A instituição segue presente na linha do tempo da cidade
Valinhos comemora 126 anos no dia 28 de maio e, há quase 30 anos, a Casa da Criança faz parte dessa história. Em parceria com a Prefeitura, a instituição marca a linha do tempo da cidade com projetos que tem o foco na garantia e proteção de milhares de crianças e adolescentes. Por meio de oficinas, nesta semana, os acolhidos e inscritos nos programas também vão poder comemorar e conhecer mais sobre a história da cidade e da organização.
Foi na década de 80 que o projeto de trabalho voluntário social, idealizado por Anélio Zanuchi, atual presidente da instituição, teve início, quando apoiava pessoas em situação de vulnerabilidade. Com o reconhecimento da sociedade e a implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990, as frentes de apoio às crianças e adolescentes foram ampliadas. Em 1993, a instituição recebeu a doação de um imóvel, quando foi fundada oficialmente a Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos. Neste primeiro momento, o acolhimento era oferecido apenas a meninos que estavam em situação de vulnerabilidade social e precisavam de um espaço de proteção.
Para atender a demanda de Serviço de Acolhimento Institucional da cidade e cumprir com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a organização oficializa a função de cuidado e proteção com o acolhimento temporário, até que seja possível o retorno à família de origem ou o encaminhamento em família substituta. Este programa é realizado diariamente, 7 dias por semana, 24 horas por dia.
Em 2006, a Casa da Criança passa a atuar com prevenção ao acolhimento institucional, evitando o afastamento das crianças de seus lares. Assim, instituiu o Projeto Janela Aberta que hoje, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social atende crianças e adolescentes, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Esta atuação contribui com o desenvolvimento da cidadania, do protagonismo e da autonomia dos inscritos e suas famílias. O Projeto Janela Aberta é um ponto de cultura que oferece oficinas em diversos segmentos como música, arte, dança, cultura digital e esporte.
Em dezembro de 2014, a instituição, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, inicia o Programa Família Acolhedora, serviço que organiza o acolhimento de crianças e adolescentes, afastados da família por medida de proteção, em residência de famílias acolhedoras cadastradas. O atendimento é previsto até que seja possível o retorno à família de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para adoção.
Contornando todos os desafios da pandemia, atuante nas frentes das causas sociais, a Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos segue com a programação de desenvolver o quarto projeto “José Vicente de Camargo”, que envolverá inicialmente a construção de um espaço voltado para jovens a partir de 12 anos. O foco será apresentar oportunidades de autonomia e planejamento do futuro profissional.
A cidade ganha com a Casa da Criança, nestes mais de 29 anos de história, com o apoio da sociedade valinhense, o Selo VOA Doar nos anos 2019 e 2020 e Prêmio Melhores ONGs 2018 e 2020 quando conferiu à instituição o reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos com as melhores práticas de gestão e transparência. Em 2021 a Instituição recebeu o reconhecimento do Selo VOL desenvolvido para premiar as boas práticas realizadas a favor do trabalho voluntário no Brasil. Valinhos, com a instituição, se destaca no mapa nacional pela presença de uma das 100 melhores ONGs do País.
“A história da nossa cidade está intimamente ligada à idealização e ao desenvolvimento da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos. Em quase 3 décadas de atuação, até mesmo antes, colecionamos emoções tocantes. Foram inúmeros desafios, aprendizados, superações e sobretudo muito apoio da sociedade que sempre se mobiliza e acompanha a importância dos trabalhos realizados em prol do futuro da nossa humanidade. Somente unidos de verdade podemos aplicar valores sustentáveis, éticos e perenes. Contamos principalmente com o amor e a solidariedade dos valinhenses. A nossa trajetória também é um marco da cidade”, comemora Anélio Zanuchi, presidente fundador da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos.
Para apoiar a instituição e obter mais informações entrar em contato pelo telefone (19) 3869-5654 / 3871-0546, WhatsApp 19 99576-6257 ou site https://loja.casadacriancadevalinhos.org.br/