19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

VI Semana Família Acolhedora Valinhense terá convidados especiais e interação na cidade

O evento oficial da cidade será realizado entre os dias 10, 11 e 12 de maio

CLIQUE AQUI – PARTICIPE! FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Evento presente no calendário oficial da cidade, a VI Semana Família Acolhedora Valinhense, realizada pela Casa da Criança e Adolescente de Valinhos e Secretaria Municipal de Assistência Social, conta com a presença de autoridades e apoio de personalidades com grande representatividade na proteção e garantia de direitos da criança e do adolescente. Com atividades presenciais programadas, nos dias 10, 11 e 12 de maio, o evento terá palestras inéditas, interação com a população e solenidade na Câmara Municipal dos Vereadores de Valinhos.

A abertura oficial do evento será na Câmara Municipal de Vereadores com o depoimento de Famílias Acolhedoras e da coordenação do Serviço. Para a semana há uma programação especial, com ações de divulgação, panfletagens e atividades para esclarecer mais sobre a atuação da Família Acolhedora na cidade. Extra programação oficial, no sábado (07/05), o Serviço de Acolhimento Familiar marca presença com divulgação e esclarecimentos nos eventos “Manhã Sertaneja”, no Coreto do Largo São Sebastião e no dia (24/5) na Feira das Artes, na praça Washington Luis.

Neste ano, a equipe Técnica do Serviço programou atividades dinâmicas em parceria com a Câmara Municipal, Secretaria do Esportes e Lazer, Secretaria de Cultura, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e DAEV. Por meio da Lei 5429/2017, que fez garantir o evento oficial, a Semana da Família Acolhedora Valinhense reforça os propósitos com informações essenciais sobre o Serviço também no segundo domingo de maio (dia 08), coincidindo com o Dia das Mães.

No dia 12 maio, o evento terá como enfoque a formação dos profissionais que compõem a rede socioassistencial do Município, com uma palestra especial da Promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo, Dra. Daniela Ito Echevarría, com o tema: “A Importância da Articulação do Sistema de Garantia de Direitos – SGD e da Rede Socioassistencial da Proteção Integral de Crianças e Adolescentes Acolhidos”. Esta ação integra a capacitação e formação de profissionais da rede socioassistencial da cidade.

Para contribuir com a sensibilização da comunidade de Valinhos, ampliar o engajamento no Serviço e contar com mais famílias cadastradas e habilitadas será realizada uma palestra informativa com destaque para a presença e relatos de famílias acolhedoras.

Atualmente, o Serviço possui nove famílias cadastradas, algumas já passaram espontaneamente pelo nono acolhimento atuando com mais de uma criança. A Casa da Criança de Valinhos busca cadastrar o máximo de famílias acolhedoras, com isso realizar a capacitação e atender as demandas da cidade.

A coordenadora do Programa Família Acolhedora, Silvana Mara Miranda, relata uma crescente procura pela atuação, porém há a necessidade de ampliar o número de famílias habilitadas.

“Nos últimos meses houve um aumento significativo por pessoas procurando conhecer melhor o Serviço. Apesar dos excelentes resultados do Serviço de Acolhimento Familiar no município, nestes 6 anos e meio de existência, identificamos que ainda é necessário um número maior de famílias cadastradas no Programa, e por isso a razão de sensibilizar, não somente a população, mas também profissionais que atuam com a política de assistência social que são os parceiros nesta divulgação do serviço”.

O Acolhimento Familiar é realizado pela Casa da Criança e Adolescente de Valinhos em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Os interessados em obter mais informações sobre o Serviço poderão agendar uma consulta informativa. Mais informações entrar em contato por e-mail: familiaccava@gmail.com, telefone (19) 3829-3410 ou WhatsApp (19) 98367-0113.

 

PROGRAMAÇÃO

Semana Família Acolhedora de Valinhos

10/05 – TERÇA-FEIRA

19H00- CONVITE À ABERTURA OFICIAL DA VI SEMANA DA FAMÍLIA ACOLHEDORA VALINHENSE

LOCAL: TRIBUNA DA CÂMARA MUNICIPAL DOS VEREADORES DE VALINHOS

APRESENTAÇÃO VÍDEO INSTITUCIONAL

PALESTRANTES: SILVANA MIRANDA (COORD.SERVIÇO DE ACOLHIMENTO FAMILIAR) E OGENY DE OLIVEIRA FRANKLIN (FAMÍLIA ACOLHEDORA DE VALINHOS)

11/05 – QUARTA-FEIRA – CONCENTRAÇÃO NA FEIRA DO PRODUTOR NO CAC

16H00 – PANFLETAGEM COM A PRESENÇA DAS FAMÍLIAS ACOLHEDORAS

12/05 – QUINTA-FEIRA – PALESTRAS NO PLENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL DOS VEREADORES DE VALINHOS

08H30 – CREDENCIAMENTO

09H00- COMPOSIÇÃO DA MESA E ABERTURA

09H30 – PALESTRA: A IMPORTÂNCIA DA ARTICULAÇÃO DO SGD E REDE SOCIOASSISTENCIAL NA PROTEÇÃO INTEGRAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOLHIDOS

PALESTRANTE:  DRA. DANIELA ITO ECHEVERRIA (PROMOTORA DE JUSTIÇA DO MPSP)

10H15 – COFFEE BREAK

10H45 – PALESTRA: ACOLHIMENTO FAMILIAR DE VALINHOS – AVANÇOS E DESAFIOS

PALESTRANTE:  SILVANA MARA MIRANDA (COORD. DO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO FAMILIAR DE VALINHOS)

11H20 – DEPOIMENTO FAMÍLIAS ACOLHEDORAS DE VALINHOS

RENATO JOSÉ BARBATI

FRANCISCO DE ASSIS VIEIRA E SILVIA HELENA DE OLIVEIRA FERNANDES VIEIRA 

DENISE FORATTO

11H50 DEBATE

12H15 ENCERRAMENTO

18H00 – ATIVIDADE ESPORTIVA (ZUMBA) E PANFLETAGEM NO CAC PARA O

ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DE COMEMORAÇÃO