19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

Horta da Casa da Criança de Valinhos faz sucesso na mesa

Horta da Casa da Criança de Valinhos faz sucesso na mesa

Educação alimentar na infância contribui para a saúde física e emocional

Todos podem apoiar a ampliação da horta vertical

A Casa da Criança começa o semestre comemorando as primeiras colheitas da horta cultivada no quintal da instituição. Com o objetivo de incentivar uma alimentação mais equilibrada e saudável, os colaboradores, nutricionista e voluntários elaboraram o projeto “Horta, delícia da Casa”, que tem a ativa participação das crianças.

No Brasil, uma em cada três crianças de 5 a 9 anos possui excesso de peso. Entre os adolescentes, 17,1% estão com sobrepeso e 8,4% já são considerados obesos, segundo dados da Unicef. Pensando na tendência das crianças e adolescentes a preferirem alimentos industrializados, a Casa da Criança de Valinhos aposta no cultivo de alimentos naturais para a valorização do processo, sabor e dos benefícios de uma refeição equilibrada.

Como acontece

Com mudas, sementes e produtos doados, a Casa da Criança cultiva em canteiros e vasos temperos, chás e frutas como: cebolinha, hortelã, erva cidreira, alecrim, acerola, maracujá e romã. As crianças participam de todo o processo que envolve a horta, como conta a supervisora dos educadores, Ana Lúcia Freitas Cruz.

“Primeiro pesquisamos as experiências e expectativas das crianças com relações aos alimentos naturais. Depois, para que todos pudessem participar, realizamos o plantio, revezando os cuidados diários, o acompanhamento do crescimento, trabalhando a ansiedade para respeitar o tempo certo para colher e por fim a preparação dos alimentos e a comemoração durante a refeição. Acreditamos que desta forma eles possam valorizar todo o processo e principalmente a importância de priorizar uma alimentação mais saudável e feliz, sem precisar impor nenhum alimento. Eles já pedem verduras, legumes e frutas. À noite já esperam os chás e sucos naturais vindos diretamente da nossa horta. Sabemos que com todos esses cuidados e carinho, estes hábitos saudáveis poderão ser perpetuados na vida deles.”

Acompanhamento nutricional

O acompanhamento nutricional na instituição sempre aconteceu. E há mais de dois anos, a nutricionista, consultora de restaurantes, Thais Maciel atuando como voluntária, aplica técnicas de segurança alimentar aos colaboradores e de forma gradativa, apresenta uma proposta de cardápio mais natural, com seis momentos reservados para a alimentação equilibrada: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia com chá, suco e leite.

“A alimentação não tem só o objetivo de nutrir, mas também de fazer parte da sua história emocional, sem criar dependência de alimentos específicos. Pensamos em um cardápio que pudesse atender a todos da forma nutritiva e agradável. Não proibimos nenhum alimento, mais incentivamos que possam provar uma maior variedade. Há pesquisas que indicam que a criança precisa provar de seis a sete vezes um alimento até a adaptação do paladar. É importante apostar em uma educação alimentar pois tendemos a replicar esses hábitos na vida adulta. Entender o processo e os motivos de escolher melhor os alimentos fazem toda a diferença na saúde, o quanto antes assimilarmos isso mais qualidade de vida teremos”, explica Thais Maciel.

Como apoiar

A Casa da Criança de Valinhos pretende ampliar o cultivo de alimentos com uma horta vertical e dependem de apoiadores para a realização desta etapa do projeto. Os interessados em apoiar a horta da Casa da Criança de Valinhos devem ligar 19 3871-0546.