Pensa em uma temática obrigatória, sim, sob o lema “Brincar é coisa séria”, o Janela Aberta prioriza o brincar como uma ferramenta fundamental no desenvolvimento infantil, com foco no estimulo à criatividade, ao convívio social e ao aprendizado por meio de experiências lúdicas. Durante o mês de julho, a Casa da Criança de Valinhos garante ações especiais no projeto, com o objetivo de tornar as atividades das crianças ainda mais divertidas, educativas e significativas.
A programação deste mês segue criativa, com destaque para as gincanas, jogos de tabuleiro, batalha naval e um animado quiz temático sobre filmes. Uma das atividades mais aguardadas é a sessão de cinema com o filme UP – Altas Aventuras, que será seguida de uma conversa especial sobre o Dia do Amigo, reforçando valores como empatia, afeto e companheirismo. Ainda neste clima de diversão, o Dia da Pipa e um passeio com brincadeiras na praça do bairro prometem momentos de alegria ao ar livre.
Além das brincadeiras, a instituição explica que promove atrações que estimulam o trabalho em grupo e a cooperação, fortalecendo vínculos e aprendendo a lidar com desafios coletivos de forma saudável. As ações foram pensadas para integrar diferentes faixas etárias e promover o respeito mútuo, tornando cada momento das férias uma oportunidade de crescimento e troca.
Um dos destaques da programação são as atividades de leitura e pesquisa sobre Mulheres Negras que inspira, que traz à tona histórias de resistência, coragem e representatividade. Para Lidiane Recco, coordenadora do projeto Janela Aberta, da Casa da Criança de Valinhos, “brincar é coisa séria, porque é na brincadeira que a criança aprende, se expressa e constrói vínculos com o mundo ao seu redor”.
Lidiane lembra que o direito ao brincar é garantido por lei e está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que assegura à criança o direito à liberdade, ao brincar e à convivência familiar e comunitária. “Todas as atividades são pensadas com muito estudo, estratégia e carinho para proporcionar momentos de diversão, aprendizado e fortalecimento de vínculos afetivos e sociais.”