A equipe do Serviço de Acolhimento Familiar, da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, participou do V Encontro Internacional sobre Acolhimento Familiar, realizado no último dia 26 de setembro, no Auditório do Instituto de Geociências da Unicamp, em Campinas. O evento foi promovido pelo Observatório da Infância e Adolescência (OiA) da Unicamp, em parceria com o NEPP (Núcleo de Estudos de Políticas Públicas) e a Fundação FEAC. A programação reuniu especialistas, pesquisadores e profissionais do Brasil, França e Portugal, promovendo uma rica troca de experiências sobre práticas de acolhimento familiar.
O Encontro teve como objetivo principal fortalecer o acolhimento familiar como uma política pública prioritária para a proteção integral de crianças e adolescentes. Um dos destaques foi a apresentação de uma pesquisa inédita sobre programas inovadores de acolhimento familiar no cenário internacional, desenvolvida pela assistente social Jane Valente, que é referência nacional na temática. Também foi realizado o lançamento póstumo da obra “A Experiência Francesa de Acolhimento Familiar”, de Marlene Iucksch‑Paula, trazendo contribuições importantes para o aprimoramento do modelo no Brasil. “O acolhimento familiar é uma política de muitos olhares que exige soluções coletivas para situações tão complexas”, ressalta Jane Valente.
Para a Casa da Criança eventos como este são fundamentais para a qualificação contínua das equipes técnicas e para o fortalecimento das práticas locais. “Ao permitir o contato com diferentes metodologias, desafios e soluções adotadas em outros contextos, amplia-se a compreensão sobre o impacto positivo do acolhimento familiar no desenvolvimento emocional, social e afetivo de crianças e adolescentes, especialmente na primeira infância. Além disso, a troca de experiências promove o engajamento e a motivação dos profissionais envolvidos diretamente com o cuidado e a proteção infantojuvenil”, afirma a coordenadora Adriana Simões.
A participação da equipe de Valinhos reforça o compromisso da Casa da Criança e do Adolescente com a oferta de um serviço qualificado, humanizado e alinhado às diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Com a vivência proporcionada no evento, novas perspectivas e estratégias poderão ser incorporadas ao trabalho desenvolvido junto às famílias acolhedoras do município, fortalecendo o cuidado familiar temporário como alternativa ao acolhimento institucional.
“Estar presente neste importante espaço é nos nutrir, acreditar nesta política e principalmente na potência de transformar a vida das nossas crianças”, destaca Camila Forster, coordenadora do Serviço de Acolhimento Familiar.
A Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos informa que segue empenhada em ampliar a visibilidade e o alcance do Serviço de Família Acolhedora, promovendo campanhas de sensibilização e investindo na formação contínua de sua equipe técnica. A participação no V Encontro Internacional sobre Acolhimento Familiar reafirma a importância do investimento em espaços de reflexão, articulação intersetorial e construção coletiva de políticas públicas que garantam o direito à convivência familiar e comunitária de todas as crianças e adolescentes.
