19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

Setembro Amarelo e Saúde Mental

O Setembro Amarelo tem por objetivo tratar a questão do suicídio, levando este tema para discussão da sociedade através dos meios de comunicação. Esta medida se faz necessária em um país onde, por ano, 14 mil pessoas tiram sua própria vida. Isso é um retrato de uma questão que é culturalmente negligenciada pela população: o cuidado com a saúde mental.

Saúde mental é tão importante quando a saúde física. Se não estamos emocionalmente bem, tudo vai mal, o desempenho no trabalho, a relação com a família, amigos etc. E assim como a saúde física, se tratamos dela de maneira preventiva, a chance de ter um transtorno maior diminui consideravelmente. Existem diversas maneiras de realizar este cuidado preventivo, sendo o principal deles o atendimento psicológico individual.

Ainda existe muito preconceito com o atendimento psicológico – ou a psicoterapia, como também é chamado – sendo ainda atribuído a aqueles que possuem um transtorno grave. Quantas vezes não ouvimos alguém dizer que “não é louco” quando ouvem a sugestão de procurar por um psicólogo? Pode parecer óbvio para muitas pessoas, mas não custa lembrar: psicólogo não é para quem é louco, e sim para fazer a manutenção preventiva das nossas funções emocionais.

Todos nós precisamos de um lugar só nosso. Um espaço onde podemos compartilhar as nossas vivências, as nossas experiências, nossas angústias, frustrações e medos, com alguém que possui uma escuta especializada. Alguém que foi preparado para lidar com estas questões, que consegue ouvir e propor reflexões que nos façam compreender melhor nossos sentimentos. O atendimento psicológico pode ajudar a identificar um sofrimento intenso, que pode evoluir para um processo depressivo e até mesmo terminar de maneira trágica. Este profissional pode, inclusive, identificar quando existe a necessidade de um atendimento psiquiátrico, nos casos em que um tratamento medicamentoso de faz necessário junto à terapia.

No caso de instituições de acolhimento, como é o caso da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, possuí um psicólogo que ajuda os acolhidos a lidarem com as dificuldades decorrentes deste momento em que estão afastados de sua família de origem. Ainda assim, todos são estimulados e encaminhados a terem o seu atendimento psicológico individual, com o profissional externo, para que possam ter o seu momento de cuidado único, singular.

Educadores sociais

O tema do Setembro Amarelo também é lembrado pela equipe de educadores sociais, que sempre realizam alguma atividade educativa com as crianças e adolescente durante este período. Assim, todos ficam por dentro deste assunto tão importante, e podem replicar este conhecimento nos outros espaços por onde transitam.

Esta deveria ser a realidade da sociedade como um todo, que todos tivessem consciência da importância da psicoterapia, e pudessem dedicar este tempo ao cuidado de si mesmo. Hoje existem serviços públicos que oferecem atendimento psicológico pelo SUS, instituições de ensino superior que atendem gratuitamente e profissionais que atendem a preços justos. Cabe lembrar que estamos falando de saúde, logo isso não deve ser considerado um gasto, e sim um investimento em nós mesmos. E lembrando, é importante buscar por um profissional qualificado, com boas indicações e devidamente registrado junto ao Conselho Regional de Psicologia.

E que o Setembro Amarelo possa servir para nos lembrar de que o suicídio pode sim ser evitado quando paramos por uma hora durante a nossa semana para olharmos para nós mesmos. Quando temos um tempo para sermos ouvidos, e para ouvir a nós mesmos quando estamos compartilhando nossas angústias com um profissional.

 

Gabriel de Sousa Vieira

Psicólogo do Acolhimento – Abrigo 

Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos

CRP 06/140207