19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

Motivos de sobra para ser uma Família Acolhedora

Família Valinhense bate recorde de acolhimento e relata experiências inéditas 

 

Com capacitação disponível durante todo o ano, o Serviço de Acolhimento Familiar de Valinhos, desenvolvido pela Casa da Criança, em parceria com a Secretária de Assistência Social do município, promove eventos para esclarecer e apresenta relatos inéditos de família com recorde de acolhimento no município.

Propósitos com amor 

Para o casal valinhense, da família Silva*, que já acolheu nove crianças, durante mais de seis anos de atuação como Família Acolhedora, além do preparo, a vontade e o amor devem prevalecer no propósito de acolher de uma criança ou adolescente. Nos primeiros acolhimentos, a inscrita no serviço conta que o seu nível de autocobrança era muito intenso, até mais do que quando os seus filhos eram pequenos.

“Com o tempo aprendi que podemos fazer o nosso melhor, sem exigir o impossível de nós mesmos, da nossa família e das crianças. Buscamos agir de forma mais natural mesmo. Entregamos o que temos de mais genuíno – o amor. As boas referências de convivência devem contar, valorizamos a personalidade de cada um, o diálogo, a autoestima, apoiamos a autonomia e a segurança para que possam crescer de forma saudável. A rotina também é importante, acompanhar as lições, os cuidados com a saúde, ter disciplina, ensinar limites, tudo faz parte da nossa convivência familiar”, conta a acolhedora.

Atualmente, a família Silva* acolhe três irmãos, com idades entre dois e seis anos, sendo que o mais novo chegou depois, despertando novos sentimentos às irmãs, que também reaprenderam a importância do cuidado estendido a todos os membros da família, como explica a valinhense.

“Meus filhos são adultos, casados, nos visitam e nos apoiam muito, assim como todos os familiares e amigos. Sabem que não trocaríamos por nada essa experiência emocionante e única a cada acolhimento. Acreditamos que estamos preparando pessoas boas para o mundo, isso nos motiva a continuar. Quando eles vão embora entendemos que estão mais felizes e preparados para viver uma vida melhor. Nunca vou me arrepender ou me esquecer de cada minuto dedicado a eles”, relata a integrante da Família Acolhedora Valinhense.

5 MOTIVOS PARA SER UMA FAMÍLIA ACOLHEDORA (Por família Silva*)   

  1. Dar e receber amor incondicional e inesquecível
  2. Exercitar a flexibilidade para aprender e crescer junto com as crianças e adolescentes
  3. Descobrir o melhor de cada ser humano
  4. Renovar as esperanças no mundo
  5. Ampliar a gratidão e reconhecer afetos genuínos  

Os interessados em obter mais informações e confirmar o acesso aos eventos podem acessar o link nas redes sociais da instituição ou solicitar o link por e-mail: familiaccava@gmail.com, através do telefone (19) 3829-3410 ou WhatsApp (19) 98367-0113.

*O nome da família foi trocado para preservar a identidade dos envolvidos.