19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

A força da comunidade valinhense na trajetória da Casa da Criança

Há mais de 30 anos, a Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos transforma vidas, oferecendo acolhimento, educação e oportunidades para centenas de crianças e adolescentes. A instituição relata que essa história de dedicação e impacto social não seria possível sem o apoio fundamental da comunidade. Mais do que contribuir financeiramente, moradores, empresas, voluntários e parceiros fazem parte ativa dessa rede de solidariedade, que sustenta a instituição e impulsiona seus projetos.

A participação da comunidade vai além das doações. A adesão a eventos como o tradicional Jantar Noite do Bem Bom, as feijoadas solidárias, os chás beneficentes e a venda de panetones mostram como a população de Valinhos abraça a causa com envolvimento e carinho. A equipe da Casa informa que esses eventos são formas de arrecadação: são encontros de apoio mútuo, onde o vínculo entre a Casa e a sociedade se fortalece.

“Não é só em recurso financeiro. Temos a participação dos voluntários que fazem toda a diferença e que proporcionam momentos especiais para as crianças, em especial as que estão no acolhimento institucional. Temos também as famílias acolhedoras, que recebem as nossas crianças em suas casas e a gente tem o grupo de voluntários que faz as atividades para as crianças nos finais de semana, o apadrinhamento afetivo, que é uma outra proposta”, destaca Adriana Simões, coordenadora da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos.

No coração desse trabalho está o Terceiro Setor, composto por organizações da sociedade civil que atuam em áreas que o poder público, sozinho, não consegue alcançar plenamente. Mesmo contando com convênios públicos, é a participação ativa da sociedade que garante a continuidade e o crescimento das ações. A Casa é um exemplo vivo de como o Terceiro Setor só existe de fato quando há envolvimento comunitário real e constante.

Outro ponto de destaque é o crescimento do voluntariado corporativo. Empresas têm incentivado seus colaboradores a se envolverem diretamente com a instituição, seja em ações pontuais ou em projetos contínuos. A coordenação salienta que essa aproximação fortalece a imagem social das empresas e cria um elo positivo entre o setor privado e a transformação social, abrindo portas para novas parcerias e iniciativas.

A Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos é resultado de fruto do esforço coletivo. Seu trabalho diário é alimentado por cada gesto de solidariedade de quem doa tempo, recursos ou simplesmente acredita que investir em crianças e adolescentes é construir um futuro mais justo e humano. E é essa comunidade engajada que permite que a Casa continue sua missão, por muitos anos mais.