19 3871 0546 / 3869 5654
casadacriancavalinhos@hiway.com.br

Blog

A importância do Educador Social para o desenvolvimento de crianças e adolescentes

Casa da Criança de Valinhos valoriza o trabalho de profissionais que constroem o futuro

Em alusão ao dia 19 de setembro, quando se comemora o Dia Nacional do Educador Social, a Casa da Criança de Valinhos apresenta nesta semana o trabalho complexo deste profissional que responde pelo acompanhamento da rotina dos acolhidos dentro da instituição. Para buscar traduzir a relação e a percepção das crianças e adolescentes sobre o convívio deles com os educadores foi proposto um desafio, por meio de desenhos, os acolhidos vão poder expressar e homenagear essas pessoas que passam grande parte da vida ao lado deles. Para que todos possam acompanhar e se emocionar, as atividades serão divulgadas nas mídias sociais e no site da entidade.

Previsto na resolução do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), o trabalho do educador social tem o foco no desenvolvimento de atividades socioeducativas e de convivência e socialização visando à atenção, defesa e garantia de direitos e proteção aos indivíduos e famílias em situações de vulnerabilidade e, ou, risco social e pessoal, que contribuam com o fortalecimento da função protetiva, também prevê o desenvolvimento de atividades instrumentais para assegurar direitos, (re) construção da autonomia, autoestima, convívio e participação social.

Colaboradora da Casa da Criança de Valinhos há mais de 10 anos, Maria Ivanilde Rinaldo Alves, conhecida como tia Vani, é formada em pedagogia e atua na instituição no turno das 18h às 06h, com mais outros educadores também habilitados para a função. Para Vani, o trabalho vai além dos conhecimentos acadêmicos, pois em cada noite há novos aprendizados.

“Ser educadora social é colocar em prática a nossa preparação técnica e, principalmente, a nossa atenção, sensibilidade, empatia, estar disponível para ouvir e acolher. E por que não dizer amar intensamente? Aqui na Casa da Criança construímos vínculos de amor e confiança, somos parte de uma família muito maior. Os acolhidos sabem que podem contar com a gente. Eles me esperam para relatar como passaram o dia, suas ansiedades, alegrias e preocupações. Entendemos cada um de forma personalizada, dentro do seu universo de vivencias, como indivíduos únicos. Estar junto nas atividades, passeios, médico, cursos, atividades, recreação, alimentação, cantar e contar histórias para dormir não basta. É preciso senti-los de pertinho, perceber um olhar, um gesto, tudo para apoiá-los verdadeiramente. Lembramos também da importância dos seus direitos, deveres e responsabilidade para que possam alcançar a cada dia a sua autonomia para a vida. Meu marido e meu filho entendem e valorizam muito o meu trabalho, sabem que esse sentimento intenso por todos da instituição só se multiplica”, relata a educadora Vani Alves.

Atualmente, a Casa da Criança e do adolescente de Valinhos realiza cerca de 250 atendimentos em seus três programas que contemplam o Serviço de Acolhimento Institucional, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Serviço de Acolhimento Familiar.

Os interessados em apoiar a Casa da Criança de Valinhos devem ligar 19 3871-0546 ou acessar o site casadacriancadevalinhos.org.br.