19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Sem categoria

Janeiro Branco: a importância da saúde mental por meio do Serviço de Acolhimento Familiar

A Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos celebra um marco especial: uma nova família está capacitada para atuar no Serviço de Acolhimento Familiar. A conquista ganha ainda mais relevância neste Janeiro Branco, campanha nacional que convida todos a refletirem sobre a saúde mental e o cuidado emocional. A cor branca, nesta campanha, simboliza uma nova história a ser escrita, livre de preconceitos, tal como as famílias acolhedoras oferecem a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade: um lar temporário, uma nova oportunidade para enfrentar as tempestades e reconstruir vidas.

Para Myrian Arndt, assistente social, e seu marido Wesley Dias, professor e administrador, tornar-se uma Família Acolhedora é mais do que um gesto de solidariedade; é um chamado para transformar vidas. Após três anos de experiência profissional, atuando como assistente social no mesmo Serviço de Acolhimento Familiar de Valinhos, hoje trabalhando em outra instituição, e confirmando suas reflexões pessoais, o casal decidiu abrir as portas de sua casa e coração para acolher quem precisa.

“Percebemos o impacto positivo dessa modalidade e sentimos que estávamos prontos. Pensamos bastante, e decidimos que ao invés de adotar apenas uma criança, poderíamos ajudar várias em diferentes momentos de suas vidas”, explica Myrian.

Acolhimento que transforma: um compromisso com a saúde mental

O Serviço de Acolhimento Familiar da Casa da Criança vai além de oferecer um lar temporário. O acompanhamento psicossocial apoia tanto as crianças quanto as famílias acolhedoras, para apoiar o equilíbrio emocional e desenvolvimento saudável. Myrian destaca:

“A capacitação deste Serviço nos prepara para entender as necessidades das crianças e lidar com as complexidades de suas histórias. Também é uma oportunidade de formar uma rede de apoio com outras famílias, essencial para compartilhar vivências únicas dessa jornada. Mesmo conhecendo Acolhimento Familiar, eu e meu esposo fizemos questão de participar de todas as etapas”.

Myrian e Wesley, que não possuem filhos, decidiram não estabelecer um perfil específico para o acolhimento. Para eles, a missão é acolher: “Quem vier será bem-vindo. Queremos ser o guarda-chuva que protege durante a tempestade e ajudar a criar um ambiente seguro, amoroso e cheio de esperança pelo tempo necessário para eles”, compartilha Myrian.

Janeiro Branco: saúde mental é prioridade para todos

A atuação das Famílias Acolhedoras reforça a importância de cuidar da saúde mental das crianças, oferecendo um ambiente estável e afetuoso. Neste “Janeiro Branco”, a Casa da Criança destaca o impacto positivo que a solidariedade e o acolhimento familiar podem ter na reconstrução de histórias de vida.

Myrian, que já experimentou o acolhimento em sua própria vida, em uma modalidade informal, quando recebeu um importante apoio temporário, reflete sobre o ciclo de apoio e retribuição. “Agora, somos nós que queremos ser esse porto seguro para quem precisa. Acredito que cada criança acolhida transforma não apenas sua vida, mas também a de quem acolhe. Quem pode e ainda não atua como Família Acolhedora está realmente perdendo tempo”.

Seja você também uma Família Acolhedora

A Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, convida mais famílias a participarem dessa iniciativa transformadora. Ao se inscrever no Serviço de Acolhimento Familiar, você pode fazer parte dessa corrente do bem e ajudar a construir um futuro melhor para crianças e adolescentes. 

 

Leia mais

Férias divertidas dos acolhidos da Casa da Criança de Valinhos: apoie esta iniciativa

As férias chegaram, e a Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos preparou uma programação especial para que os acolhidos possam aproveitar ainda mais o período com criatividade, segurança e diversão garantida. Ainda há tempo para você fazer parte dessa corrente do bem, seja como voluntário ou apoiador financeiro, ajudando a viabilizar passeios inesquecíveis!

