19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

Mês das crianças com animação e conscientização afetiva

A Casa da Criança de Valinhos promove atividades especiais,

com eventos e reflexões educativas

Quando as expectativas são elevadas, aproveitar a oportunidade de reforçar os valores das crianças pode ser um ato pedagógico significativo. Esse é o princípio que as coordenadoras da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos estão abraçando neste mês, em que celebramos o Dia das Crianças. No contexto das comemorações de seus 30 anos de existência, a instituição planeja diversas atividades para tornar este mês especial para as crianças.

O programa Janela Aberta, com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, preparou uma festa dedicada exclusivamente aos participantes e suas famílias. O evento está marcado para o próximo sábado (07/10), das 9h às 11h30, na quadra da instituição. A diversão estará garantida com atrações como um espetáculo de mágica, performances de palhaços, pintura facial, cama elástica e atividades interativas para as famílias.

No Abrigo, que funciona como um lar tradicional, as crianças recebem atenção especial com informações sobre as celebrações externas, ao mesmo tempo em que são sensibilizadas sobre a importância educacional, desvinculando a data do consumismo, conforme explicado pela coordenadora Adriana Simões.

“Utilizamos o período de comemorações do Dia das Crianças para promover reflexões sobre felicidade, crescimento saudável, valores de cidadania, ética e empatia. Destacamos a importância do cuidado, do afeto e do amor. É crucial desvincular esse período das tentações consumistas. No entanto, as crianças e adolescentes compreendem que podem receber presentes em datas como essa, o que ajuda a construir uma relação com seu comportamento e desempenho escolar durante todo o ano”.

Neste mês, as crianças e adolescentes do Abrigo terão a oportunidade de visitar uma hamburgueria local, que generosamente patrocinou um dia especial. Haverá uma vivência aplicada por voluntários, com atividades e dinâmicas a serem realizadas na quadra da instituição. Os acolhidos que têm padrinhos afetivos poderão desfrutar de passeios com eles, de acordo com a programação previamente estabelecida. Além disso, as crianças também vão poder passar um dia diferente, em uma chácara cedida por um grupo de voluntários.

No Serviço de Acolhimento Familiar, estão planejados atividades lúdicas e passeios com as famílias, a serem realizados na segunda quinzena de outubro, reunindo as famílias voluntárias, crianças e adolescentes assistidos por esse serviço.

Para tornar essas celebrações ainda mais especiais, a Casa da Criança aceita doações de guloseimas e alimentos não perecíveis. A instituição informa que já recebeu muitos brinquedos, chinelos e pijamas como importantes doações, reforça os agradecimentos, mas ainda está aberta a receber contribuições de passeios que possam ser realizados com os educadores. Além disso, voluntários podem se cadastrar na instituição para apoiar os preparativos dos eventos.

A Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos mantém parceria com a Prefeitura Municipal de Valinhos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e oferece três importantes programas sociais e culturais para a comunidade. Para obter mais informações e apoiar a instituição, visite o site www.casadacriancadevalinhos.com.