19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

Natal e Ano Novo com música, roda de leitura e meditação no acolhimento da Casa da Criança

Educadores preparam festas de fim de ano com os acolhidos

Todos pensam em viver dias especiais nas festas de fim de ano. No acolhimento da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos não é diferente. As comemorações de Natal e Ano Novo são programadas pelos educadores e os detalhes combinados com os acolhidos. São organizados passeios, decoração, dinâmicas com reflexões temáticas, alimentação, visitas, amigo chocolate, presentes, até as roupas novas que poderão vestir nos eventos realizados na instituição.

Para proporcionar lembranças felizes deste tempo, os acolhidos participam da escolha das atividades, escrevem sobre seus sonhos, fazem rodas de leituras e ajudam na programação de fim de ano. Com as doações da campanha Natal Solidário e com o orçamento da Casa, a ceia e almoço dos eventos foram garantidos com itens especiais, afirma a coordenadora Adriana Simões. Os presentes seguem na árvore de Natal, com programação de entrega para a manhã do dia 25. Antes da ceia de Natal e Ano Novo, as educadoras aplicam dinâmicas lúdicas, meditação e brincadeiras temáticas. Alguns acolhidos recebem visitas de familiares, jogam vídeo game, assistem televisão e usam a internet dentro do tempo combinado.

Durante o dia, três educadoras atuam no acolhimento, e no período da noite quatro educadores trabalham para cuidar dos detalhes da rotina das crianças e adolescentes que vivem no abrigo. Para a educadora Cleide Alessandra da Silva, que passará a noite de Natal com as crianças e outros colaboradores, atender às expectativas materiais é somente uma das questões do planejamento, o desafio maior está em suprir as demandas emocionais. Com formação em serviço social, pós-graduada em psicologia social e gestão no Sistema Único de Assistência Social (Suas), Cleide, que também é escritora, explica como atua com a equipe da instituição para fazer desta época momentos marcantes e felizes na vida das crianças.

“Nesta época, intensificamos a atenção para acolher as emoções que envolvem as crianças e os adolescentes. Buscamos entender as vivências individuais e acolher às expectativas deles, as que não podemos solucionar, tentamos amenizar. O mais importante é respeitar a história de cada um, dar amor, apresentar bons valores e buscar tranquilizar os corações. Assim como a maioria das pessoas, nesta época, os acolhidos ficam muito mais ansiosos e precisam da empatia de todos. Apoiar acolhidos ou ex-acolhidos, em qualquer época o ano, é um ato de cidadania e humanidade. Ainda muitos sofrem com preconceitos, durante a vida inteira. Esperamos proporcionar um Natal e Ano Novo especiais aos nossos acolhidos e que eles possam crescer felizes, com suas potencialidades e vencer na vida”, conta a educadora Cleide.

Enquanto Cleide, mãe de duas jovens, faz seu turno de trabalho na Casa da Criança das 18 horas às 6 horas do dia seguinte, passando o Natal na instituição, a educadora Marlene Santana, apoiada por seus filhos, marido e neto, inicia às 6 horas e já se prepara para comemorar mais um Réveillon no acolhimento com as crianças e adolescentes.    

“As crianças contam os segundos para as festas e as maiores esperam com contagem regressiva para a virada do ano também. Vamos até a área externa para ver as luzes no céu, com os fogos de artifícios. Antes disso preparamos a decoração, a ceia, fazemos cartas dos sonhos para o ano, escrevemos sobre a gratidão à vida, assistimos a bons filmes, colorimos desenhos e brincamos bastante. Tudo para proporcionar memórias positivas para a vida. Nós educadores temos o compromisso com a qualidade de vida deles. Eu me preocupo muito com as crianças, assim como sempre me preocupei com meus filhos. Aqui, sei que eles precisam muito mais destes momentos de alegria, amor e afetividade verdadeira”, explica a educadora Marlene.

O Serviço de Acolhimento Institucional da Casa da Criança é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Valinhos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Os interessados em apoiar os projetos da instituição devem ligar 19 3871-0546 ou acessar o site casadacriancadevalinhos.org.br.