A grande novidade deste ano é que os próprios acolhidos participaram da escolha das atividades. Por meio de uma pesquisa, eles selecionaram dois passeios incríveis: um dia de aventura no parque Hopi Hari e outro de descobertas culturais na cidade de São Paulo.

Como você pode ajudar?
Os voluntários são convidados a acompanhar e a cuidar as crianças e adolescentes durante os passeios, ao lado dos educadores. Além disso, doações financeiras são fundamentais para cobrir despesas como transporte, alimentação e ingressos para cinemas, parques e outras atrações.

“Aproveitar as férias é um direito de toda criança e adolescente. Momentos de relaxamento e brincadeiras, como brincar em casa com os presentes de Natal, frequentar a pracinha do bairro ou visitar parques, são essenciais para o desenvolvimento saudável”, explica Adriana Simões, coordenadora da instituição.

Entre diversos passeios e atividades, as meninas da Casa da Criança ganharam kits coloridos de artesanato e produtos de beleza neste Natal, e agora passam horas criando acessórios e trocando com as amigas, enquanto os educadores incentivam as brincadeiras longe das telas.

Inspire-se com as brincadeiras da Casa e garanta a diversão com suas crianças também:

  1. Oficina de artesanato: Use materiais simples, como miçangas e barbantes, para fazer pulseiras, colares e outros acessórios.
  2. Brincadeiras tradicionais: Resgate atividades como amarelinha, passa anel ou brincar de elástico para promover interação e movimento.
  3. Cinema em casa: Monte uma sessão especial com pipoca e um filme favorito.
  4. Exploração da natureza: Visite parques locais ou crie um mini-piquenique no quintal.
  5. Dia temático de beleza: Kits de manicure, penteados e maquiagem podem virar diversão e criatividade garantidas.

Transforme sonhos em realidade!
Empresas e pessoas físicas podem colaborar para tornar as férias das crianças ainda mais especiais. Contribua com transporte, alimentação e atrações culturais como cinema, teatro e parques. Doe agora: Chave PIX: CNPJ 54.698.303/0001-59.

Os serviços da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, como o Serviço de Acolhimento Institucional, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Serviço de Acolhimento Familiar, são realizados em parceria com a Prefeitura Municipal de Valinhos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Leia mais

Janela Aberta promove férias com sustentabilidade, criatividade e aprendizado emocional

As férias de janeiro prometem ser muito mais do que um simples período de descanso para as crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Projeto Janela Aberta, da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos. Com uma programação repleta de atividades voltadas à sustentabilidade, conexão com a natureza e fortalecimento socioemocional, o projeto busca transformar o mês em uma experiência enriquecedora e inesquecível.

Dentre as atividades, a educação ambiental se destaca. Soltar pipas, por exemplo, vai muito além da diversão: a prática será acompanhada por debates sobre os perigos do uso de cerol, reforçando lições de segurança e respeito ao próximo. Além disso, as crianças irão registrar em fotos espaços da cidade que poderiam ser revitalizados, escrevendo cartas com sugestões de melhorias que serão entregues à Câmara Municipal.

Outro momento especial será dedicado ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, em 21 de janeiro. De forma leve e lúdica, o tema será explorado para promover respeito e empatia, apresentando personalidades religiosas que marcaram positivamente a história. A proposta vai além da reflexão: os jovens escreverão cartas com desejos para o primeiro semestre e para o ano todo, que serão revisitadas em julho e dezembro, incentivando a autodescoberta e o planejamento pessoal.

“Férias são uma oportunidade única de aprender, se divertir e criar conexões significativas. Cada atividade que planejamos tem como base os calendários da ONU e da UNESCO, e nosso objetivo é proporcionar experiências que conectem as crianças à natureza, à sustentabilidade e ao fortalecimento emocional. Queremos que, ao final desse período, elas tenham memórias inesquecíveis, sintam-se renovadas e inspiradas para transformar o mundo e suas próprias histórias”, comenta Mariana Manfrinato, assistente social do Projeto Janela Aberta.

