadores e equipe técnica prepararam um conteúdo híbrido especifico a ser apresentado por meio de atividades presenciais agendadas, impressas no Diário de Bordo para serem realizadas em casa, vídeos interativos, vídeos chamadas exclusivas para a interação com cada criança, adolescente e suas famílias. A proposta é estreitar os vínculos e reforçar conceitos práticos de cidadania e valorização da vida”, explica Taynara Souza.

O programa Janela Aberta realiza acompanhamento semanal com inscritos e familiares. Identifica oportunidades de temas a serem tratados durante as atividades, assim como encaminhamentos necessários à rede de serviços do município, como o Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico e Fonoaudiológico – CEMAP.

Com objetivo de garantir os cuidados durante a pandemia, a coordenação da Casa da Criança informa que as atividades presenciais são realizadas respeitando todos os protocolos de saúde, com agendamento prévio, distanciamento, uso de máscaras, álcool em gel, limpeza constante dos locais e também realizam uma pesquisa prévia e posterior às atividades para acompanhar com as famílias as condições de saúde de todos os envolvidos. “Desde o início das atividades presenciais agendadas seguimos intensificando os cuidados e não tivemos nenhum registro de caso de Covid no Janela Aberta, isso nos sinaliza que estamos no caminho certo. Seguimos cada vez mais atentos para proteger a saúde de todos”, destaca Adriana Simões, coordenadora da instituição.

O Projeto Janela Aberta e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são realizados em parceria com a Secretaria de Municipal de Assistência Social, a Secretaria de Cultura e a Secretaria Municipal de Esportes. Para apoiar os projetos da Casa da Criança de Valinhos ligue 19 3871-0546 ou acesse o site casadacriancadevalinhos.org.br.