19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

“Desenvolvimento de Infâncias” é tema de debate

Serviço de Acolhimento Familiar promove encontros mensais sobre diversos assuntos  

Com temas inéditos e especialistas convidados, o Serviço de Acolhimento Familiar promove mensalmente encontro de Famílias Acolhedoras cadastradas e inscritas no Serviço. No último encontro, promovido no dia 8 de março, a psicóloga Renata Gentile, do Núcleo Perspectivas, abordou o tema “Desenvolvimento de Infâncias”.

A Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, responsável pelo projeto, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, explica que o objetivo dos eventos é promover um espaço para troca de experiências entre famílias acolhedoras e proporcionar ao grupo apoio, escuta mútua e a formação continuada com temas pertinentes a crianças e adolescentes e o acolhimento familiar.

“Cada evento é uma oportunidade única, com temas exclusivamente voltados à realidade do Serviço de Acolhimento Familiar. Neste último evento conseguimos nos aprofundar sobre a essência do desenvolvimento de infâncias. A participação da psicóloga Renata Gentile, da nossa equipe e integrantes da Família Acolhedora foram decisivos para a troca de experiências e conhecimento. Conseguimos ampliar as perspectivas para compreender a criança, a infância em suas diversas características, bem como olhar para o papel de quem cuida”, explica Silvana Miranda, coordenadora do Serviço de Acolhimento Familiar da Casa da Criança.

TROCA DE SABERES E EXPERIÊNCIAS

Em parceira com a Casa da Criança desde 2008 e com o Serviço de Acolhimento Familiar deste 2017, a psicóloga Renata Gentile, facilitadora do evento, atua como supervisora clínica institucional de serviços de acolhimento, do Núcleo Perspectivas, com foco no trabalho de formação e capacitação de psicólogos que trabalham no Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

“Admiro o compromisso da Casa da Criança na luta pela garantia dos direitos da infância.  Há tempos acompanho o trabalho consistente e implicado na reflexão sobre a prática das equipes que compõem os programas. Considero fundamentais esses espaços de troca, aprendizado mútuo e reflexão para que o trabalho nas diferentes formas de acolhimento possa ganhar em qualidade”, conta Renata Gentile, psicóloga facilitadora do evento.

A psicóloga complementa a importância da família acolhedora e dos educadores em geral, ao considerar cada criança como única, buscando conhecer suas características, necessidades, interesses e desejos. “Quando um adulto se propõem a compreender a criança em sua singularidade contribui para que ela possa se envolver com ela mesma e com o mundo e assim se desenvolver de forma saudável e criativa. Considero fundamental os espaços como o que realizaram no último dia 8, nos quais os participantes possam ampliar a concepção sobre infância, refletir sobre educação e acolhimento e trocar saberes e experiências”

PRÓXIMO EVENTO

O próximo evento do Serviço de Acolhimento Familiar será aberto ao público, realizado em abril (data a ser confirmada) também na modalidade on-line, nas plataformas digitais da instituição, com o tema “A Importância da parceria do Poder Público e a Sociedade Civil no Serviço de Acolhimento Familiar” e terá a participação da Secretária da Assistência Social, Tathiane Boldarini de Camargo.

Os interessados nos eventos e em se tornar Família Acolhedora podem obter mais informações, acessando o site www.casadacriancadevalinhos.com.br , podem registrar o interesse em se inscrever nas capacitações por meio do e-mail:  familiaccava@gmail.com ou através do telefone (19) 3829-3410 ou pelo WhatsApp (19) 98367-0113.