A programação também contempla momentos de puro lazer, como sessões de cinema, karaokê, dança e brincadeiras animadas, incluindo a famosa “torta na cara”. Oficinas de artes permitirão a criação de instrumentos musicais, enquanto atividades com LEGO e culinária trarão um toque criativo às tardes. Os jovens ainda participarão de piqueniques, caminhadas pelo bairro e peças teatrais, promovendo tanto diversão quanto a conexão com a comunidade.

O Projeto Janela Aberta faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Casa da Criança, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Além disso, a Casa oferece serviços essenciais como o Acolhimento Institucional e o Acolhimento Familiar, sempre com o objetivo de fortalecer laços e criar oportunidades.

Leia mais

Projeto Advento da Casa da Criança transforma o Natal dos acolhidos

O Advento, tradicionalmente conhecido como um tempo de preparação para celebrar o Natal, é vivenciado de maneira especial na Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos por meio do Projeto Advento. Essa iniciativa transforma o cotidiano das crianças acolhidas, criando memórias afetivas e proporcionando experiências únicas em um ambiente de acolhimento genuíno.

Segundo a instituição, o objetivo do Projeto Advento é ressignificar as memórias das crianças e adolescentes, oferecendo-lhes momentos marcantes e felizes em uma nova etapa de suas vidas. Por meio de atividades natalinas criativas, singelas e emocionantes, o projeto inspira um clima de esperança e renovação.

 Protagonismo e atividades transformadoras

No Projeto Advento, as crianças e adolescentes atuam como protagonistas, assumindo papéis importantes em cada etapa das atividades. As ações incluem desde desafios simples e simbólicos até tarefas que despertam o espírito natalino, como decorar os ambientes da Casa e organizar espaços que lhes trazem alegria.

Entre as atividades realizadas estão:

  • Decoração de Natal: montagem da árvore, escolha de enfeites e personalização dos espaços;
  • Solidariedade em prática: organização de roupas, brinquedos e materiais escolares para doação;
  • Experiências externas: visitas a instituições como a APAE, Casa dos Velhinhos e o Assentamento Marielle;
  • Planejamento de celebrações: as crianças decidem o cardápio do tradicional almoço de Natal, incluindo as sobremesas favoritas.

Para a supervisora dos educadores do Acolhimento, Rose Olanda, além de proporcionar diversão, essas vivências contribuem para o fortalecimento de habilidades como empatia, organização e trabalho em equipe, preparando-os para uma nova fase de suas vidas.  “Observamos que as crianças estão mais calmas, cuidadosas umas com as outras, mais animadas com os desafios e empenhadas em concluir as atividades. Quando um grupo não consegue terminar, eles se ajudam mutuamente, o que demonstra espírito de colaboração.”

Parceria e apoio comunitário

O projeto conta com a dedicação de educadores, voluntários, escolas, UBS, padrinhos e parceiros da instituição, formando uma sólida rede de apoio.

Para Renata Damas, pedagoga, uma das idealizadoras do Projeto Advento, “esse é um momento de ressignificar histórias e construir novas lembranças que farão parte de quem essas crianças e adolescentes serão no futuro”.

 Como colaborar

A sociedade é convidada a apoiar essa causa de diversas maneiras:

  • Doando roupas, brinquedos, materiais escolares ou recursos financeiros;
  • Contribuindo com apoio logístico para visitas externas;
  • Participando e campanhas e eventos organizados pela instituição.

Os serviços da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, como o Serviço de Acolhimento Institucional, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Serviço de Acolhimento Familiar, são realizados em parceria com a Prefeitura Municipal de Valinhos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Para mais informações ou para apoiar o projeto, entre em contato pelos telefones (19) 3871-0546 / 3869-5654, pelo WhatsApp (19) 99576-6257 ou acesse o site casadacriancadevalinhos.org.br.

