19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

Apadrinhamento Afetivo da Casa da Criança impacta vidas

Disposição, convivência, crescimento pessoal e troca de afeto   

Mesmo com uma vida profissional intensa, Michele Contatto e sua família integram há um ano o programa “Apadrinhamento Afetivo” da Casa da Criança e Adolescente de Valinhos. Contribuindo para o crescimento e a construção de uma história de vida melhor, a voluntária Michele compartilha sua motivação, desafios e o propósito maior de fazer parte do “Apadrinhamento Afetivo”.

Há mais de 15 anos, a administradora Michele conheceu a instituição e desde então tem atuado como voluntária e apoiadora em diversas ações. Ao saber do curso para atuar como madrinha afetiva dos acolhidos da Casa da Criança, a voluntária se inscreveu, inicialmente sem compromisso em atuar de fato, apenas para conhecer mais sobre o novo projeto. Ao entender a dimensão, o impacto social e a importância da dinâmica desta ação na vida dos acolhidos, ela decidiu se engajar plenamente no programa.

Michele, que tem duas filhas e uma enteada, conta que durante o processo de capacitação conheceu uma acolhida de 12 anos e percebeu que ela e sua família poderiam realizar o Apadrinhamento Afetivo, apoiando o crescimento da adolescente. Como madrinha afetiva, eles têm a oportunidade de estabelecer um vínculo próximo, permitindo visitas dos padrinhos, encontros na casa da adolescente, acompanhamento individualizado de sua vida e até mesmo proporcionar uma festa de aniversário em família.

“A nossa afilhada tocou os nossos corações e, aos poucos, vamos conquistando um espaço na vida dela, que também nos aceitou como padrinhos. Para atuar no Apadrinhamento Afetivo, é importante ter além do interesse em apoiar a vida de outra pessoa, compreender a história de cada um sem julgamentos e agir de forma amorosa, porém firme, para orientar sobre limites. Propomos novas situações que possam auxiliar no processo de crescimento dela. Não se trata apenas de passear e levar a restaurantes; entendemos que precisamos atuar como uma base familiar, proporcionando afeto sincero, e não alimentar expectativas materiais como presentes. Essa geração cuidará do futuro e serão os cidadãos que farão a diferença no mundo. O desafio é grande, mas a troca afetiva e o nosso crescimento pessoal são ainda maiores.”

O programa “Apadrinhamento Afetivo” tem como objetivo motivar a sociedade a participar e criar vínculos individualizados e duradouros com os afilhados acolhidos. A convivência, mesmo que pontual, em feriados, eventos familiares, passeios e contatos remotos, deve ser contínua para estimular experiências sociais, culturais e contato familiar e comunitário. A instituição convida novos interessados a participar da formação para o “Apadrinhamento Afetivo”.

O Serviço de Acolhimento Institucional da Casa da Criança é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Valinhos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Para fazer parte deste projeto, apoiar e obter mais informações, entre em contato pelos telefones 19 3871-0546 / 3869-5654, pelo WhatsApp 19 99576-6257.