19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

Projeto “Mãos que Fazem” atua como corrente do bem em Valinhos

Famílias assistidas pela Casa da Criança são apoiadas pelos voluntários do projeto

 O projeto “Mãos que Fazem” é uma corrente de solidariedade que transforma vidas em Valinhos e apoia famílias carentes. Fundado em 2019 por um grupo de mulheres comprometidas, o projeto atua como uma ponte, levando doações diretamente às famílias em situação de vulnerabilidade na cidade, especialmente aquelas atendidas por instituições que fazem parte da FEAV, como a Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos.

Com uma equipe fixa com 10 coordenadoras e dezenas de outros apoiadores, “Mãos que Fazem” tem proporcionado dignidade e esperança para mais de 15 famílias, impactando centenas de pessoas. O projeto começou com a doação de uma brinquedoteca pela família de Sandra Melo Abacherli, representante comercial, e desde então tem crescido, unindo pessoas com o mesmo propósito de ajudar o próximo.

Além de fornecer itens essenciais como alimentos, mobiliário e eletrodomésticos, o grupo se dedica a um apoio humanizado, compreendendo as necessidades de cada família, desde óculos, roupas, mantimento, atendimento médico, odontológico, até orientações para tirar documentos, suporte para seguir com estudos e ingressar no mercado de trabalho. Cada detalhe é cuidadosamente considerado, com as famílias envolvidas ativamente na criação de seus novos lares, aprendendo a se organizar e cuidar de suas casas.

Segundo as voluntárias, o projeto não é uma instituição formal, mas opera com total transparência e amor, contando com doações de moradores da cidade, empresas e outras organizações. Artistas locais, como o reconhecido Filiage, também têm contribuído, doando obras de arte para personalizar os lares das famílias assistidas.

A idealizadora Sandra Abacherli ressalta a importância do respeito e da inclusão, garantindo que todas as famílias se sintam parte do processo. “Não impomos nada; respeitamos todas as religiões, crenças e culturas. Queremos que as famílias se apropriem das conquistas e possam viver uma etapa melhor das suas vidas. O ‘Mãos que Fazem’ é sobre dignidade e solidariedade, e somos imensamente gratos a todos que nos ajudam a fazer a diferença e a Casa da Criança e do Adolescente que acredita e conta com o nosso projeto. O aprendizado e a conquista são gratificantes e intensos para todos.”

A voluntária Silvana Cella, advogada e participante do projeto, destaca que o principal objetivo do grupo “Mãos que Fazem” é garantir que as famílias apoiadas tenham condições dignas de viver em uma casa. Além disso, o projeto busca incentivar essas famílias a se envolverem ativamente no processo de transformação dos seus lares. “Elas são protagonistas, participando da construção de cada detalhe, desde a escolha das cores dos tapetinhos até o aprendizado de como manter uma casa mais organizada e feliz para todos os membros da família. Tudo isso é possível graças à colaboração de uma grande rede de solidariedade, composta por doadores da cidade que se mobilizam para apoiar as famílias que precisam.”

“Nosso projeto conecta diversas necessidades. De um lado, temos quem quer doar, mas não sabe para quem; do outro, famílias que precisam desses itens. Também há aqueles que possuem habilidades e desejam ajudar, seja montando um móvel ou orientando na obtenção de documentos. Quando nos aproximamos de uma família, todos os esforços de apoio se sincronizam, formando uma engrenagem que funciona de maneira eficiente e imediata”, explica Gisele Martins, voluntária do projeto.

Para a Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, o projeto “Mãos que Fazem” desempenha um papel importantíssimo, em especial para os adolescentes que completam 18 anos, precisam deixar o abrigo e passam a residir sozinhos, precisando organizar o seu próprio lar. “As voluntárias do ‘Mãos que Fazem’ realizam um trabalho valioso, atendendo esta demanda importante. Elas ajudam a organizar a casa pensando em cada detalhe, demonstrando um cuidado e carinho imensurável,” afirma Adriana Simões, coordenadora da entidade.

O grupo opera informalmente, mas com uma presença ativa nas redes sociais, onde compartilham algumas das histórias e conquistas do projeto. Para aqueles que desejam fazer parte desta corrente do bem, o “Mãos que Fazem” pode ser encontrado no Instagram: @maosquefazemprojeto.

A Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, em parceria com a Prefeitura Municipal de Valinhos e a Secretaria Municipal de Assistência Social, desenvolve três frentes de trabalho social e cultural na comunidade. Para fazer parte do voluntariado, entre em contato pelos telefones (19) 3871-0546 ou (19) 3869-5654, ou pelo WhatsApp (19) 99576-6257.