19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

Casa da Criança na campanha do Meio Ambiente e contra a Dengue

Instituição realiza ações práticas para evitar proliferação do mosquito

Em comemoração ao dia 5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente, a Casa da Criança vai promover a Semana do Meio Ambiente, com ações de conscientização e mobilização social. O foco da campanha deste ano está em ações práticas de cuidados com o planeta e a prevenção da dengue na cidade e região. 

Com conteúdo didático e elucidativo, a instituição informa que divulgará a Campanha da Semana do Meio Ambiente nas redes sociais (Facebook, Instagram e Youtube) e em atividades impressas a serem enviadas às famílias cadastradas e aos acolhidos para que todos possam ter acesso às informações.

“É muito preocupante a reincidência da dengue no país. Entendemos que a ausência da compreensão da sociedade com relação às questões ligadas à sustentabilidade está ligada diretamente a esse problema constante da proliferação do Aedes Aegypti, transmissor da doença. Assim, todos os anos, atuamos junto ás crianças e adolescentes em busca de ampliar o esclarecimento e conscientizar o maior número de pessoas. As crianças realizam essa comunicação de forma prática e participativa em suas casas, com os seus familiares e amigos”, conta Lidiane Recco, coordenadora do Programa Janela Aberta, da Casa da Criança.

O Brasil apresenta o maior número de casos de dengue no mundo. Segundo os dados da Organização Pan-Americana de Saúde em 2020, mais de um milhão de brasileiros foram picados pelo Aedes Aegypti, o que corresponde a quase70% de todos os doentes do planeta. Com a urgência e prioridades da pandemia da Covid-19, que se prolonga no País, o risco de esquecimento dos cuidados com a Dengue aumenta.

A dengue é uma doença causada por um vírus, a transmissão acontece pela picada do mosquito Aedes Aegypti. Os sintomas podem ser confundidos com outras doenças, por isso, é preciso ficar atento e procurar orientação médica.

 

Prevenção

Cuidar do meio ambiente também é evitar os criadouros do mosquito transmissor da dengue. A melhor recomendação para evitar a dengue é impedindo a multiplicação do mosquito transmissor da doença.  Práticas sustentáveis como reciclagem, coleta, tratamento, transporte e destino correto dos resíduos contribuem para a saúde do planeta e das pessoas. Evitar o acúmulo de água parada nos reservatórios, recipientes, objetos que não se usa mais contribui para a prevenção da proliferação do mosquito da dengue.

  • Manter a caixa d’água sempre fechada;
  • Colocar areia na borda dos pratinhos das plantas para evitar o acúmulo de água;
  • Trocar água das plantas aquáticas uma vez por semana;
  • Não descartar lixo de maneira inadequada;
  • Não deixar entulhos espalhados no quintal;
  • Limpar bem as calhas;
  • Manter a piscina sempre limpa;
  • Limpar bem, pelo menos duas vezes por semana, os recipientes que são usados para colocar água para animais;
  • Tampar ralos pouco utilizados;
  • Não deixar objetos que possam acumular água da chuva.

Cuidados pessoais

Em regiões que se sabe do aumento dos casos da doença, a prevenção das pessoas também pode ser reforçada utilizando repelentes e roupas que cobrem bem o corpo. Para a população em geral ainda não há vacinas, somente estudos ainda não aprovados. A Anvisa registrou apenas uma vacina específica para pessoas que já tiveram a dengue, pelo menos uma vez, mas o imunizante não está disponível na rede pública.

Fique atento aos sintomas da Dengue

Os principais sintomas são: febre, dores no corpo, dor de cabeça e manchas avermelhadas. Manifestações hemorrágicas, quando ocorrem, podem indicar um caso mais grave da infecção. Os sintomas podem aparecer de 5 a 6 dias após a picada do mosquito contaminado. É preciso buscar orientação médica.

O Projeto Janela Aberta e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são realizados em parceria com a Secretaria de Municipal de Assistência Social, a Secretaria de Cultura e a Secretaria Municipal de Esportes. Para apoiar os projetos da Casa da Criança de Valinhos ligue 19 3871-0546 ou acesse o site casadacriancadevalinhos.org.br.