19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

Projeto reúne a força de condomínios para o bem da cidade

Com foco em responsabilidade social e gestão organizacional

diversas ONGs recebem apoio financeiro

Com economia, responsabilidade social e comprometimento é possível mobilizar centenas de pessoas em prol de uma causa, durante todo o ano. Este é o objetivo do projeto que prevê oferecer mentorias dinâmicas a condomínios e entidades assistenciais do município da Valinhos e região. Neste ano, a Casa da Criança de Valinhos foi a entidade unanimemente aprovada em assembleia para receber uma doação mensal, até maio de 2022.  

Idealizado pelo Condomínio Villagio Florença, o projeto, que envolve 94 condôminos (384 moradores), já realizou doações a duas outras entidades Acesa Capuava e CAIS Campinas. Todas as entidades beneficiadas se comprometem a prestar contas sistematicamente. Cada entidade recebeu aportes mensais pelo período de dois anos. Para o sindico do condomínio, Celso Antônio Páfaro, formado em engenharia, com MBA em Finanças, esta ação vai além da responsabilidade social: é uma questão de cidadania e de gestão semelhante às melhores práticas do mercado corporativo.

“A Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, referência em credibilidade e confiança nos trabalhos desenvolvidos, é a terceira entidade a ser beneficiada. Podemos expandir essa cultura de gestão com foco em cidadania e economia para outros condomínios. As boas práticas de gestão praticadas em muitas empresas podem ser adaptadas a qualquer instituição e também em condomínios. A redução de despesas impactando os moradores é o mote dos argumentos, que são somados ao alto comprometimento de todos para se sentirem parte de um projeto muito maior, que vai beneficiar não somente as nossas famílias, mas também as pessoas que mais precisam e fazem parte da nossa sociedade. Queremos fomentar esta ideia de solidariedade realizando eventos e parcerias entre as entidades, administradoras e condomínios de Valinhos ”, explica Celso, que atua como voluntário no condomínio, assim como em diversas entidades da região.

Benefícios para o Condomínio

  1. Otimizar soluções, resultados e redução no orçamento
  2. Redução de inadimplência – ampliação do comprometimento por saberem que estão pagando por uma importante ação e contribuindo de forma efetiva com uma entidade séria.
  3. Maior transparência e confiança junto aos moradores
  4. Comportamentos colaborativos e participativos durante as reuniões condominiais
  5. Convivência social harmônica e coerente com os propósitos de solidariedade e cidadania compartilhados  

Segundo Celso, em Valinhos há cerca de 118 condomínios, com taxas de condomínio em torno de R$ 100 milhões/ano. Estes condomínios poderão se beneficiar com a mentoria solidária, totalmente gratuita, com foco em responsabilidade social e troca de conhecimentos. Os eventos serão realizados inicialmente no formato virtual, na sequencia serão agendados encontros presenciais, preferencialmente nas ONGs. Os primeiros eventos têm previsão de ocorrerem entre os meses de agosto e setembro. Os interessados em conhecer mais sobre o projeto e participar dos eventos de mentoria devem enviar um email para e-mail villagioflorenca@uol.com.br.

Para apoiar as atividades da Casa da Criança os interessados podem entrar em contato pelo telefone 19 3871-0546 ou acessar o site casadacriancadevalinhos.org.br.