Leia mais

Projeto Janela Aberta apresenta espetáculos inéditos em Evento Cultural

Uma manhã inesquecível e repleta de emoções. No dia 14 de dezembro, às 9h, a quadra da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos se transformou um palco, onde talentos e histórias inspiradoras se encontraram para celebrar o Evento Cultural do Projeto Janela Aberta. Uma celebração de 18 anos de Projeto e 31 anos da instituição, com milhares de possibilidades aos assistidos.

Para a instituição, o Projeto Janela Aberta é muito mais do que um programa: é um portal para o futuro, construído com amor, respeito e dedicação. Ao longo de sua história, o projeto tem ampliado horizontes e transformado a vida de crianças e adolescentes, sempre com o apoio de uma comunidade que acredita no poder do bem.

Programação com mais de 10 atividades

O evento encantou a todos com várias apresentações culturais preparadas com carinho pelos jovens talentos da Casa. Entre as atrações, estão:

  • Balé e dança de rua
  • Capoeira e artes
  • Coral e violão
  • Exposição de desenhos artísticos e artesanato
  • Recital de poesia e uma música, incluindo uma emocionante homenagem ao saudoso fundador da instituição, Anélio Zanuchi, que nos deixou em outubro deste ano.

E como já é tradição, o carismático mascote Leão Nino não ficou de fora! Com sua alegria contagiante,  divertiu crianças e adultos, durante todo o evento, sob a interpretação especial da artista, ventríloqua voluntária, Valéria.

Arte na transformação de vidas

Para Lidiane Recco, coordenadora do Janela Aberta, o evento é mais do que uma celebração, é um marco na jornada das crianças e adolescentes: “Trabalhamos incansavelmente ao longo do ano para que as crianças e adolescentes possam vivenciar os inúmeros benefícios que a arte e a cultura oferecem. Este evento é muito mais do que uma celebração; é um momento de reconhecem-se, junto aos seus familiares, como protagonistas de suas próprias histórias e encontram inspiração para seguir aprendendo e construindo uma sociedade mais justa e cidadã. Neste momento especial, homenagearemos nossa maior inspiração, o saudoso fundador Anélio Zanuchi, celebrando a vida e as oportunidades que plantam esperança, revelam talentos e fortalecem o desenvolvimento seguro, criativo e saudável.”

Projeto Janela Aberta

Essa iniciativa faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Casa da Criança, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Além disso, a Casa oferece serviços essenciais como o Acolhimento Institucional e o Acolhimento Familiar, sempre com o objetivo de fortalecer laços e criar oportunidades.

Para conhecer mais sobre a Casa da Criança e apoiar suas iniciativas, acesse:
www.casadacriancadevalinhos.com.br  

Leia mais

Cuidado Transformador: O Atendimento Especializado do Serviço de Acolhimento Familiar

A Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, por meio do Serviço de Acolhimento Familiar, oferece um cuidado integral e humanizado às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Esse trabalho é conduzido por uma equipe especializada, composta por psicólogos e assistentes sociais, que atua para garantir os direitos dessas crianças, como previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O acolhimento familiar é muito mais do que uma alternativa temporária; é um espaço de escuta, proteção e transformação. Desde o momento em que a criança ou adolescente é inserido no serviço, começa um acompanhamento psicossocial cuidadoso. A equipe busca contextualizar a nova situação de maneira acolhedora, sempre respeitando as etapas de desenvolvimento de cada indivíduo.

“Nosso foco é oferecer segurança emocional e preparar a criança para essa transição, seja ela um bebê ou um adolescente. Utilizamos estratégias lúdicas, como desenhos ou brincadeiras, para acessar sentimentos de medo, dor e insegurança de forma positiva, permitindo que elas se sintam verdadeiramente cuidadas”, explica Camila Foster, psicóloga do Serviço de Acolhimento Familiar.

Cuidado que transforma

Durante o acolhimento, as crianças participam de atendimentos semanais e são preparadas para cada etapa do processo. Além disso, as famílias acolhedoras, que oferecem um lar temporário, também recebem orientação e suporte para desempenhar esse papel essencial.

