19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

Homenagem a Anélio Zanuchi e renomeação da Casa da Criança

Casa da Criança e do Adolescente Anélio Zanuchi. É desta maneira que a instituição que, há mais de 30 anos acolhe e dá assistência a crianças e adolescentes da cidade de Valinhos, passou a ser chamada desde o dia 16 de dezembro, ocasião em que foi lançado o livro “Um olhar para os invisíveis – a história de Anélio Zanuchi e da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos”.

Idealizador desta homenagem ao fundador da instituição, Gustavo Toniatti, atual presidente da instituição, anunciou a novidade na Câmara Municipal. “Foi uma coisa que veio do coração mesmo, simples mas que ficará marcada eternamente. Levei esse assunto para reunião e todos concordaram sem nenhum questionamento”, conta Gustavo, que em janeiro de 2026 passará o cargo de presidente para André Luiz Moreira Zanuchi, filho de Anélio Zanuchi.

Lançamento da biografia

No dia 16, aconteceu o lançamento do livro “Um olhar para os invisíveis – a história de Anélio Zanuchi e da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos”. O evento gratuito, aberto ao público, foi realizado na Câmara Municipal de Valinhos, e contou com a presença da autora, a jornalista Ana Heloísa Ferrero, para um bate-papo e uma sessão de autógrafos. Também houve exposição de fotos, apresentação artística com crianças e adolescentes assistidos pela instituição no programa Janela Aberta. O cerimonial do lançamento contou com depoimentos de autoridades, entre eles, o prefeito Franklin Duarte de Lima, além de amigos e familiares, finalizando com a entrega de flores brancas, como o homenageado concluía importantes eventos.

O livro, com mais de 400 páginas, conta a vida do fundador da instituição – que se mistura com a história da própria Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos (CCAVA) – a partir de entrevistas com o próprio Anélio, familiares, amigos e pessoas que conviveram com ele, totalizando 50 fontes. “”Tive a oportunidade de ler algumas páginas e a história do Anélio é fantástica. Uma trajetória pautada em grandes ensinamentos de amor ao próximo com a prática incessante da caridade e da generosidade”, destaca Adriana Simões, coordenadora da Casa da Criança.

Idealizada por André Luiz Moreira Zanuchi, Eduardo Garcia de Lima e Ronaldo Busato, diretores voluntários da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, a publicação traz diversas imagens de momentos citados ao longo do texto. Anélio Zanuchi não chegou a ver o livro impresso, pois faleceu em 15 de outubro de 2024. Mas leu e aprovou a obra meses antes. “Ele teve a grande oportunidade de ler o livro antes de sua partida e ficou muito feliz em ter a sua história contada. Tem relatos belíssimo. Na noite de lançamento, que é aberta a toda a comunidade, vamos poder expor alguns trechos”, ressalta Adriana.

Ana Heloísa Ferrero, autora do livro, relata a honra em conhecer Anélio Zanuchi. “Para mim, o protagonista do livro era um homem que tinha uma missão especial e cumpriu-a com determinação e liderança. Apesar de suas fragilidades inerentes à própria humanidade, superou cada obstáculo encontrado no caminho para ajudar o próximo, tanto do ponto de vista material quanto espiritual, agregando pessoas dos mais diversos perfis, que abraçaram o mesmo ideal. Pois, como ele mesmo reforçou ao longo das entrevistas, ninguém faz nada sozinho”, diz a jornalista e escritora.

Cada exemplar é comercializado a R$ 60,00 (sessenta reais). Toda a receita arrecadada com a venda do livro será revertida para a manutenção das obras assistenciais da agora denominada Casa da Criança e do Adolescente Anélio Zanuchi.