19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

Apadrinhamento Afetivo, um sonho que chega em Valinhos

Os acolhidos da Casa da Criança aguardam padrinhos ou madrinhas para fazer parte de uma história feliz

Quem nunca ouviu uma fábula com histórias mágicas de fada madrinha ou mesmo os significados religiosos ou financeiros de apadrinhamento? A realidade de se tornar um padrinho ou madrinha afetivo no acolhimento é diferente, mas não menos importante e gratificante para todos os envolvidos, como registra o novo projeto da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos. A partir deste mês de novembro, os moradores da cidade de Valinhos, maiores de 25 anos, interessados em realizar o apadrinhamento afetivo devem procurar a instituição para realizar a inscrição, participar da seleção, capacitação e acompanhamento com suporte integral.

A oportunidade de receber o Apadrinhamento Afetivo será apresentada a todos os acolhidos do Serviço de Acolhimento Institucional (abrigo) que tiverem o perfil previsto. O Apadrinhamento Afetivo é previsto no Estatuto da Criança e Adolescente e é realizado em todo o país com apoio dos Tribunais locais e do Conselho Nacional de Justiça. O objetivo é proporcionar as crianças e adolescentes a vivência de vínculos afetivos individualizados e duradouros e a ampliação de suas experiências sociais, culturais e de convivência familiar e comunitária.

Para a implementação do Apadrinhamento Afetivo, a instituição precisou desenvolver durante mais de um ano todas as etapas do projeto. Os responsáveis são os mesmos que compõe a equipe técnica do serviço de acolhimento institucional, composta por uma coordenadora, um psicólogo, um assistente social e uma pedagoga. Esta equipe é responsável pelo planejamento, implementação e acompanhamento do projeto, além de prestar contas das atividades realizadas à Vara da Infância e da Juventude do foro deste município. O desenvolvimento dos trabalhos prevê reuniões, encontros lúdicos, documentação, dinâmicas coletivas, observação, visita domiciliar e entrevistas individuais.

“As crianças e adolescentes que vivem uma situação excepcional, afastadas de suas famílias, têm biografias singulares, interesses e capacidades a serem desenvolvidas; são protagonistas de suas histórias. O benefício da convivência é sempre gratificante e mútuo. Construir uma relação de Apadrinhamento Afetivo é algo engrandecedor para todos os envolvidos. Os registros apontados em outras instituições pelo País apresentam dados extremamente positivos para os inscritos neste programa. Os vínculos construídos são sólidos e altamente benéficos para toda a vida. Esperamos que os moradores de Valinhos possam se tornar padrinhos afetivos e fazer parte da construção de uma nova e linda história”, afirma Adriana Simões, coordenadora da Casa da Criança de Valinhos. 

O início da convivência acontece de forma gradual, com possibilidades de desenvolvimento de atividades dentro do serviço de acolhimento, apoiar na elaboração de registros da história de vida da criança ou adolescente; passear em parques e praças; ir a cinemas, teatros, museus e outros espaços culturais da cidade; acompanhar em passeios organizados pelo serviço de acolhimento; participar de comemorações: festas de família e datas comemorativas como Natal, Ano Novo e festas no serviço de acolhimento. A participação do padrinho na vida escolar das crianças e adolescentes também é uma das oportunidades de apoio destacadas no projeto. Os afilhados também poderão eventualmente viajar e conviver com os familiares dos padrinhos.

O Serviço de Acolhimento Institucional da Casa da Criança é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Valinhos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Os interessados em apoiar os projetos da instituição devem ligar 19 3871-0546 ou acessar o site casadacriancadevalinhos.org.br.