Um exemplo comovente do trabalho realizado envolveu uma dinâmica com desenhos, onde uma criança desenhou a própria casa e representou a mãe fora dela. Juntas, a criança e a equipe desenharam uma nova casa, simbolizando o ambiente acolhedor e seguro que ela passaria a viver. “Esses momentos ajudam a criança a compreender e aceitar as mudanças de maneira menos dolorosa”, comenta Camila.

Famílias acolhedoras: o coração do serviço

O papel das famílias acolhedoras é indispensável. Elas recebem preparação especializada e apoio contínuo para garantir que possam proporcionar um ambiente de afeto e estabilidade às crianças. Paralelamente, a equipe do Serviço de Acolhimento Familiar trabalha intensamente com a família de origem ou extensa, buscando superar os desafios que levaram à necessidade do acolhimento, visando o retorno da criança ao convívio familiar sempre que possível.

“Manter o vínculo com a rede socioassistencial, realizar visitas domiciliares e elaborar relatórios sociais são algumas das nossas tarefas. Tudo isso é essencial para garantir que as crianças e adolescentes tenham a oportunidade de ressignificar suas histórias e construir um futuro mais seguro”, destaca José Alexandre, Assistente Social do Serviço de Acolhimento Familiar.

O Serviço de Acolhimento Familiar da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos é um exemplo de como o acolhimento, o cuidado e o respeito podem transformar vidas, promovendo a resiliência e a reconstrução de laços. A instituição reforça a importância de mais famílias se inscreverem no programa como acolhedoras, receberem a capacitação para garantir que nenhuma criança fique desamparada.

Seja uma Família Acolhedora

O Serviço de Acolhimento Familiar, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, está em constante busca por famílias dispostas a fazer a diferença. Se você sente o chamado para transformar vidas, participe da próxima capacitação. Para mais informações ou para agendar uma consulta informativa, entre em contato pelo e-mail familiaccava@gmail.com, telefone (19) 3829-3410, WhatsApp (19) 98367-0113 ou visite o site www.casadacriancaedoadolescente.org.br.

Leia mais

05 de Dezembro – Dia Internacional do Voluntariado com inspiração de Anélio Zanuchi

No dia 5 de dezembro, em celebração ao Dia Internacional do Voluntariado, a Casa da Criança de Valinhos prestará uma homenagem especial aos seus voluntários, compartilhando histórias emocionantes nas redes sociais. Esses relatos ilustram o impacto transformador de quem dedica seu tempo e esforço para melhorar a vida das crianças e adolescentes atendidos pela instituição.

Desde sua fundação, a Casa da Criança tem sido movida pelo espírito de voluntariado, com uma rede de apoio que cresce a cada ação e projeto. Este ano, a instituição também reflete sobre o legado de seu fundador, Anélio Zanuchi, que faleceu recentemente, mas deixou uma marca eterna de dedicação e amor ao próximo, inspirando milhares de voluntários.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC – IBGE) de 2022 revelou que 7,3 milhões de brasileiros (4,2% da população com 14 anos ou mais) se dedicaram ao voluntariado, evidenciando uma crescente tendência de engajamento no país.

Alguns Benefícios do Voluntariado

  1. Desenvolvimento de habilidades: O voluntariado aprimora competências como liderança, comunicação e resolução de problemas.
  2. Aumento da empatia: Interagir com diferentes realidades sociais amplia a compreensão e a empatia pelos desafios alheios.
  3. Melhora da saúde mental e física: O voluntariado está associado à redução de estresse e depressão, promovendo bem-estar e qualidade de vida.

O Voluntariado na Casa da Criança

Com mais de 30 anos de voluntariado, atualmente a instituição conta com cerca de 10 mil horas de trabalho voluntário anuais, a Casa da Criança registra a contribuição de dezenas de voluntários em diversas áreas: diretoria, eventos, captação de recursos, triagem de doações, bazares, oficinas culturais e esportivas, entre outras atividades. Profissionais como psicólogos, pedagogos e dentistas também dedicam seu tempo a atender as crianças e adolescentes.

