19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

Bolo de Páscoa da Casa da Criança tem gotas de chocolate e tradição

Centenas de crianças são apoiadas na tradicional campanha de Páscoa 

Presente na tradição brasileira e em boa parte do mundo, a Colomba Pascal é um alimento que simboliza a paz e pode ser compartilhado no café da manhã ou após as refeições. A Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, como nos anos anteriores, apresenta a oportunidade da população valinhense apoiar a instituição e se deliciar com o Bolo Sonho de Páscoa com a família e amigos. O famoso bolo com gotas de chocolate é produzido pela Casa Suíça, que há décadas produz doces comemorativos. As vendas já começaram e cada unidade tem o valor de R$28,00.

Com referências históricas, há uma lenda em que um rei, na Europa, na região da Itália do século VI, desistiu de um importante combate após ganhar um bolo em formato de pomba, simbolizando a paz entre os povos. A partir de então, o bolo de páscoa representa a paz, a união e a força que a sociedade pode mobilizar em prol de um bem maior.

Precisamos do apoio de todos

Para o fundador e presidente da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, Anélio Zanuchi, o Bolo de Páscoa representa o sonho de um futuro melhor para muitas crianças.

“Nossa prioridade e preocupação é com o bem-estar e com o futuro de centenas de crianças e adolescentes. Este Bolo Sonho de Páscoa simboliza o nosso sonho de garantir os direitos das crianças, que estejam todas amparadas e acolhidas da melhor forma possível. Há mais de 28 anos, trabalhamos arduamente, com muito amor. O Bolo Sonho de Páscoa chega em boa hora, pois precisamos do apoio de todos nesta campanha que carrega a causa de amor e paz”, conta Anélio Zanuchi, fundador da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos.

A embalagem do Bolo Sonho de Páscoa foi estilizada pelo renomado e premiado artista plástico Rogério Pedro, o mesmo que aplicou a sua arte nas latas dos panetones da instituição em 2020.

Os representantes de empresas, famílias e organizações podem garantir o Bolo Sonho de Páscoa por meio dos telefones (19)3871-0546 ou (19) 3869-5654.

Leia mais

Colaboradores deixam a Casa da Criança mais colorida

Mãos na tinta para deixar a vida das crianças mais alegre

Como fazer a manutenção de casa em tempos de pandemia? A Casa da Criança de Valinhos optou por não expor os acolhidos a convivência com outras pessoas para protegê-los ao máximo e evitar o contágio da Covid-19. No entanto, a manutenção se fez necessária. Por iniciativa dos próprios colaboradores da instituição decidiram revitalizar todas as áreas de uso das crianças e adolescentes pintando as paredes e mobiliário com as tintas Coral, doadas no ano passado.

Ao idealizar a pintura, os educadores, a supervisora e o motorista da Casa pensaram em como iniciar o trabalho, sem interferir na rotina das crianças. Assim elaboraram um plano, com cronograma e etapas cumpridas por cada um. Neste processo, o envolvimento dos acolhidos foi considerado fundamental para aprovarem até a escolha das cores e tons a serem trabalhados, assim como a logística para não prejudicá-los em nada, pois alguns são asmáticos e alérgicos, como conta a supervisora dos educadores, Ana Lúcia Freitas Cruz.

COR, CARINHO E CUIDADO

“Cada etapa do projeto de pintura do acolhimento foi pensada para que as crianças sentissem que se tratava de mais um carinho, um cuidado para com elas também. Elas participaram escolhendo as cores, na preparação de algum detalhe e na finalização, com a decoração final dos ambientes. Eles permaneceram em outros cômodos até a conclusão da pintura do local. Ficaram ansiosos, principalmente para ver como ficariam os quartos. A aprovação e animação foi muito gratificante para todos. Este trabalho foi altamente motivador e uniu ainda mais a nossa equipe. Todos de uma forma especial puderam contribuir para este resultado tão positivo”, conta Ana Lúcia.

