19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

Brincadeiras e jogos unem e divertem as famílias

Família Acolhedora realiza dinâmicas criativas com artista e educador

 

Quando as famílias estão preocupadas com a educação, valores e segurança, muitas vezes não relacionam essas questões com o brincar. Nesta última semana, o educador e artista Luís Gustavo Guimarães foi convidado a aplicar uma dinâmica com jogos e brincadeiras para os integrantes da Família Acolhedora de Valinhos. Para a equipe técnica do serviço de Acolhimento Familiar, o evento registrou não somente a integração, mas diversão, empatia e muito conhecimento a ser compartilhado.

Luís Gustavo Guimarães é artista visual collagista e ministra oficinas de Collage, doutorando e mestre em Educação pela UNICAMP, além de coordenador pedagógico na rede municipal de Valinhos, atuando na área da educação há mais de 20 anos. Neste evento, direcionado às pessoas que atuam como Família Acolhedora, Luís Gustavo, por meio do brincar e de jogos, trabalhou questões ligadas à ética, empatia e informação no universo da educação.

“Eu conheci a Família Acolhedora há alguns anos, quando a equipe técnica do Serviço de Acolhimento Familiar apresentou o trabalho desenvolvido e as crianças que seriam matriculadas na escola em que eu atuava. Convidamos a equipe técnica para aplicar uma palestra aos professores. Mantivemos os contatos para integrar as atuações no suporte e acompanhamento aos alunos. Identificamos boas oportunidades de interagir também com as famílias, assim pude atuar com eles neste evento que promoveu uma importante troca de saberes e claro muita diversão útil, que levaremos para toda vida”.

Para o artista e educador, investir tempo e demonstrar interesse nas brincadeiras da criança auxilia na confiança e estimula o desenvolvimento de habilidades sociais e de linguagem. “As brincadeiras podem desenvolver a conexão natural entre membros da família. É fundamental que os responsáveis incentivem a aprendizagem e a criatividade das crianças, em casa, de forma lúdica e divertida. Neste momento é importante escutar atentamente as mensagens que são ali apresentadas, seguir com conversas salutares e alegres. Essa relação nutre os vínculos com quem cuida e deixará marcas na formação deles”.

 5 Benefícios dos jogos e brincadeiras em família:

  1. Motiva a boa convivência, cooperação e atuação em grupo;
  2. Promove o encantamento no processo de aprendizado conjunto;
  3. Incentiva a criatividade e a imaginação;
  4. Desenvolve a disciplina para organizar a vida escolar, pessoal e até profissional;
  5. Amplia as habilidades socioemocionais, o autoconhecimento e a confiança no potencial de cada um.

“Foi somente por meio deste contato direto com a equipe do Serviço de Acolhimento Familiar que pude conhecer como realmente funciona e os inúmeros benefícios ofertados às crianças. Esse trabalho em rede é essencial, precisamos seguir fortalecendo essa troca entre as equipes das escolas, unidades de saúde, instituições de apoio, como a Casa da Criança com este serviço, o serviço social, enfim toda rede do município, para dar o melhor suporte e futuro as crianças e adolescentes da cidade. E a arte do brincar é um dos caminhos mais integradores e felizes que podemos utilizar para seguir neste objetivo maior, com todos os envolvidos neste nosso processo e comprometimento para com o futuro das crianças”, conclui Luís Gustavo Guimarães.  

4 Indicações de jogos para as famílias:

– Jogo da Velha 

– Dama e trilha

– Paper games Taco, Gato, Cabra, queijo Pizza

– Speed Cups

– Recomendo o Jogo Bandido (Cooperativo)

 

O Acolhimento Familiar é realizado pela Casa da Criança e Adolescente de Valinhos em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Os interessados em obter mais informações sobre o Serviço e a capacitação poderão agendar uma consulta informativa. Mais informações entrar em contato por e-mail: familiaccava@gmail.com, telefone (19) 3829-3410 ou WhatsApp (19) 98367-0113 ou no www.casadacriancaedoadolescente.org.br