Iniciativas como o grupo de voluntários dominicais e o voluntariado corporativo oferecem apoio eventual, com voluntários assumindo como passeios e empresas colaborando com ações pontuais.

Projetos Transformadores

  • O “Mãos que Fazem” é um projeto solidário que apoia famílias em situação de vulnerabilidade, proporcionando transformação na vida de jovens em processo de reintegração social, em suas próprias casas.
  • O Grupo Margaridas, formado por voluntárias, gerencia a Loja Solidária e promove sustentabilidade ao reutilizar materiais para confeccionar produtos artesanais novos, apoiando a  instituição.

O Legado de Anélio Zanuchi

Anélio Zanuchi, o primeiro voluntário da Casa da Criança, sempre acreditou no poder do voluntariado para fortalecer a instituição. “O trabalho voluntário não tem preço, mas tem um valor imensurável e faz toda a diferença”, lembra Adriana Simões, coordenadora da Casa da Criança.

Como se tornar um Voluntário

Para fazer parte dessa grande família, basta preencher uma ficha de inscrição e aguardar o contato da equipe para discutir as oportunidades de atuação. Interessados podem enviar um e-mail para voluntarioccava@gmail.com.  A instituição informa que está selecionando voluntários que possam oferecer passeios e atividades culturais para os acolhidos nas férias escolares.

A Casa da Criança de Valinhos oferece serviços como o Serviço de Acolhimento Institucional, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Serviço de Acolhimento Familiar, em parceria com a Prefeitura Municipal de Valinhos. Para mais informações ou para apoiar a instituição, entre em contato pelos telefones (19) 3871-0546 / 3869-5654, pelo WhatsApp (19) 99576-6257, ou acesse o site www.casadacriancadevalinhos.org.br.

Leia mais

Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos promove palestras em empresas

A Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, por meio de sua equipe do Serviço de Acolhimento Familiar, reforça sua missão social promovendo palestras em empresas da região para conscientizar sobre a importância do voluntariado e o impacto do acolhimento familiar. Em novembro, colaboradores da Chem-Trend terão a oportunidade de assistir a uma palestra sobre os processos formativos do voluntariado e o trabalho da Família Acolhedora na cidade.

Com equipe especializada e experiência consolidada no terceiro setor, o Serviço de Acolhimento Familiar está à disposição para levar essas palestras gratuitamente a outras empresas e instituições. A abordagem combina informações sobre a atuação da Família Acolhedora e reflexões sobre o voluntariado como força de transformação social. O que abre espaço para o diálogo e a sensibilização para o acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

O valor do voluntariado no Brasil

Voluntariado é mais que uma ação, é um compromisso com a sociedade. De acordo com a Lei nº 9.608/1998, que regulamenta o trabalho voluntário no Brasil, as organizações do terceiro setor têm um marco legal que oferece segurança e transparência nas atividades desenvolvidas. Segundo o IBGE, em 2019, cerca de 7,6 milhões de brasileiros realizaram algum tipo de trabalho voluntário, reforçando o papel fundamental dessas iniciativas para o desenvolvimento social.

Família Acolhedora: solidariedade e acolhimento

A participação de famílias acolhedoras é essencial para o Serviço de Acolhimento Familiar. Embora as famílias recebam um auxílio financeiro, o papel é essencialmente voluntário, pois exige um compromisso genuíno em oferecer amor, segurança e estabilidade a crianças e adolescentes temporariamente afastados de suas famílias de origem. “Esse trabalho é, antes de tudo, um ato de solidariedade e de amor, onde a motivação principal é transformar histórias e proporcionar um ambiente seguro para as crianças e adolescentes. A missão das famílias acolhedoras vai além de qualquer auxílio financeiro, sendo baseada no desejo de ajudar e ressignificar vidas”, explica Karen Battaglin, coordenadora do Serviço de Acolhimento Familiar.

