19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

Agosto cultural no Janela Aberta terá música e dança

Sensibilização por meio da história dos ritmos musicais na Festa da Cultura Brasileira

 

A Festa da Cultura Brasileira, do Janela Aberta, da Casa da Criança, acontecerá durante todo o mês de agosto, para os inscritos no programa. Com foco na música e na dança, as crianças e adolescentes terão contato com a história de diferentes ritmos, nos diversos tempos. A Festa da Cultura Brasileira é um evento anual do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Janela Aberta e tem como objetivo despertar o interesse pelos saberes da arte presentes no Brasil e no mundo.

O evento propõe levar informação, cultura e arte aos inscritos e busca atrair a atenção das famílias para os temas abordados, como explica a psicóloga Taynara Souza.

“Neste ano a equipe entendeu a necessidade de trabalhar a pluralidade de culturas que moldam nosso país. A escolha do tema é trabalhado nas oficinas de ballet, com os diferentes ritmos do samba. Na capoeira terá uma abordagem das suas raízes afro-brasileira. Sobre o funk, que ganha cada dia mais o gosto musical deles, vamos apresentar um contexto histórico para que possam conhecer mais e ampliar o olhar cultural”, explica Taynara Souza.

Para apresentar o estilo musical funk, a equipe do Janela Aberta foi buscar dados desde as primeiras influencias norte-americanas, no final da década de 1960. Com a origem no soul music, chegando ao Brasil nos anos 70 e 80, com Tim Maia e Tony Tornado, com uma batida brasileira, e na sequência as derivações no rap, hip-hop e break.

Formada em educação física, Gislaine Evaristo, atua como educadora no Janela Aberta e conta como os ritmos musicais dão voz e podem trazer mais reflexão à sociedade.  

“As gerações são envolvidas por diferentes ritmos musicais. Cada movimento leva uma ideia de expressão, algo que possam apresentar a realidade e a vivencia deles. Neste evento, buscamos dar a oportunidade de mostrar que o funk pode ser algo ainda mais revelador, com letras conscientes e até mais elaboradas do que somente o repertório comercial, que as crianças e adolescentes possam conhecer. Podemos expandir horizontes, desmistificar o funk e aproximar também os pais para que possam contar a vivência deles, quando mais jovens. E claro vamos dançar muito com o apoio de oficineiros especializados em coreografia como Kaike e Amanda”, explica a educadora.

Para Taynara Souza, os objetivos da Festa da Cultura Brasileira são ampliados com o envolvimento musical. “Uma das frentes do serviço de convivência é dar acesso a novos saberes e o respeito à diversidade seja ela interpessoal, cultural, étnica, etc. O objetivo das oficinas é sensibilizar as crianças e adolescentes para as diversas realidades, conhecimentos, costumes e características que não são somente deles, e que formam o nosso país e o mundo”, conclui Taynara.

As atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são realizadas em parceria com a Secretaria de Assistência Social, da prefeitura de Valinhos. Para apoiar os projetos da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, ligue 19 3871-0546 ou acesse o site casadacriancadevalinhos.org.br.