19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

Atividades inovadoras com vídeos interativos encantam crianças e até adultos

Educador Wil

Janela Aberta amplia envolvimento com atividades digitais bem-humoradas

 

Novas atividades virtuais movimentam a relação dos educadores da Casa da Criança com os inscritos no programa Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Janela Aberta. Desde o início da pandemia, a instituição realizou adaptações para manter o contato com os assistidos, mesmo a distância. Neste ano, a equipe inovou a proposta de aplicação de conteúdo com interatividade constante.

A Casa da Criança avança nos conteúdos aplicados para garantir a aproximação das crianças e adolescentes durante o processo de transição das atividades à distância para uma programação presencial. Os inscritos recebem atividades desenvolvidas especialmente para envolvê-los nos projetos, antes pensados em aplicação somente dentro da instituição. O programa atua em parceria com a Secretaria de Assistência Social, de Esporte, Cultura e Turismo.

Vídeos animados

A novidade deste semestre fica por conta dos vídeos animados produzidos pelos educadores, conforme conta Wilson Zanata, arte educador, contratado durante a pandemia para atuar nas frentes interativas e criativas do projeto.

“Ingressar com atividades remotas e inovadoras no meio da pandemia foi um desafio enorme, mas não menos motivador. Essa geração é muito inteligente, rápida e exigente. Conquistamos a confiança das crianças e adolescentes, aplicamos conteúdos dinâmicos, lúdicos e divertidos também. Logo as respostas começaram a chegar por meio de mensagens escritas, depois áudios e agora já contamos com vídeos deles para o nosso novíssimo “Jornal do Janela”, feito para eles, e o melhor, com a participação direta das crianças. Percebemos que o benefício é para toda a família”, explica o arte educador.

Formado em publicidade, artes cênicas e recreação, com experiência de mais de 10 anos como educador em instituições voltadas para criança e adolescentes, Wilson Zanata reconhece que a transição da rotina do preparo das atividades requer muito trabalho, zelo e criatividade. As atividades podem ser acompanhadas nas mídias sociais e no Youtube da instituição.       https://www.youtube.com/channel/UCXFcQrDtqkvG3DhmpdZ1dwQ

“Agora, já estamos nos preparando para a retomada presencial, adaptadas com todo protocolo de segurança para garantir a saúde de todos. Sabemos que toda mudança carrega a ansiedade e os receios individuais e coletivos, e com as crianças e adolescentes isso fica ainda mais latente. Mais que nunca adotamos ações de escuta, acolhimento e conscientização. Estamos aplicando todo cuidado para que eles possam assimilar esse novo cenário da forma mais positiva possível”, conclui Zanata.

Outro trabalho desenvolvido para os inscritos no Janela Aberta é o “Diário de Bordo” contendo atividades impressas como palavras cruzadas, desafios de identificação de imagens de integrantes do programa, jogos de conscientização para os cuidados com a saúde, boas maneiras, autorretrato, informação sobre direitos das crianças e dos adolescentes. Os inscritos recebem o material e devolvem preenchido para ganhar novos diários.

A instituição informa que ainda não há uma data prevista para o início das atividades presenciais, mas estão preparados com um protocolo de ações para proteger os assistidos e os colaboradores durante o período da pandemia, mesmo após a vacinação. Entre as ações destacam a instalação de dispensadores de álcool em gel, o uso constante de máscara, sinalização no chão para garantir o distanciamento e rodizio de turmas e horários programados. Para apoiar os projetos da Casa da Criança de Valinhos ligue 19 3871-0546