O projeto de pintura do acolhimento foi iniciado em dezembro para que pudessem usufruir de uma melhor decoração natalina nas salas de uso comum. Assim prepararam as paredes com antecedência e depois realizam a pintura nos tons de bege. Já os quartos foram ser pintados neste ano, cada dormitório recebeu uma cor previamente acordada com os acolhidos nos tons claros de azul, verde, lilás e amarelo. No decorrer da pintura identificaram a necessidade de revitalizar também alguns móveis como beliches, mesas de apoio, cômodas, portas, prateleiras e até quadros. Outras áreas, como jardim interno e corredores, também receberam mãos de tinta.

SOMOS UMA FAMÍLIA

Para Marlene Santana, educadora do acolhimento, participar desta ação envolve emoção e comprometimento para com todos. “Acredito que aqui seja diferente do mundo corporativo, sentimos que podemos fazer parte da vida das crianças com gestos de cuidados até com o ambiente em que convivemos. Ficamos tão empolgados para deixar a Casa ainda mais bonita para os acolhidos e consequentemente para nós, colaboradores, que vivemos aqui com eles boa parte do tempo, festejamos juntos Natal, Ano Novo, aniversários e muitas datas importantes. Assim, sentimos que a instituição é o nosso segundo lar, somos como uma família mesmo. As crianças se sentiram valorizadas e amparadas com o nosso carinho, presente em cada detalhe, foi um presente, uma conquista de todos”.

O próximo projeto do acolhimento da Casa da Criança de Valinhos contemplará a instalação de uma horta suspensa ou vertical no quintal da instituição para que todos possam plantar e colher verduras, legumes e frutas.

Os interessados em apoiar os projetos da Casa da Criança de Valinhos devem ligar 19 3871-0546 ou acessar o site casadacriancadevalinhos.org.br.

 

 

Leia mais

Prêmio Melhores ONGs 2020 é conferido à Casa da Criança de Valinhos

Governança, transparência, comunicação e financiamento são reconhecidos nacionalmente

Existem no Brasil 237 mil ONGs, segundo o último levantamento do IBGE. Neste ano, o Prêmio Melhores ONGs apresenta as 100 organizações vencedoras, entre as 670 inscritas. A Casa da Criança de Valinhos recebe, pela segunda vez, o reconhecimento por suas boas práticas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento.

O Prêmio Melhores ONGs, maior do terceiro setor no Brasil, é uma parceria do Instituto Doar, da agência de projetos socioambientais O Mundo Que Queremos e da Ambev, com respaldo técnico de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e apoio da Fundação Toyota do Brasil. A cerimônia de premiação será no dia 10 de dezembro, a partir das 19h, com transmissão pelo YouTube e pelo site do canal Futura.

“É com imensa emoção e satisfação que recebemos o Prêmio Melhores ONGs 2020. Em ano atípico, com pandemia devastadora, foi necessário redobrar os esforços para seguir atuando com qualidade e segurança. Este reconhecimento é fruto de muito trabalho de todos os colaboradores, voluntários, diretoria, Prefeitura, apoiadores da Casa da Criança e principalmente pelas nossas crianças, adolescentes e suas famílias, que abraçam as oportunidades para encontrar caminhos de superação constante no decorrer de suas vidas. Nosso muito obrigado a todos que fazem parte desta história de amor”, comemora Anélio Zanuchi, presidente e fundador da Casa da Criança de Valinhos.

Para a FEAV, este reconhecimento confirma o que a sociedade já sabe sobre a excelência dos trabalhos da Casa da Criança. “Esta premiação vem de encontro com o que a Casa da Criança é, com a admirável administração, tudo muito organizado, a forma como desenvolvem os projetos, toda atuação é um Benchmarking das melhores práticas de gestão, um modelo para outras instituições, não somente da cidade, mas para todo o País. A instituição está mesmo de parabéns”, enaltece Eliane Macari, presidente do Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos (FEAV).

“Na qualidade de parceira, a Prefeitura Municipal de Valinhos, através da Secretaria de Assistência Social parabeniza a Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos por esta premiação. Nos sentimos muito orgulhosos por este trabalho executado com qualidade, comprometimento e muita responsabilidade”, Dulce Maria de Paula Souza, secretária de assistência social de Valinhos.