O acolhimento familiar é um processo estruturado e reconhecido, em que a equipe técnica da instituição acompanha e apoia as famílias, visando o retorno das crianças às suas famílias de origem ou, em último caso, à adoção. Cada passo é monitorado para garantir que tanto as crianças quanto as famílias acolhedoras recebam o suporte necessário para uma experiência segura e positiva.

Agende uma palestra gratuita

Empresas e instituições interessadas em receber as palestras do Serviço de Acolhimento Familiar podem agendar gratuitamente estas ações. As palestras abordam desde o papel do voluntariado até a relevância do acolhimento familiar, tudo com a expertise de uma equipe dedicada e com vivência prática no terceiro setor.

Seja uma Família Acolhedora

O Serviço de Acolhimento Familiar, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, está em constante busca por famílias dispostas a fazer a diferença. Se você sente o chamado para transformar vidas, participe da próxima capacitação. Para mais informações ou para agendar uma consulta informativa, entre em contato pelo e-mail familiaccava@gmail.com, telefone (19) 3829-3410, WhatsApp (19) 98367-0113 ou visite o site www.casadacriancaedoadolescente.org.br.

Leia mais

Adote uma cartinha de Natal e realize sonhos de assistidos da Casa da Criança

Ação de Natal busca presentear todas as crianças da instituição

O clima natalino já invadiu a Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, e com ele, a esperança de tornar este fim de ano ainda mais especial para as crianças atendidas pela instituição. Além da tradicional campanha de arrecadação dos Panetones da Casa, a instituição, por meio do Projeto Janela Aberta, convida a comunidade a se unir à causa, com o objetivo de garantir que cada criança receba um presente de Natal.

A campanha de Natal deste ano visa realizar os sonhos dos pequenos, proporcionando um momento mágico e de solidariedade. Cada criança escreveu uma cartinha com seus desejos e esperanças para o futuro, buscando tocar o coração de pessoas dispostas a contribuir com o presente que tanto esperam. As cartinhas foram feitas com muito carinho, refletindo o espírito de generosidade que marca essa época do ano.

Solidariedade, Carinho e Esperança

Em uma atividade recreativa, as crianças puderam expressar seus maiores desejos, com um valor médio sugerido de R$ 100,00 para cada presente. O objetivo é proporcionar um presente que seja significativo e, ao mesmo tempo, acessível a todos os doadores, garantindo que todos os inscritos sejam contemplados.

A Casa da Criança explica que a ação tem como missão não apenas entregar um presente, mas também transmitir uma mensagem de esperança, fraternidade e um futuro promissor. “O presente que será dado hoje gerará uma luz de esperança no futuro dessas crianças”, afirma Lidiane Recco, coordenadora do Projeto Janela Aberta, que se emocionou ao recordar o legado do fundador da Casa da Criança, Anélio Zanuchi.

O Legado de Generosidade de Anélio Zanuchi

“Assim como o nosso eterno e inspirador fundador, Anélio Zanuchi, que, inspirado pelas ações de Irmã Dulce, refletia sobre formas de ajudar os outros, a Casa da Criança nasceu de gestos simples, mas cheios de amor e solidariedade. Anélio e sua família, mesmo sem recursos financeiros, sempre acreditaram que um pequeno gesto de carinho, como um presente simbólico, poderia transformar a vida de uma criança. Hoje, este legado continua vivo, e este gesto de generosidade cresce e segue impactando muitas vidas, criando uma rede de afeto e apoio que se expande a cada dia”, completa Lidiane Recco.

Como Participar

Para aqueles que desejam contribuir para este Natal especial, basta entrar em contato com a Casa da Criança pelo telefone (19) 3869-5654 ou via WhatsApp (19) 98387-0129. Os doadores poderão escolher o presente ideal a partir das cartinhas enviadas, com o nome, idade e foto das crianças. A instituição solicita que os presentes sejam entregues até o dia 15 de dezembro, para garantir que todos sejam entregues a tempo. Os presentes podem ser entregues diretamente na instituição ou enviados via Correios. Para quem deseja garantir os tradicionais Panetones de Natal da Casa, também é possível confirmar a compra pelo mesmo número de contato.

