19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

Cultura Nordestina é destaque durante todo mês de agosto

 

Repente, literatura de cordel, cinema e história terão abordagens especiais

 

A Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos reservou o mês de agosto inteiro para a valorização da cultura nordestina. Neste mês em que se comemora as memórias e as tradições do nordeste brasileiro, a partir da Semana da Cultura Nordestina, a instituição apresenta uma série de atividades a serem aplicadas aos inscritos no programa Janela Aberta – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

A Casa da Criança inclui em sua programação de agosto a valorização da tradição cultural nordestina por meio do folclore, literatura de cordel, xilogravura, repente e cinema. Para a instituição apresentar essa realidade cultural é fundamental, como explica Rafael Bianconi, educador, formado em Relações Públicas, com repertório vasto como artista gráfico, cantor e poeta.

“Neste mês, teremos a oportunidade de evidenciar a importância da cultura nordestina para todo o País. Entendemos que ao apresentar e realizar atividades práticas as crianças poderão interpretar melhor as ricas influencias da cultura nordestina, presentes em todas as regiões do Brasil e também consumir mais esta notável literatura. Temos inscritos de famílias nordestinas e precisam reconhecer o alto valor da sua ancestralidade, assim como disseminar a todos o respeito e o comportamento sem preconceitos, ainda enraizados na sociedade”, conta o educador da Casa da Criança, Rafael Bianconi.

Mais de 60 crianças inscritas no Serviço de Convivência Janela Aberta terão acesso ao conteúdo temático elaborado pela equipe da instituição, que será aplicado durante o mês, presencialmente, em horários agendados, remotamente por meio de atividades impressas via publicação “Diário de Bordo” e também em atividades digitais elaboradas com a participação das crianças, orientadas pelos educadores e equipe técnica. Serão trabalhados em atividades lúdicas e artísticas a interpretação e criação de poesias por meio de cordel, música, arte gráfica e referências históricas. Os educadores informam que a valorização da oralidade, expressões e a semântica, terão destaque para reforçar a importância da pluralidade da comunicação no País.

Discriminação, preconceito contra nordestinos, manifestações e comportamentos desta ordem podem se caracterizar como xenofobia, previstos como crime no Brasil. A Lei nº 7.716, prevê que ofender valores constitucionais como a dignidade humana, fere o princípio da igualdade. Para denunciar, basta ligar no número 100 ou acessar o site do Ministério Público Federal ou também a plataforma especializada em crimes cibernéticos, SaferNet.

O Projeto Janela Aberta e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são realizados em parceria com a Secretaria de Municipal de Assistência Social, a Secretaria de Cultura e a Secretaria Municipal de Esportes. Para apoiar os projetos da Casa da Criança de Valinhos ligue 19 3871-0546 ou acesse o site casadacriancadevalinhos.org.br.