A lista dos premiados se encontra disponível no site melhores.org.br. Uma novidade deste ano é o lançamento de uma plataforma para ajudar as ONGs vencedoras a captar doações, onde qualquer pessoa pode entrar e doar diretamente para qualquer uma das 100 ONGs vencedoras. A plataforma para doação também já está disponível a partir de hoje. É um presente do Melhores ONGs para o Dia de Doar, uma campanha mundial no dia 1º de dezembro para estimular as contribuições financeiras para as organizações.

Leia mais

Família Acolhedora completa seis anos e planeja 2021

Novos inscritos realizam o sonho e a missão de cuidar de crianças e adolescentes

Um sonho pode se realizar mesmo após décadas? Assim Ogeny de Oliveira Franklin (75 anos), aposentada, com três filhas formadas e 2 netos, planeja 2021 para colocar em prática um propósito antigo de atuar como Família Acolhedora. Viúva há cinco anos, Ogeny conta que, desde os 18 anos, já pensava em cuidar de crianças em situação de risco.

“Ainda muito jovem eu caminhava pela cidade e via crianças sem cuidados nas ruas e já sabia que um dia eu poderia cuidar de mais pessoas, mesmo não sendo da minha família original. Este sonho permaneceu comigo por mais de 50 anos. Eu não pude realizar isso antes, mas hoje tenho disposição, estrutura, muito amor, apoio da família e as condições necessárias para atuar como Família Acolhedora”, conta Ogeny.

Após tomar conhecimento sobre o serviço da Família Acolhedora de Valinhos, Ogeny, que trabalha como voluntária em instituições, foi buscar mais informações e saber se teria o perfil para atuar na cidade.  Depois da confirmação, realizou todas as etapas de capacitação. Agora aguarda o encaminhamento para o primeiro acolhimento familiar e realizar um dos maiores sonhos da vida dela.

Neste mês de dezembro, o Serviço de Acolhimento Familiar de Valinhos, atuação fundamental da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, comemora seis anos de trabalhos intensos para garantir a proteção de crianças e adolescentes em ambiente familiar. Para ampliar o número de famílias habilitadas ao serviço, neste ano de pandemia, foram realizados quatro encontros, no formato de reuniões virtuais, com 120 acessos. Durante o ano, além dos encontros, também foram aplicados 4 ciclos de capacitação.

Para Silvana Miranda, coordenadora do Serviço de Acolhimento Familiar, da Casa da Criança de Valinhos,

capacitar os interessados no  Serviço não só contribui para a formação da família, como também os auxilia na identificação do perfil da criança e do adolescente facilitando o processo de acolhimento.

“Continuamente realizamos a divulgação do Serviço em busca de capacitar e habilitar novas famílias acolhedoras, visando a ampliação e diversificação do perfil da família que corresponda ao perfil das crianças e adolescentes acolhidos. Ocorre que muitas vezes os interessados que nos procuram não estão dentro dos critérios estabelecidos pela legislação, uma vez que apresentam o desejo de adoção e ou são de outro município. Sendo assim são encaminhados para os órgãos competentes de adoção e para os serviços de suas regiões. Nossa meta para 2021 é ampliar o serviço com pelo menos mais cinco famílias cadastradas e habilitadas com diferentes perfis”.

Assim como Ogeny, os interessados em se tornar Família Acolhedora podem obter mais informações, acessando o site www.casadacriancadevalinhos.com.br , podem registrar o interesse em se inscrever nas capacitações por meio do e-mail:  familiaccava@gmail.com ou através do telefone (19) 3829-3410.

Leia mais

Amor presente na Família Acolhedora

Para contar mais sobre uma paternidade consciente e atuante, a TVB Record Campinas fez a matéria em homenagem ao Dia dos Pais. Confira os detalhes de cada relato e gestos emocionantes, registrados com os integrantes da Família Acolhedora da Casa da Criança de Valinhos. 

Acesse e confira a matéria

 

Leia mais