A campanha Setembro Amarelo tem destaque na programação da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos. Com o tema “Valorizando Vidas”, foram realizadas diversas atividades com os inscritos no Projeto Janela Aberta, reforçando a importância da saúde mental, do autocuidado e da valorização da vida.
A instituição informa que a primeira ação foi uma roda de conversa sobre o significado do Setembro Amarelo, o amor próprio e o respeito à vida. Educadores reforçaram a importância da escuta e do acolhimento, e os participantes compartilharam experiências e reflexões sobre saúde mental, muitas vezes relatando dificuldades enfrentadas por colegas que não têm espaços de expressão como o proporcionado pelo projeto.
Outra atividade, relatada pela equipe do Janela Aberta, incentivou os jovens a refletirem sobre autocuidado e autoestima, por meio de frases inspiradoras como: “Auto cuidado não é egoísmo”, “Você é o personagem principal de sua história e não é coadjuvante na vida de ninguém”, “Permita-se mudar de opinião”, “Crescer é também evoluir suas ideias”, “Sua opinião sobre você mesmo vale mais do que a opinião alheia”, “Amizade de verdade recarrega suas energias”, “Avalie seus ciclos”, “Hoje é um bom dia para ser gentil, principalmente com você mesmo”, entre outras tantas. Após escolherem frases com as quais se identificavam, os participantes falaram sobre seus sentimentos e desafios pessoais.
“Surgiram muitas questões, principalmente entre os adolescentes, de como eles se cobram com a própria imagem, quanto eles têm dificuldade em errar e de ser vulnerável ao outro e quanto eles não são gentis com eles mesmos. Foi muito interessante essa atividade porque eles conseguiram fortalecer a própria imagem e dos colegas também”, explica Maria Caroline das Merces Santos, psicóloga da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos.
Na atividade Mapa dos Sentimentos, os participantes identificaram e registraram emoções recentes, como alegria, tristeza, raiva, medo ou orgulho, colando esses sentimentos em círculos desenhados por eles para que pudessem dialogar sobre isso, compartilhando experiências. “Essa atividade buscou estimular o reconhecimento e a nomeação das emoções trazendo empatia, comunicação e reflexão sobre formas saudáveis de lidar com estas situações”, avalia Maria.
Também foram exibidos os filmes “Divertidamente 1 e 2”, seguidos de atividades com o livro “Hoje me sinto”. As crianças e adolescentes criaram artes digitais para expressar seus sentimentos do dia, exercitando a criatividade, o trabalho em equipe e a comunicação emocional.
Por fim, a atividade “Expressão dos Sentimentos através dos Ipês” conectou natureza e emoções. Cada participante escolheu uma cor de Ipê (representando um sentimento) e o pintou com tinta guache, explicando a mensagem por trás da escolha. “A ideia é mostrar que, assim como o Ipê floresce mesmo em tempos difíceis, nós também podemos florescer”, conclui a psicóloga.