19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

Quando uma criança chega com outra história de vida

Diferentes vivências foram compartilhadas durante a V Semana da Família Acolhedora de Valinhos, realizada em maio, quando mais de uma centena de pessoas se reuniram para tratar do tema que mobiliza a cidadania em todo o país. Uma das experiências tocantes relatadas durante o evento foi da família de Mauro da Conceição, que já acolheu duas crianças.

Nesta edição do evento oficial da cidade, cinco diferentes Estados marcaram presença:  famílias acolhedoras de São Paulo, Rio Grande do Sul, Maranhão, Minas Gerais e Ceará. Mauro da Conceição, aposentado, e sua esposa Sandra, professora, moram em São Paulo e durante o evento puderam relatar as vivências durante o acolhimento. Após a capacitação realizada pelo Funsai-Ipiranga-SP, em 2019, receberam a primeira criança, um menino de oito meses, com síndrome de down, que estava internado em um hospital da cidade. Mauro relata que toda a família, amigos e conhecidos foram altamente tocados com a presença da criança. Após seis meses, a família do acolhido já estava preparada para recebê-lo de volta.

O segundo acolhimento foi de uma criança de cinco anos, que já tinha vivências em acolhimentos e rejeição de adoção. Após o preparo, em conjunto com a equipe técnica da cidade, o casal acolheu a criança por sete meses, acompanhando em tratamentos médicos, diversas terapias com psicóloga e fonoaudióloga, até a criança estar preparada e ser recebida em um novo ambiente familiar. Agora, adotado por uma família que também adotou outros dois irmãos da sua família de origem.

“Este evento da Família Acolhedora de Valinhos foi muito valioso, contribuiu ainda mais para a nossa troca de experiências e para conhecer os outros Serviços de Acolhimento Familiar. Também foi muito importante confirmar dados oficiais de sucesso da Família Acolhedora no País, apresentado pelo Juiz de Direito, Dr. Sergio Luiz Kreuz. Eu pude saber mais sobre o acolhimento na adolescência e desmistificar a situação que ainda não vivenciei. Confirmamos que essa atuação é algo transformador, não somente para as crianças, mas incrivelmente positivo para todos os integrantes das famílias envolvidas. Este tipo de encontro tem que ser estimulado em todo o País”, relata Mauro Conceição.

A Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, que realiza o Serviço de Acolhimento Familiar de Valinhos, em parceria com Secretária de Assistência Social do município, realizará ainda neste ano mais quatro encontros para reunir interessados e famílias já atuantes para sanar dúvidas e incentivar mais pessoas a participar do programa.

Os interessados podem obter mais informações no site www.casadacriancadevalinhos.com.br ou enviar e-mail: familiaccava@gmail.com, através do telefone (19) 3829-3410 ou WhatsApp (19) 98367-0113.