O Projeto Janela Aberta é uma iniciativa do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Além do Janela Aberta, a Casa da Criança oferece outros serviços essenciais para a comunidade, como Acolhimento Institucional e Familiar.

Leia mais

Campanha dos Panetones da Casa da Criança homenageia fundador Anélio Zanuchi

Neste final de ano, a Casa lembra não só a união da arte e da solidariedade, mas também o legado ímpar de um homem cuja missão foi cumprida com amor e dedicação incomparáveis. A Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos reforça a tradicional campanha de panetones, neste final de ano, com uma emoção especial: uma homenagem a Anélio Zanuchi, fundador e pilar da instituição, que faleceu no dia 15 de outubro de 2024. Inspirando gerações pela sua entrega incondicional, Anélio dedicou mais de 30 anos à Casa da Criança, oferecendo não apenas assistência, mas amor e esperança para os esquecidos, sempre com gestos e ações que fizeram a diferença na vida de muitos. Seu legado não só permanece vivo, mas é a semente que hoje ressoa em cada projeto e ação da Casa.

Além de ser um importante momento de arrecadação para manter as atividades da Casa – A campanha idealizada na ação deste ano traz uma celebração especial, saudosa e também alegre com a ilustração do Anélio como personagem infantil rodeado de crianças, retratando a essência e cultivando à memória de um homem cuja vida foi uma inspiração constante para todos ao seu redor. A campanha destaca a incansável dedicação de Anélio ao bem-estar dos mais necessitados. Como parte dessa homenagem, a Casa da Criança celebra também a parceria com a renomada artista plástica Marília Cotomacci, que ilustrou as latas dos panetones com sua arte, refletindo o espírito de esperança e solidariedade que Anélio sempre cultivou como valores centrais de sua vida e obra.

Os panetones, disponíveis nos sabores gotas de chocolate e frutas cristalizadas, estão à venda por R$ 55,00, e todo o valor arrecadado será destinado aos programas da Casa, como o Serviço de Acolhimento Institucional, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Serviço de Acolhimento Familiar. Adriana Simões, coordenadora, ressalta a importância da campanha: “Cada panetone vendido contribui diretamente para a continuidade dos nossos projetos, que oferecem suporte essencial a crianças e adolescentes em situação de risco.”

Uma Parceria com a Arte

As latas dos panetones, ilustradas por Marília Cotomacci, trazem as delicadas ilustrações do livro As Quatro Estações, uma celebração da natureza e da infância. Marília, publicitária, ilustradora e artista plástica com décadas de experiência e reconhecimento internacional, compartilha sua gratificação por participar desta campanha: “Minha arte busca transmitir a inocência da infância e sonhos felizes. Colaborar com a Casa da Criança, ainda mais em um ano tão significativo, é uma honra.”

Anélio Zanuchi, com sua generosidade e visão, sempre acreditou no poder da comunidade e na força do trabalho conjunto para mudar o destino de crianças vulneráveis. A primeira parte da campanha de panetones pôde ser apresentada, elogiada e aprovada por Anélio. Nesta edição, não só sustenta essa visão solidária, como agora, mais do que nunca, carrega o espírito amoroso do fundador em cada detalhe.

Como Adquirir os Panetones

Os panetones podem ser encomendados pelos telefones (19) 3871-0546 ou (19) 99576-6257 (WhatsApp). Cada compra é uma oportunidade de fazer parte dessa corrente de solidariedade que Anélio Zanuchi iniciou há mais de três décadas, e que continua a florescer, transformando vidas.

A Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos atua em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, oferecendo apoio e acolhimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Seus programas incluem serviços como acolhimento familiar e institucional, sempre com o objetivo de fortalecer os vínculos sociais e garantir o futuro das novas gerações.

Leia mais